Com aval do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), correligionários e apoiadores do ex-presidente Lula, preso desde o último dia 7, conseguiram formar uma comissão externa para vistoriar a situação carcerária em que se encontra o cacique petista. A exemplo de um grupo de senadores que hoje (terça, 17) visitou Lula com o mesmo propósito, a ida dos parlamentares à Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde o petista começou a cumprir pena, tem caráter oficial, mas não será custeada com dinheiro público.
Leia também
Líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta (RS) registrou no Twitter a aprovação da demanda pró-Lula. “Foi criada a comissão externa da Câmara que vai inspecionar as condições em que o presidente Lula está detido como preso político em Curitiba. Serei o coordenador da comissão que terá vários companheiros valorosos”, escreveu o deputado.
<< Sem-teto desocupam tríplex atribuído a Lula após chegada da polícia. “O recado ficou”, diz Boulos
<< Suplicy se oferece para ir preso com Lula “se for possível da parte da Justiça”
Publicidade
Além de Paulo Pimenta, estão listados para compor a comissão externa os deputados André Figueiredo (PDT-CE), Bebeto (PSB-BA), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), José Guimarães (PT-CE), Ivan Valente (Psol-SP), Orlando Silva (PCdoB-SP), Paulo Teixeira (PT-SP), Wadih Damous (PT-RJ) e Weverton Rocha (PDT-MA). “Nos termos do artigo 38 do Regimento Interno, esta Presidência decide criar Comissão Externa, sem ônus para a Câmara dos Deputados, destinada a verificar in loco as condições em que se encontra o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba-PR, conforme requerimento nº 8397, de 2018, do Sr. Weverton Rocha e outros […]”, diz Maia no ofício com data de 17 de abril de 2018.
Em nome da Depois da visita a Lula, senadores relataram que, apesar do isolamento absoluto – é o único detento de uma “sala do Estado-Maior” com 15 metros quadrados –, o ex-presidente está recebendo tratamento adequado. Aos 72 anos, o petista tem passado as horas lendo, segundo seu advogado, e tem uma televisão à sua disposição.
“As fotos falam por si só: indignação. Acabo de sair da Superintendência da PF, onde pude ver quais as condições do confinamento político de Lula. Apesar do isolamento Lula está bem! Ele acredita que a democracia e a justiça o trarão de volta à liberdade”, registrou o líder do PT no Senado, Lindbergh Farias (RJ), ao lado de uma foto no Twitter.
A sala especial é assegurada por lei a autoridades e consta da Ficha Individual N.º 700004553820. Assinado pelo juiz Sérgio Moro, que condenou o petista no âmbito da Operação Lava Jato, o documento foi enviado à 12ª Vara Federal de Curitiba em 9 de abril e marca, formalmente, o início do processo de execução penal de Lula. O tratamento especial já havia sido sinalizado na própria ordem de prisão expedida por Moro, com prazo de 24h para apresentação à PF.
Na comitiva do Senado, quatro senadores foram barrados na PF. Além do líder da Minoria no Senado, Humberto Costa (PT-PE), José Pimentel (PT-CE), Lídice da Mata (PSB-BA) e Roberto Requião (MDB-PR) não foram autorizados a se reuniu com Lula. Segundo a juíza substituta da 12ª Vara Federal de Curitiba, Carolina Moura Lebbos, os quatro não constam da lista de integrantes da Comissão de Direitos Humanos do Senado, que requereu a diligência. À exceção de Requião, os outros três parlamentares foram à capital paranaense mesmo diante do impedimento.
“Tendo em vista o teor do requerimento e a finalidade do ato, por consequência lógica dele somente poderão participar membros integrantes de referida Comissão”, anotou Carolina Lebbos, que só autorizou a entrada de dez senadores na cela especial. Além de Lindbergh, reuniram-se com Lula a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PR), Fátima Bezerra (PT-RN), João Capiberibe (PSB-AP), Paulo Paim (PT-RS), Paulo Rocha (PT-PA), Regina Sousa (PT-PI) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). Telmário Mota (PTB-RR) e Ângela Portela (PDT-RR), ambos autorizados, preferiram não ir a Curitiba.
Prêmio Nobel
Se alguns tiveram problemas com a visita, o prêmio Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel, ativista dos direitos humanos, não deve enfrentar a resistência das autoridades em Curitiba. Segundo o site do Jornal do Brasil, o argentino de 86 anos protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF), no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e na Justiça Federal de Curitiba ofício por meio do qual comunica que, “na condição de Prêmio Nobel da Paz e presidente de Organismo de Tutela Internacional dos Direito Humanos”, também vai vistoriar a situação prisional de Lula.
Defensor do nome do petista para o Nobel, Esquivel fará a inspeção nesta quarta-feira (18) e, segundo o JB, irá a Curitiba com advogada, médico e fotógrafo. No ofício assinado por duas advogadas, o argentino menciona as “Regras de Mandela” para justificar que a inspeção não precisa de autorização do Judiciário brasileiro. Trata-se de um tratado da Organização das Nações Unidas para assegurar tratamento humanitário para presos e que, como lembra Esquivel, é um procedimento amparado na legislação internacional. A reportagem acrescenta ainda que o ofício é uma precaução do ativista em relação ao Ministério Público, que questionou em parecer o direito à vistoria imediata.
Reviravolta
A prisão de Lula tem provocado uma reviravolta no mundo político desde a noite da última quinta-feira (5), quando Moro expediu a ordem de execução penal com prazo de apresentação voluntária, em deferência ao cargo exercido pelo petista. Tão logo o mandado de prisão foi levado a público, militantes, parlamentares, advogados, representantes de classe e movimentos sociais deram início a uma vigília, no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (São Bernardo do Campo), que duraria até o início da noite do dia 7 de abril, quando o ex-presidente se apresentou espontaneamente à Polícia Federal.
Nas mais de 48 horas de mobilização, em que a resistência de Lula à prisão chegou a ser cogitada, o petista fez discurso, participou de missa em homenagem à sua ex-esposa, Marisa Letícia, e foi carregado pela militância em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Durante a vigília, artistas, dirigentes partidários e políticos do campo da esquerda se reuniram com o ex-presidente e lhe manifestaram solidariedade, dando início ao movimento informalmente intitulado “Lula livre”.
No momento mais tenso da jornada de dois dias, militantes chegaram a quebrar um dos portões do sindicato na tentativa de impedir Lula de deixar o prédio rumo à prisão (veja o vídeo). Àquela altura, em que as negociações entre a PF e a defesa do petista eram tensas e não previram a reação popular, temeu-se confronto físico com consequências imprevisíveis. Ao final, diante da impossibilidade de saída do carro do ex-presidente, Lula deixou o sindicato a pé e foi acompanhado por um cordão humano até uma das viaturas da PF.
<< As imagens do último encontro de Lula com a militância petista antes de ser preso
É um grande desperdício de dinheiro público, que demonstra a total falta de sensibilidade desses parlamentares com o interesse do povo.
Se querem visitar algum presídio, por que não visitam um comum, com superlotação e condições insalubres? Quem sabe conseguissem melhorar ao menos as condições de um estabelecimento prisional verdadeiramente deficiente.
Lula está em um flat, na melhor condição possível que nosso sistema carcerário pode oferecer, tanto que os senadores que fizeram a outra visita nada encontraram para comentar. O lado bom é que se esvazia a narrativa dos cúmplices morais do petrolão.
Qdo a notícia é sobre outros grupinhos o número de comentários é bem inferior mas qdo se fala em Lula, nossa! os comentários bombam sobretudo os do contra…então galera terminem o que começaram quero ver a limpeza pois o maior “ladrão” já está preso, tá na hora de virar a página da historinha “amiguinhos”. Chega ser engraçado os comentários que além de preconceituosos são burros…pois, o PSDB existe como governo muito antes de Lula…que viagem é essa?!
Será que tem algum deputado com coragem de RASGAR a Constituição, porque ela está sendo DESCUMPRIDA . Ela diz : TODOS NÓS SOMOS IGUAIS PERANTE A LEI . E agora, O “Lulinha” não está sendo desigual ?????
Isso é vergonhoso. Não se vê a mesma gana em vistoriar as condições dos demais presos do país. Se eu fosse preso nem mesmo um suplente de vereador iria me visitar.
NÃO VOTEMOS NESSES DEMAGOGOS! SÓ ESTÃO AÍ PELA VITRINE.
Visita meramente POLÍTICA e nada de direitos humanos. Duvido que teriam estômago para visitarem os encarcerados comuns nos presídios brasileiros.
LILA E SUA CELA.
Atenção, O Sr. Maia e o Presidente do Senado estão promovendo turismo gratuito aos parlamentares de nosso congresso para visitarem o novo ponto turístico: LULA E SUA CELA.
E o povo continua pagando o salário absurdo dessa corja…
Esse artigo é tendencioso e partidário. Lula não é preso político e sim um presidiario comum como tantos outros milhares que praticaram atos ilícitos. Agora porque essa comissão dos direitos humanos não visitam outras cadeias para vistoriarem as condições das mesmas, porque não visitam hospitais públicos onde o povo e tratado como animais?
PARABÉNS PELOS COMENTÁRIOS. DEVERIAM VISITAR AS ESCOLAS E HOSPITAIS PÚBLICOS.
Grupos de vereadores de várias cidades estão agendando inspeção nas acomodações de Lula. Diz-se que não confiam nem na inspeção dos senadores nem na dos deputados. Que palhaçada é essa? O cara tá PRESO ou vai virar romaria ao santo?
Eles vão com o NOSSO dinheiro visitar criminosos da mesma facção?
Isso é uma piada, os senadores já não foram lá com essa mesma desculpa para visitar o Lula? Essa turma não tem mesmo o que fazer.
Porque estes senhores não fazem algo de útil e vão vistoriar os presídios, cadeias super lotadas, instituições de menores infratores, hospitais, santa casas.
Por que não chamar o presidiário de “o santo ladrão”?
Sugestão: transferir o Congresso Nacional para Curitiba.
Só gostaria de saber uma coisa : Quem está pagando as viagens, a hospedagem e alimentação desses senhores ? E, como diz Neyolas : e a inspeção em hospitais, escolas ?
Vão vistoriar o que? Entendem de instalações para presos? O que essas “viuvas” de lula da Silva querem realmente é fazer oba-oba com o preso e tentar contar pontos para as próximas eleições. Vão usar dinheiro publico para essa viagem unicamente para promoção pessoal!
Para que visitar o Lula e verificar se está em ordem sua prisão? será que V. Sas. não possuem assuntos mais importantes para a esperança de dias melhores para esta nação? só querem faturar simpatias de um preso ladrão? acho que chegou a hora de utilizarem os valores que gastariam para tal visita para outras finalidades mais elevadas e necessárias e que são muitas. Parem de querer aparecer por causa de eleições próximas…ou estão tentando analisar um lugar especial para vocês em seus próximos passos de prestarem contas à justiça!!!
Isso já virou palhaçada. Não existe é seriedade entre esses políticos. Ora, se o Senado já foi é vistoriou a prisão, para que os deputados fazerem o mesmo??? Porque os deputados não vão fazer uma vistoria na Penitenciária de Pedrinhas, ou outras existentes no País??? É por essa e outras razões que o eleitor precisa escolher e bem em quem votar, para eliminar esse tipo de político, faz de conta.
Bando de vagabundos.
SÓ LEMBRANDO !! QUE SIMPLISMENTE VISITAR NÃO RESOLVE .
TEM QUE DETECTAR OS PROBLEMAS E TOMAR ATITUDES P/ SANAR O QUE FOI ENCONTRADO . E RAPIDO !!
ESTES POLITICOS , DA PIÓR ESPECIE SEMPRE SE MEXENDO EM CAUSA PROPRIA . O PIÓR É QUE O POVO PAGA A CONTA ! PORQUE NÃO FAZEM ESTAS COMITIVAS VISITAREM HOSPITAIS , ESCOLAS , PRESIDIOS ONDE ESTÃO CIDADÃOS COMUNS . ISTO DEVERIA ACONTECER SEMANALMENTE COMPOSTO C/ VARIAS COMITIVAS E CADA UMA INDO P/ ALGUM LUGAR DIFERENTE .
É POR ISSO QUE MUITA GENTE QUÉR E PEDE AS FORÇAS AMADAS . PERDERAM A VERGONHA NA CARA MESMO !!!
SE FALA PARA NADA O POVO BRASILEIRO
O cara comete crimes de lesa-pátria e o Congresso cria duas, não uma!, comissões para verificar se o mesmo está sendo bem tratado. Coitadinho…
E ainda tem uma parte da população que os apoia! É o fim da picada…
Bando de ordinários, covardes e indignos de votos do povo . Guardem bem o nome destes malditos , para que não frequentem, nunca mais, o espaço reservado a homens de respeito.
Palhaçada
O Lula cometeu diversos crimes que foram comprovados pelo Ministério Público, apenas os seus “comparsas” não conseguem admitir. Ele não está acima da lei, é um brasileiro como os demais, precisa cumprir a pena e ponto final.
O Nosso Pé de Cana não está preso. Ele está em um hotel de transito de policiais federais. Papuda nele.
os visitantes são os comunistas e arruaceiros de sempre. parem com essa palhaçada!!!!!!!
Isso é uma zona. Esse Congresso é uma quadrilha.
Tem que soltar o lula e prender o bandido do moro, tem que ouvir o Tacla Duran e a proposta de 5 milhoes de dolares. Tem que investigar o MPF que teve um procurador comprado pelo friboi e por ai vai…
essa galera so engana coxinha
Lula Livre
Lula presidente
Lula Guerreiro, do Povo Cachaceiro.
Esses deputados irresponsáveis nunca foram visitar presídios ou delegacias abarrotados de presos para ver as péssimas condições em que se encontram, ol que mostra quanta politicagem há nessa vistoria. Se não estão contentes com as condições das prisão, que melhorem as condições de todas as prisões, afinal condenado é condenado, não importa quem seja, muito menos alguém envolvido em desvio de recursos públicos que com certeza fizeram falta para a melhoria desse sistema que agora será “vistoriado”. Na verdade, nem é competência de deputados vistoriar presídios, existe um órgão competente para isso, competência, por sinal é o que os nossos representantes não têm.
Perfeito!!!
Interessante que não vistoriam presidios,em especial os que aconteceram chacinas pela vida MISERAVEL e desumana que viviam, muito menos hospitais públicos com
o povo morrendo deitado pelo chão.
Claro…para os bonitinhos é só local cheirosinhos, do Jet set e cheio de champanhe, vinhos, quitutes e viagens a terra santa pra ver onde diabo caiu não Canalha MAIA?
Vistoriaram sim, voce é mais um merdinha provido de odio espalhando fake news, e quando vistoriam presidios são acusados por voces de defensores de bandido, que foi a unica coisa que aprenderam com o filme tropa de leite 2, apredenream que DH defende bandido e votaram em peso no Pezão, agora culmpam os DHs pela violencia carioca
sr maia por favor autorize esses e os demais para visitarem os hospitais, as escolas, os centros de saúde quem sabe algum coisa mude
Isso não dá IBOPE agora. só perto das eleições.
Perfeito..Melhor comentário do dia.
Perfeito comentário. O pior é que estes deputados, provavelmente envolvidos no esquema de corrupção, viajam com o dinheiro do povo. Hospitais, escolas e segurança do povo, não importa para eles.
aproveitando o estado de total inercia legislativa do congresso nacional,em 2018, poderiam vistoriar outros presidios do Brasil(Pedrinhas-MA e no Amazonas)para curtir e comparar com o do Sr.Lula…em CWB
VAMOS GRAVAR BEM ESTES NOMES, PARA EXTERMINAR ESTA CORJA DE BANDIDOS NA PRÓXIMA ELEIÇÃO.
Quanta gratidão, quanta preocupação com Lula, porém esquecem que trata-se do maior ladrão do dinheiro público que o mundo tem conhecimento até hoje. Ninguem se preocupa com a população que não tem um hospital público decente, ninguem se preocupa com os milhares de desempregados, ninguem se preoucupa com o estado deplorável da segurança pública no país. Eles estão preocupados em saber se o ladrão está sendo bem tratado e está confortável na prisão. Porque será que eles tem tanto carinho com este cidadão ????????????????????????
É a preocupação pelas granas recebidas das propinas que ele propiciava!
Ele não verdade nem foi quem recebeu as maiores verbas. Ele é o líder do esquema que permitiu todo mundo roubar, inclusive os seus adversários do PSDB.
Tá igual a Aparecida do Norte. É muita romaria. Putz!
Mas trata-se de um santo. Santo Luis, Papa L I (51)