Congresso confirma veto de Temer a auditoria da dívida pública

auditoria da divida publicaDilmadívida públicaeconomiaeconomia brasileiragestão públicajuros da dívidaMichel TemerpicturesTCUtransparência
Comentários (61)
Comentar
  • LUIZ GONZAGA PEREIRA

    porque não apoiar uma auditoria sobre a divida pública? é o temor de Temer verificar que errou por excesso na pratica financeira do estado. Deve e tem que ser auditado e não cabe ao presidente interferir, queremos a prestação clara de contas desta nação.

  • Edival Medeiros

    Isso só confirma que o cartel de bancos é intocável. A taxa de juros paga pelo tesouro sempre foi imposta pelo cartel.

  • nampula

    Essa discussão inútil sobre a quem atribuir a culpa da desgraça é tudo o que a corja que domina o país quer. Discutir se a maior safadeza é do PT, PMDB, PSDB, etc. só serve para desviar a atenção da verdeira máfia que é suprapartidária e direcionada apenas pelos seus interesses.

  • tcmagal

    Pessoas leigas em finanças públicas deveriam se abster de comentar coisas que não conhecem. Essa história de auditoria cidadã da dívida é apenas um factóide criado por uma militante de esquerda chamada Maria Lucia Fattorelli. Ela põe sob suspeita a dívida pública brasileira, que já é auditada pelo TCU e foi alvo de uma CPI, com o simples intuito de propagar a bandeira da esquerda de que os banqueiros roubam o país, quando na verdade o que acontece é que o governo do PT gastou demais, teve que pedir dinheiro emprestado via títulos públicos, e agora quer dar um calote nos brasileiros que usaram suas poupanças pra comprar esses títulos.

    • Cláudio

      Se é um factoide, qual é o problema de se auditar? Auditar não significa deixar de pagar. Do que você tem medo? De descobrir que a maior parte da dívida pertence a entidades financeiras que impõe por meio de lobby altíssimos juros ao país? Ou de descobrir as tretas financeiras para aumentar cada vez mais as dívidas? Qual é o problema de se saber quem são os detentores principais da dívida? Por que o governo guarda isso em segredo?

      Muitas perguntas, mas será que você poderá dar alguma resposta?

      • tcmagal

        Hahaha… Do que EU tenho medo? Porque EU teria medo? É um factóide sim, mas se você não leu, ela já é auditada! Existem órgãos públicos que auditam essa dívida. E já houve uma CPI há poucos anos que a auditou também, Não tem nada de que “pertence a entidades financeiras que impões juros altíssimos ao país” nem nada do tipo. Nossos juros altíssimos são consequência do descontrole fiscal causado pelo governo. A lógica é inversa. Não são os credores que impõem as altas taxas de juros e obrigam o governo a tomar empréstimo. O governo que não tem controle de suas contas nem do crescimento da sua dívida, e toma cada vez mais dinheiro emprestado, gerando desconfiança, que aumenta o risco e assim precisa pagar juros mais altos para que as pessoas continuem lhe emprestando dinheiro. Tá tudo lá no site do STN. A dívida pertence a qualquer um compre um título do tesouro. Qualquer poupador, inclusive os pequenos. Obviamente não se pode dar nomes dos credores da dívida pois existe um negócio chamado sigilo fiscal.

        • Karina Romanovski

          Ah sim, o TCU é super confiável né. Vou fazer de conta que não sei que tá cheio de gente no TCU cuja função é apenas proteger o “esquema”

        • Karina Romanovski

          “Quem não deve, não teme”. Esse ditado já resume bem o porquê de ninguém auditar essa dívida. Não interessa quais argumentos vc use, transparência é sempre bom e o povo tem o direito de “conferir” pra onde tá indo o dinheiro dos impostos.

  • MORDOMIA_SC

    Tudo papo furado, o Molusco assumiu a divida com 640 bilhões, e na saida Dilma 171 a divida estava em 3,4 trilhoes de reais…

    • Ernesto Freire Pichler

      Houve uma crise mundial.

  • Agnaldo Antônio Perez Nogueira

    2018 voto 00.

  • Rui W. Mascarenhas

    A divida que o povo paga e que não tem direito de saber o quanto é … Ficou perguntando … DE ONDE VEM O DNA DE COVARDE E FROUXO DO BRASILEIRO ???

  • Marcos Lima Junior

    Já disse Enéas, esses partidos – todos sem exceção – sempre estiveram juntos. Realizaram uma auditoria como a que foi proposta por aqui no Chile, e encontraram todo tipo de irregularidade. Entra governo, sai governo e a situação continua. É do interesse de grandes conglomerados que essa dívida fique como está. Ela rende dividendos altíssimos a grupos que se revezam ano a ano no poder, e assim lá vai o dinheiro da população direto para o bolso desses canalhas.

  • Marcio Mira

    Por que será que não querem auditoria? Será por que o país está sendo saqueado?

  • Trajano Gracia Neto

    Submissos a agiotagem do BC e seus cúmplices. Destroem a sustentabilidade financeira do país.

  • Anderson Luis

    O pior de ler alguns comentários é que sempre defendem um ou outro, quando na realidade TODOS estão no mesmo balaio, nem um nem outro presta, seja de esquerda ou direita, será que o povo não aprendeu que eles estão pouco se lixando para os mesmos, fazem leis em que eles se beneficiam, o que querem é no ano eleitoral falar palavras bonitas, porque o palhaço do brasileiro acredita e vota, e passa a vida pagando impostos, pagando tudo para manter essas corjas no poder , enquanto você trabalha a sua vida toda , entregando mais da metade do seu dinheiro para eles, os mesmos desfrutam da vida boa que nós mesmos demos a eles!!

    • Hideraldo Hito

      Verdade. Bando de mercenários.

  • Gabriel Cesar

    quem defende auditoria é quem não esta no governo. ng quer segurar o abacaxi. por isso a dilma vetou no seu governo e temer está vetando agora. o povo é que se ferra.

  • Paulo Gomes

    Se houvesse um levante militar para acabar com essa raça eu seria o primeiro e me voluntariar pra caçar esses malditos juntamente com suas famílias e mandar todos pro inferno!!!

    • Jurandir Barbosa Poeta

      quanta asneira… caçar as famílias…. só falou merda… depois vc seria outro bandido no poder

      • Antonio Alvarez

        tem que buscar os petistas traidores do povo brasileiro. Lula e Dilma e o PTpassaram pro lado dos bandidos. Quem diria!

      • Paulo Gomes

        Asneira é você assistir e saber só criticar quem quer o bem do país. E larga de ser burro, você acha quantas famílias estão perpetuamente no poder?? Vá procurar informação seu ignorante!! São todos macacos velhos que passam de pais para filhos e todos são corruptos e participam igualmente, só um idiota como você pra acreditar que é só quem está na política que está sugando……..é família também seu orelhudo!!! Todos têm de pagar sim….não é possível ser tão inocente né amigo!!! Ou faz parte da família desses que aí estão??

        • Ademir Dias

          Achei agressivo seu comentário mas você está certo a corrupção e dominação política no Brasil é manifesta por famílias, clãs, com poder econômico regional, que dominam os municípios, depois os estados e, finalmente, a máquina pública..sem contar os casos em que a mesma família tem os chefes dos executivos, e membros no judiciário, no legislativo e até em altos cargos do exército que é para ferrar de vez…há vários casos assim…é só olhar os sobrenomes e as posições.

    • Ernesto Freire Pichler

      Deve ser boçalnarista.

  • Baderelson Euler

    O PT ficou 13 anos no poder e não fez esta auditoria na dívida pública, plataforma das esquerdas desde os anos 1980. Pelo contrário, os governos de Lula e Dilma triplicaram a dívida pública brasileira, e desorganizaram completamente as finanças públicas pelos próximos anos. Agora querem atirar pedras de novo?

    • Thiago Carra

      Falou tudo companheiro,o PT destruiu as finanças do Brasil. Hoje pagamos uma conta gravíssima desse legado!!

    • Ernesto Freire Pichler

      O PT nunca esteve no poder. Esteve no governo. Um governo de coalizão, em que não tinha maioria no Congresso e era obrigado a enfrentar pautas bomba colocadas pelos cunhas e aeticos.

      • Antonio Alvarez

        O seu Lula, condenado por crime de corrupção, gostava de sua influencia em troca de dinheiro de corrupção, portanto, chega de defender bandido, acorda petista!

    • •°¤*(¯`°( X )°´¯)*¤°•

      FODAM-SE O LULA E DILMA, SAO TAO LIXOS QUANTO OS QUE VOCE DEFENDE E SE OMITE DE CRITICAR, PATO RETARDADO MENTAL.

      O QUE VOCE NAO PERCEBE É QUE VOCE É TAO OTARIO E DEFENSOR DE CORRUPTOS QUANTO OS PETRALHAS QUE VOCE CRITICA. VOCES SAO DA MESMA LAIA. MESMO LIXO.

      APENAS MUDAM OS NOMES DOS BANDIDOS DEFENDIDOS E DAS MAFIAS/PARTIDOS AOS QUAIS PERTENCEM.

      ACORDA RETARDADO BABA OVO DE LADRAO !

  • Giovani Castro

    ESSE TEMER É UM MALDITO. ESTÁ VENDENDO O PAÍS PARA OS GRANDES GRUPOS ECONÔMICOS E COMPRANDO OS MALDITOS DEPUTADOS E SENADORES PARA FAZER TUDO QUE FOR PRECISO. O MENSALÃO DO LULA É FICHINHA PERTO DO QUE ESTÁ ACONTECENDO HOJE. NÃO TEM JEITO. INFELIZMENTE SÓ BALA NA CABEÇA PÁRA ESSA GENTE.

    • Jaboatão de Souza

      Vai lá dar um tiro na cabeça, tá esperando o quê? Ou a sua coragem acaba qdo vc sai da frente do computador? Aproveita e pisa também no calo da Dilma, porque foi ela que destruiu a situação fiscal do país, motivo pelo qual foi constitucionalmente impixada, pra felicidade do país.

      • Giovani Castro

        SERÁ QUE SE EU FOSSE LÁ DAR UM TIRO NA CABEÇA DE QUALQUER UM DESSES AÍ IRIA ADIANTAR ALGUMA COISA? SÓ PELO SEU COMENTÁRIO DÁ PARA PERCEBER UMA POLARIZAÇÃO: OU É A FAVOR DO PT OU É CONTRA O PT. ABRA OS OLHOS, O PT CAIU, E ESPERO QUE NÃO VOLTE NUNCA MAIS, O QUE ESTÁ EM JOGO AGORA É O FUTURO. ESSE PESSOAL QUE ESTÁ NO PODER ESTÁ CRIANDO ALGO QUE VAI COMPROMETER NÃO SÓ A MINHA, MAS VÁRIAS GERAÇÕES NO FUTURO. QUANDO DIGO QUE SÓ BALA NA CABEÇA PODE PARAR ESSA GENTE É PORQUE NÃO HÁ NADA MAIS QUE O FAÇA. ESTÃO PREPARANDO O TERRENO PARA OS SEUS SUCESSORES E O RESTO QUE EXPLODA. CONTINUO AFIRMANDO, SÓ BALA NA CABEÇA PÁRA ESSA GENTE.

        • Jaboatão de Souza

          Por isso que eu acho que a melhor solução é a secessão. Fim do Estado já, desobediencia civil, todo mundo para de pagar impostos, chega de roubo.

          • Karina Romanovski

            Manda o MBL começar a rebelião. Ihhh esqueci que eles são pau mandados dos políticos e que enganaram um monte de patos.

  • Ernesto Freire Pichler

    Um governo ilegítimo, resultado de um golpe contra a democracia e contra os trabalhadores, não quer mais uma demonstração de sua ilegitimidade.

    • Jaboatão de Souza

      Governo legítimo eleito por 54 milhões de votos e que, mesmo corrupto, está limpando a sujeira que aquela mulher com disturbios intestinais seríssimos fez. Socialismo não funciona!

      • Ernesto Freire Pichler

        Ele se tornou ilegítimo ao trair a chapa pela qual foi eleito, por um bom preço, para adotar a política da chapa (felizmente) derrotada. E o PT nunca foi socialista, nunca fez um governo socialista. É um partido socialdemocrata que traiu e manipulou os trabalhadores, aliando-se a banqueiros e empreiteiros.

    • Gabriel Cesar

      os dois estão completamente errados. o temer e a dilma são duas bostas. voto nulo.

  • •°¤*(¯`°( X )°´¯)*¤°•

    CORJA DE BANDIDOS, ASSIM FICA FACIL IR “AUMENTANDO” O DEFICIT PARA SUGAR DINHEIRO E DIREITOS DO POVO PARA IR PARA O BOLSO DE VOCES ….

    VAGABUNDOS !

  • Joao Batista de Melo

    este e bandidos mesmo ,fora todos os golpista,em 2018, vamos da a resposta a voces bandidos

    • Baderelson Euler

      Em 2016, todos vimos os resultados…

    • Giovani Castro

      SE TEM UMA COISA QUE ME IRRITA É ESSA LOROTA DE EVOCAR 2018. EM 2018 NÃO VAI ACONTECER NADA. VÃO SER ELEITOS OS MESMOS SAFADOS OU PIORES E ESSE PAÍS VAI CONTINUAR A MESMA PORCARIA. NÃO SE ILUDAM. PARA MUDAR O QUE ESTÁ AÍ É SÓ COM REVOLUÇÃO.

    • Gabriel Cesar

      se vc ler a materia inteira vai perceber que os canditados que vc defende para 2018 tb vetaram a auditoria da divida João.

  • Luiz Messano

    Quem não deve não teme. E mais uma vez o Planalto e o Congresso demonstram o receio de que “verdades” sejam mostradas transparentemente. Vergonhoso e descaradamente infame o desrespeito com toda a população.

    • Baderelson Euler

      Por que o Lula e a Dilma não fizeram essa auditoria da dívida?

      • Jurandir Barbosa Poeta

        Pelo mesmo motivo que nenhum outro antes tenha feito;
        bandidos independentes partidos. um diferencial; um grupo de bandidos tirou a fome do brasil e criou educação e o outro grupo de bandidos, gerou fome e sucateou a educação…

        • Antonio Alvarez

          Não existe almoço ou educação de graça. Tem que trabalhar. O dinheiro foi mau usado por Dilma e Lula do PT que quebraram e roubaram os Brasileiros. A chapa que governa é DilmaPT/Temer, que você elegeu. Os petralhas podem chorar mas não enganam mais ninguem.

          • Ademir Dias

            Vice não é eleito para governar a não ser em caso de golpe: golpe em eleições diretas, golpe em plano de governo, golpe na maioria parlamentar, golpe nos direitos retirados da imensa maioria dos eleitores…esse governo com 5% de apoiadores não pode decidir nem condomínio…

          • Antonio Alvarez

            Essa é a chapa Dilma(Lula)PT/Temer que você elegeu e governou destruindo a economia brasileira e nos roubando. Eu ajudei a dar o golpe na sua Dilma do PT. Quero a cabeça do seu Temer que você elegeu também.

          • Ademir Dias

            Não votei PT, muito menos Temer, ou Aécio, … Mas, você, com certeza, bateu panelas mas não assume seu erro…

          • Antonio Alvarez

            Você é petista por dentro e por fora, e não enganará mais ninguem.

          • Ana Rodrigues

            Uai, eu não sabia que antes de Lula o Brasil era rico. Pensei que fosse um País de terceiro mundo que vivia fazendo campanha contra fome e a miséria de boa parte de sua população.

          • Antonio Alvarez

            E em 2003 chegou ao poder um representante dos trabalhadores , Lula do PT que roubou e junto com Dilma do PT destruiu a economia brasileira. Ou seja, traiu os brasileiros que o elegeram.

          • Ernesto Freire Pichler

            Dilma e Temer são antagônicos, desde que o vice foi comprado para dar o golpe contrariando a política da chapa eleita para adotar a política da chapa do aetico, de acabar com os direitos dos trabalhadores para favorecer as Fiesps.
            Por isso esse seu discurso não engana mais ninguém.

          • Antonio Alvarez

            O seu PT governou por mais de uma década e quebrou o Brasil, o seu ídolo Lula, e o PT já foram pro buraco. Você não enganará mais ninguém. O seu ídolo, Lula do PT é condenado na justiça,

          • Ernesto Freire Pichler

            Quem disse que sou petista? Se defendo o PT é por defender todos os que forem injustamente atacados, especialmente pelos fanatismos desonestos.

          • Antonio Alvarez

            Se você defende o PT, já deixou de ser honesto.

        • Alberto Cesar de Jesus

          Qual dos lados esta afavor do povo?

      • Ernesto Freire Pichler

        Não tiveram o poder necessário no presidencialismo de coalizão. Não tinham maioria no Congresso.

        • Antonio Alvarez

          O seu Lula é condenado na justiça, portanto, já é hora de você acordar e mudar o discurso, chega de defender bandido. Acorda petista!

      • •°¤*(¯`°( X )°´¯)*¤°•

        PORQUE LULA E DILMA SAO OUTROS DOIS PILANTRAS, BEM SEMELHANTES AO TEMER E AECIO. TAMBEM BANDIDOS.

        OU O TEMER É SEU CORRUPTO DE ESTIMACAO ?