Congresso em Foco

José Carlos Carvalho, José Sarney FilRubens Ricupero, Marina Silva, Edson Duarte e Carlos Minc. Foto: Leonor Calasans/IEA-USP

Ex-ministros do Meio Ambiente pedem suspensão de projetos que incentivam desmatamento

28.08.2019 08:20 14

Publicidade

14 respostas para “Ex-ministros do Meio Ambiente pedem suspensão de projetos que incentivam desmatamento”

  1. Reginaldo Lucia disse:

    “Por US 120 milhões de dólares, índios da etnia Mundurucu venderam a uma empresa estrangeira os direitos sobre uma área com 16 vezes o tamanho da cidade de São Paulo em plena floresta amazônica, no município de Jacareacanga PA. O negócio garante à empresa “benefícios” sobre a biodiversidade, além do acesso irrestrito ao território indígena. No contrato, ao qual o xxx teve acesso, os índios se comprometem a não plantar ou extrair madeira nos 30 anos de duração do acordo. Qualquer intervenção no território depende do aval prévio da Celestial Green Ventures, empresa irlandesa que se apresenta como líder no mercado mundial de créditos de carbono. Sem regras claras, esse mercado compensa a emissão de gases de efeito estufa por grandes empresas poluidoras, sobretudo na Europa, além de negociar as cotações desses créditos. Na Amazônia, vem provocando assédio a comunidade indígena e a proliferação de contratos nebulosos semelhantes ao fechado com os mundurucus. A FUNAI registra mais de 30 contratos nas mesmas bases. Só a Celestial afirma ter fechado outros 16 contratos no Brasil que somam mais de 200 mil km2. Isso é mais de duas vezes a área de Portugal ou quase o quase o tamanho do estado de SP.” Matéria de um grande jornal publicada em 2012. Será que o Bolsonaro tem razão?

  2. Regina disse:

    Essa bancada é uma amostra singular dos incompetentes que estiveram à frente do Meio Ambiente neste país, entregando nossas florestas (vulgo subsolo) aos estrangeiros espertalhões. Até da flora se apropriaram nomeando as como se fossem suas. Há décadas que a Amazonia é assaltada por esses parasitas. Há aldeias em que se fala mais o Inglês do que o Português. Como disse o Alexandre Garcia, o troféu é a cabeça do cachorro..

  3. Valdir disse:

    Essa “mulher” é ridícula. Ela deveria ter vergonha do que está fazendo, afinal, segundo os dados do INPE, exatamente quando ela foi ministra do meio ambiente é que o Brasil bateu recordes de focos de queimadas ativas, entre 2002-2005 e 2007.
    Ela foi ministra de 2003 a 2008.
    E sem citar seu marido que é um desmatador contumaz da Amazônia!
    Cala Boca sua Bruxa! Vai discursar para seus comedores de pão com “mordaNdela” e tubaína.

    • paulo1968 disse:

      Isso é uma mentira. O Brasil quebrou todos os recordes com as queimadas des te ano. tenha vergonha.

      • Valdir disse:

        Tenha vergonha você, seu Imbecil Esférico!
        Qualquer idiota com 1 neurônio, consegue entra no site do INPE e verificar e não fica espalhando asneiras como você.

        • paulo1968 disse:

          Valdir, o presinednte acefalo afrouxa inspecção, exclui e delimita órgãos fiscalizadores, grava video (de google) afirmando que vai armar agropecuaristas para acabar com reservas indigenas. Esse fogo foi posto sim por agro pecuaristas pro Bolsonaro, a Policia Federal ja esta chegando nisso. A parte boa é que esse governo não vai durar. vai cair igual madeira de corte ilegal. Diz aí, Flavinho, fala Micheque. O Queiroz está vivo?

          • Valdir disse:

            As investigações mostrarão quem são os responsáveis. Mas como mostra o próprio INPE, sim, as maiores queimadas ocorreram no governo Lula com Marina Silva como ministra do meio ambiente (entendo você não ter tido como rebater).
            Quanto ao Queiroz, você não tem notícias? Menino, eu o vejo todos os dias na praia com sua namorada e instrutora, a Elisângela Barbieri.

          • paulo1968 disse:

            Não tive como rebater? Voce não colocou no link? Clica lá, poe o mouse em cima e aperta o botão. E para de espalhar fakenews- que agora é crime, apesar de o Bolsonaro ter tentado afrouxar isso. Mas o Congresso derrubou o veto do Bozo.

          • Valdir disse:

            Rebateu? Não vi. Vi você mudar de assunto e perguntar pelo Queiroz 1.2, mas como respondi onde e com quem ele está, Elisângela Barbieri 49.3
            É, fakenews é triste mesmo!

      • Valdir disse:

        Taí o gráfico do histórico de queimadas seu imbecil!
        Vê se para de falar besteiras e tenha um mínimo de patriotismo.

  4. paulo1968 disse:

    E Jair Bolsonaro não para, nnao desiste. Agora põe foco em acabar com reservas indígenas. É caso realmente de impeachment. De intervenção. Crimes de responsabilodade. Improbidade.

  5. Reinaldo Alves de Barros disse:

    Antes ele era cego ou estava preocupado com saldo bancário , essa sogra de Dinho , só aparece para aparecer ó mulher ridícula até a fala dela da nojo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para a cobertura do Parlamento? O primeiro a revelar quais eram os parlamentares acusados criminalmente, tema que jamais deixou de monitorar? Que nunca renunciou ao compromisso de defender a democracia? Sim, é o Congresso em Foco. Estamos há 20 anos de olho no poder, aqui em Brasília. Reconhecido por oito leões em Cannes (França) e por vários outros prêmios, nosso jornalismo é único, original e independente. Precisamos do seu apoio para prosseguir nessa missão. Mantenha o Congresso em Foco na frente!

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie

Receba notícias também via