Congresso em Foco

Festa do Kuarup, na aldeia Kamayurá; [fotografo] Marcello Casal Jr. | Agência Brasil [/fotografo]

Garimpo e coronavírus ameaçam a existência indígena no Brasil

e

24.04.2020 07:29 10

Publicidade

10 respostas para “Garimpo e coronavírus ameaçam a existência indígena no Brasil”

  1. Eduardo Pires disse:

    Se o índio morre “naturalmente” de coronavírus, o Bozo lava as mãos, por isso, é melhor ficarmos de olhos abertos com quem o Governo manda para lá. Quem sabe já são pessoas como bomba relógio de vírus para infectar os índios.

  2. joao santos disse:

    Também existe o contrário. Terras mineiras tradicionais, ativas desde o século 18, foram encampadas por áreas indígenas artificias, como a Raposa-Serra do Sol. Nessa “reserva”, os Macuxis representam 90% da população indígena. Pois bem, os Macuxis não são índios brasileiros, são venezuelanos que entraram no Brasil em 1815-1830, devido à expulsão dos jesuítas por Simon Bolivar em 1815.

  3. O exército e a justiça está do lado de quem? Não precisa nem me responder. mas se um índio mata um garimpeiro, grileiro ou pecuarista, eles sempre estarão errados e possivelmente condenados mais do que está cometendo os verdadeiros crimes. Então sou favorável que só os índios tenham posse e porte de armas, pra poder defender seus míseros e mais do que importantes pedaços de terra. Os outros sempre estarão armados tendo ou não posse ou porte legalizados (o que é irracional), pois aqui é Brasil.

  4. Gaetano Galtieri disse:

    O garimpo é atividade milenar que, como todas as outras, vai se modernizando e crescendo com o progresso. O COVID afeta a todos os seres humanos e outros talvez. O que fazer ? isolar ainda mais os índios ?

  5. oiregor said disse:

    É obrigação do Estado proteger nossos povos indígenas, mas, pelo que vemos, é esse mesmo Estado que está incentivando a exploração nessas terras, com o desmonte do Ibama e de outros órgãos que atuam nessa proteção. Só Jesus na causa desses povos!!

    • Jesus não.. Os homens e as leis certas é quem podem ajudar e defender. E o que falta aos homens é ação contra o que é errado.

    • Gaetano Galtieri disse:

      Hoje o tal “Estado” não consegue proteger nem os cidadãos comuns em boa parte por causa dos maus feitos de gente que só pensa em si mesma. O que você propõe ? que os índios fiquem totalmente isolados do resto da civilização enquanto o mundo vai mudando e progredindo ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie

Receba notícias também via