Os povos indígenas são historicamente vulneráveis a infecções causadas por vírus que, por diversas vezes, levaram comunidades inteiras a óbito. Mas o coronavírus não é o único problema que os povos da floresta precisam lidar neste momento. A coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Sonia Guajajara, afirma que as invasões aos territórios indígenas seguem acontecendo.
“O foco no coronavírus não pode, de forma alguma, ignorar ou invisibilizar todos os outros processos de ataques e de invasões que acontecem nos territórios indígenas e que eles não estão paralisados. Os ataques, a violência e os conflitos continuam muito eminentes e nesse momento se torna muito mais urgente a gente exigir essa proteção territorial para coibir a entrada dos invasores. Seja de madeireiros, de garimpeiros ou de caçadores. Porque além de estarem se aproveitando do momento para explorar ilegalmente, eles ainda trazem o risco da contaminação”, explica Sonia.
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Para o pesquisador do Instituto Socioambiental (ISA), Antonio Oviedo, cabe ao governo federal garantir que as invasões não aconteçam. “O ingresso dessas pessoas de maneira ilegal em terras indígenas, eles podem eventualmente ter algum contato e essa transmissão ocorrer dentro das comunidades. Então é muito importante que a [Secretaria Especial de Saúde Indígena] Sesai e órgãos de fiscalização trabalhem de maneira articulada para que as fiscalizações sejam intensificadas nesse momento”, afirma Antonio.
Para o secretário executivo do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Antonio Eduardo, neste momento de pandemia, os cuidados com os povos indígenas deveriam ser redobrados e na falta do Estado, os próprios índios têm feito o possível para defender seus territórios.
“Os invasores das terras indígenas e os pistoleiros eles não estão confinados, eles estão a pleno vapor. Isso tem diminuído pelo fato dos indígenas ter tomado a iniciativa de fechar os territórios. Do contrário teria sido um número maior de invasão. Mas já teve ocorrências no estado do Maranhão, no estado de Rondônia e no sul da Bahia. Então as ocorrências permanecem, no sentido da invasão dos territórios e do assédio dos não indígenas dentro dos territórios indígenas”, relata Eduardo.
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As invasões em terras indígenas são constantes na história do Brasil e já custou a vida de comunidades inteiras.
“Nós temos situações críticas, principalmente no norte do Brasil. A situação dos Yanomami que já é invadida por cerca de 30 mil garimpeiros. Nós temos situação crítica também nos estados do Sul do Brasil e também na terra indígena Karipuna no estado de Rondônia, onde existe um grande assédio de garimpeiros que tentam invadir os territórios e também no Maranhão”, relata o representante do Cimi.
Sonia relembra os recentes fatos de assassinatos de povos indígenas que aconteceram no Maranhão. “Nos últimos cinco meses foram cinco assassinatos do povo Guajajara. A gente continua lutando contra o coronavírus, mas também colocando em evidência toda essa situação de violência que está acontecendo aqui. Em todos esses casos, não houve nenhum tipo de penalidade para nenhum culpado”, relata.
A violência do vírus
Além dos riscos de violência física, os povos indígenas sofrem com os problemas sanitários nesse momento. “Vírus é sempre um problema, porque chegando nas aldeias é difícil a gente conter a proliferação até pelo próprio modo de vida dos povos indígenas, que compartilha a cuia, compartilha o cachimbo e está sempre em rodas de conversas”, explica Sonia Guajajara.
Estudo do ISA, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), aponta que a vulnerabilidade social tem fortes impactos na transmissão da covid-19 entre as comunidades indígenas.
“A gente sabe que indígenas e não indígenas são imunologicamente mais vulneráveis a vírus que nunca circularam antes. E existem estudos que mostram que os índios são mais vulneráveis a essas epidemias, principalmente por condições sociais, econômicas e de saúde piores a que eles acabam sendo submetidos. Muitas vezes as políticas públicas de saúde e educação não chegam nesses territórios. O apoio, a assistência a essas populações acaba sendo mais limitado e isso é um fator de risco”, afirma Antonio Olviedo.
Segundo estudo da Unicamp publicado pelo G1, mais de 81 mil índios estão em situação de vulnerabilidade crítica, com alto risco de sucumbir caso a pandemia de covid-19 chegue às suas regiões.
O site do Instituto Socioambiental traz uma série de relatos de epidemias que dizimaram comunidades indígenas. Em 2000, por exemplo, uma epidemia de varicela, doença evitável por vacina, atingiu 80% da população Araweté, resultando em nove mortes.
Se o índio morre “naturalmente” de coronavírus, o Bozo lava as mãos, por isso, é melhor ficarmos de olhos abertos com quem o Governo manda para lá. Quem sabe já são pessoas como bomba relógio de vírus para infectar os índios.
Também existe o contrário. Terras mineiras tradicionais, ativas desde o século 18, foram encampadas por áreas indígenas artificias, como a Raposa-Serra do Sol. Nessa “reserva”, os Macuxis representam 90% da população indígena. Pois bem, os Macuxis não são índios brasileiros, são venezuelanos que entraram no Brasil em 1815-1830, devido à expulsão dos jesuítas por Simon Bolivar em 1815.
O exército e a justiça está do lado de quem? Não precisa nem me responder. mas se um índio mata um garimpeiro, grileiro ou pecuarista, eles sempre estarão errados e possivelmente condenados mais do que está cometendo os verdadeiros crimes. Então sou favorável que só os índios tenham posse e porte de armas, pra poder defender seus míseros e mais do que importantes pedaços de terra. Os outros sempre estarão armados tendo ou não posse ou porte legalizados (o que é irracional), pois aqui é Brasil.
O garimpo é atividade milenar que, como todas as outras, vai se modernizando e crescendo com o progresso. O COVID afeta a todos os seres humanos e outros talvez. O que fazer ? isolar ainda mais os índios ?
Não entendi.. Você defende o garimpo então?
Não é questão de defender ou não. É um fato como a invenção da roda, da forjaria ou da imprensa. Como você acha que Maias, Astecas, Incas e outras antigas civilizações faziam suas valiosas obras com jóias e metais preciosos e adornavam seus templos ?
Mas nenhum destes povos acabou com a floresta ou matava outros pra poder garimpar.
É obrigação do Estado proteger nossos povos indígenas, mas, pelo que vemos, é esse mesmo Estado que está incentivando a exploração nessas terras, com o desmonte do Ibama e de outros órgãos que atuam nessa proteção. Só Jesus na causa desses povos!!
Jesus não.. Os homens e as leis certas é quem podem ajudar e defender. E o que falta aos homens é ação contra o que é errado.
Hoje o tal “Estado” não consegue proteger nem os cidadãos comuns em boa parte por causa dos maus feitos de gente que só pensa em si mesma. O que você propõe ? que os índios fiquem totalmente isolados do resto da civilização enquanto o mundo vai mudando e progredindo ?