Congresso em Foco

Leonardo Rolim (à esquerda) concedeu entrevista a Sylvio Costa

“Para pobre, reforma não muda quase nada”, diz secretário da Previdência. Veja a entrevista em vídeo

11.04.2019 11:17 112
Atualizado em 27.07.2021 14:30

Reportagem
Publicidade

112 respostas para ““Para pobre, reforma não muda quase nada”, diz secretário da Previdência. Veja a entrevista em vídeo”

  1. Marcelo Costa disse:

    Hoje o pobre já trabalha até os 65. Procure um que não trabalhe. Realmente não muda nada. O que mudou foi para os funcionários públicos, esses sim vão ter que trabalhar mais. Quando comecei a trabalhar me disseram que aposentaria com 25 anos de contribuição. Depois passou para 30 e depois para 35. Com as regras de hoje eu já iria me aposentar aos 62 anos.. Para mim não mudou nada…

  2. Felix A Macedo disse:

    O cinismo dessa gente é impressionante. Devem achar que todos são bobos fáceis de se enganar com discursinho de quinta categoria.

  3. Eduardo Albuquerque disse:

    Conversa fiada de que militar não se aposenta. Me diga o que um militar faz quando vai para a reserva: nada, né? Igual a todos os aposentados.

  4. Rafael De Almeida Nogueira disse:

    Não muda mesmo, vai continuar do jeito que está, pobre. O que muda é a chance de sair da pobreza de quase 0 para 0.

  5. Sergio Roberto Pereira disse:

    Pela reportagem dá para entender que o salário dele é de R$ 39.300,00.
    Estaria ele preocupado com os Pobres?
    Imagina o salário do Rogério Marinho e do Paulo Guedes então….

  6. Sergio Roberto Pereira disse:

    Ou seja, a Reforma de nada vai adiantar para melhorar a vida do pobre.

  7. Luis Guimaraes disse:

    Então o operário com 70 anos vai carregar o saco de cimento nas costas ?

  8. Tina disse:

    Esse secretário pensa que está enganando o povo: Sabemos que essa REFORMA CRIMINOSA vai acabar com a chance da maioria imensa dos trabalhadores se aposentarem. Sabemos também que os grandes interessados nessa reforma são banqueiros, donos de corretoras de seguro, ou seja, o pessoal ultra rico do capital financeiro!!!!. O que esses governantes querem com essa CRIMINOSA REFORMA é enriquecer os já podres de ricos (banqueiros e afins) e empobrecer a população trabalhadora contribuinte, que vai morrer sem nem conseguir se aposentar. NÂO À REFORMA CRIMINOSA!

  9. Karla Figueiredo disse:

    No caso do exemplo da médica, se ela pagou pela previdência pública + INSS, e isso era absolutamente legal, a pergunta que se faz é: vão devolver a contribuição que ela NÃO vai usufruir ? Se ela for jovem, talvez tenha tempo de ir embora… quer dizer, investir em outras formas de manter o padrão de vida que ela tem. Caso ela tenha mais de 50 anos, por exemplo, a questão é: mesmo que devolvam o dinheiro, será que ela teria a mesma renda se levasse o valor devolvido para uma previdência privada? Para isso a principal pergunta é: nessa regra DEVOLVEM o dinheiro??????

    Para os servidores públicos que ganham menos que na iniciativa privada, mas fizeram essa opção para ter integralidade na aposentadoria e estabilidade? Como fica?? Se isso fosse dito antes, provavelmente teriam investido na iniciativa privada e, certamente, teriam ganho muito mais dinheiro!!! E talvez não precisassem depender do Estado.

    Antes a esposa ou marido podiam acumular pensão no caso de morte do cônjuge. Esta também pode ter sido uma decisão do casal: ao invés de investir em imóveis ou o que quer que seja… O problema é: resolverem mudar a regra do JOGO, durante o JOGO…. E quem tem mais de 50 anos faz o que??? Faz “reboot”, nasce novamente (desde que não seja no Brasil) e tenta fazer escolhas melhores?

    Não faço objeção ao adequamento de idade para aposentadoria, aliás por populismo, não fizeram antes. Para quem tem acima de XX anos, precisam aplicar regras de transição!!!

    Essas regras de limite de aposentadoria no teto do INSS vai valer para o Executivo, Legislativo e também para o Judiciário?

    Aliás, se o teto previdenciário do INSS foi adotado no Estado, caros funcionários públicos, exijam que a cobrança seja feita apenas sobre o TETO!

    Se não é mais “esqueminha de pirâmide”, saia da base!!!

  10. Tina disse:

    Esses caras do governo BOZO pensam que nós somos burros! Posso ser pobre mas sei raciocina!!!. Esse secretário está mentindo muito. TODO TRABALHADOR SERÁ MUITO PREJUDICADO COM ESSA CRIMINOSA REFORMA. Essa reforma da previdência, na verdade um desmonte completo do sistema previdenciário do Brasil, é um verdadeiro absurdo. quase NINGUEM VAI CONSEGUIR SE APOSENTAR SE ESSA REFORMA CRIMINOSA PASSAR!!!! Nós não somos burros, não venha nos contar historinhas. Espero que essa cambada nunca mais se eleja, estamos de olho!!!

  11. Saxão disse:

    Sim senhor secretário, pobre será sempre pobre, um ser que pro Banco, não existe. Pobre só serve pra por os ricos na cacunda ! Iria um governo melhorar a vida do desinfeliz ? Claro que não !

  12. John Silva disse:

    Lendo os comentários aqui nota-se que estas continhas de somar deveriam ser ensinadas no início que as crianças entram na escola. A reforma da previdência não criará empregos diretos, mas sim estabilizar as contas públicas e atrair investimentos. Para alguém principalmente de um país investir em outro é preciso ter segurança. Digamos por exemplo, quem vai investir na Venezuela agora? Você vai emprestar dinheiro para alguém que não tem condições de lhe pagar? Quando faz empréstimo em qualquer banco é necessário dizer o que irá fazer com o dinheiro e se o credor vai ter como pagar.
    A única coisa que eu vejo que é incoerente é o tempo de serviço de um servente de pedreiro aposentar com o mesmo tempo de alguém que trabalha em uma sala com ar condicionado. Os políticos não analisaram esta questão que é importante.

  13. Edoar disse:

    “quase nada” para quem não tem nada!

  14. Luiz Vilhas disse:

    Reforma nada isso é destruição da previdência, o mais cômico e ver esse pobres de direita apoiando isso, quero vê quando esses imbecis precisarem da previdência pública

  15. Naldo Basi disse:

    Apenas números para beneficiar os ricos.

  16. C. Luiz disse:

    Para pobre, a reforma não muda quase nada? Como assim? É verdade que hoje o pobre se aposenta com 65,5 anos (homem e 61,5 mulher), mas com o mínimo 15 anos de contribuição. A nova proposta eleva esse tempo mínimo para 20 anos!!! Isso não faz diferença?? Faz muita diferença, pois o jovem pobre demora mais tempo para entrar no mercado de trabalho, passa muito tempo durante a vida desempregado. No caso da mulher, a situação é ainda muito pior.

  17. Jesus disse:

    Mentiroso, vai prejudicar com a retirada do pis/pasep, pois mesmo que reduza a alíquota o Governo sai ganhando, pois a redução não chega nem a metade de um salário somando tudo no final do ano. Quer fazer a reforma faça cortando os privilegiados e não o povo que trabalha para sobreviver e não viver.

  18. Vanessa Hernandes disse:

    A capitalização não é nada pra ele… Fazer só o pobre pagar aos bancos(únicos beneficiados), sendo que empresariado e governo não pagarão mais nada.. . Fazer um idoso receber menos da metade do que recebia, ou seja, apenas 400 reais é não mudar nada? ???? Falir com InSS é não mudar nada???? Pare de mentir, homem… Crie vergonha na cara e seja honesto!

  19. olívia ssão sabbas disse:

    kkkkk brincadeira. Só acredita os minions que não possuem poder de reflexão e enxergar que só o pobre e o executivo serão lesados. Não vão comentar o perdão fiscal que o Presidente fará com as dividas dos grandes produtores rurais??? Acordemmm

  20. Sérgio Leôncio disse:

    O problema é o quase.

  21. robson disse:

    Para o Pobre realmente não mudar nada. Vai continuar sendo pobre, ganhando bolsa familia e vivendo com pouco e se contentando com isso. Pois se é pobre, é porque a vida inteira antes da aposentadoria, ja era pobre, e era feliz assim, pois nunca fez nada para mudar de vida. O fumo mesmo é na classe media alta onde eu me encaixo, pois seremos nivelados por baixo. Mas se cheguei a ser classe media alta, é porque não me contentei com pouco, com pobreza. Consequentemente, não penso apenas em viver de INSS. E outra coisa, o governo não tem obrigação nenhuma de sustentar o pobre e carregar no colo com o dinheiro que eu e milhoes de pessoas da classe media se esforça para ganhar. Nada mais é do que vitimismo, que o pobre é vitima da sociedade. O Pobre pode muito bem querer mudar de vida e assumir o risco e ir pra cima da vida e vencer. E digo mais, a reforma da previdencia somente será justa, quando cada trabalhador, receber apenas aquilo que contribuiu e não como é hoje e como será para sempre, na forma de rateio.

  22. Paulo Maranhão disse:

    Cínicos, mentirosos, hipócritas e covardes! É evidente que, mais uma vez, o pobre trabalhador da iniciativa privada é quem irá pagar o pato dessa reforma desumana.

  23. Paul Muadib disse:

    Quanto estorinha essa cara contou…

  24. Pateta disse:

    “Para a população mais pobre, não vai mudar praticamente nada”, ou seja, o cara é pobre, ele não está pobre. O cara institui o sistema de castas, nasceu pobre vai viver pobre e vai morrer pobre. Mas para consolar o pobre, ela vai poder viver mais, ou seja, vai poder aproveitar mais a sua pobreza, até porque com esse regime de previdência que vem aí não resta outra coisa na velhice, ah lembrei pode ser miserável também.

  25. eduardo barbosa vilas boas nev disse:

    Concordo com ele. Não vai mudar nada para o pobre, pois este continuará pobre, não terá nenhum ajuste salarial que compensem perdas previdenciárias (como terão os militares) e não terá nenhum benefício a médio prazo (como terão os bancos). Pobre é pobre, e ponto!

    • robson disse:

      Exato, concordo contigo, para o pobre nada mudará, porque o pobre que vive com um salario minimo, com descontos em folha salarial, que chega a 20 por cento, ganha bem menos que um salario minimo. O que vai acontecer é que vai continuar ganhando o liquido que ganhava outrora. Ou seja, o pobre continuará ganhando o que ganha.

  26. Ednilson Bighe disse:

    Gostaria de perguntar para este ser, se quem ganha 3,4,5 mil é rico, e ainda tem de pagar o Imposto de renda, se estas pessoas são ricas, ele que deve ganhar mais de 20.000 é o que milionário ??

  27. luciano damiao disse:

    Itaú, Bradesco, Satãder, e toda a banca financeira estão loucos para que essa Reforma Seja aprovada, quanto ao povo que é vaquinha de presépio vai pagar toda essa farra.

    • robson disse:

      Amigo, porque todo esquerdista tem que colocar banco no meio. Amigo, lembre-se que o pobre tambem não terá dinheiro para pagar uma previdencia privada, ou seja, onde que o banco ganha? Será que não chegou a hora da esquerda buscar conhecimento, qualificação e novos desafios para crescer nao somente financeiramente, mas como pessoa. Ou digo mais, será que não é hora do Pobre resolver sair da pobreza e empreender, assumir o risco? O pobre não pode se contentar com miseria e o governo não é obrigado a sustentar e carregar no colo o pobre com o dinheiro que eu e milhoes de trabalhores suamos para ganhar.

  28. Josue Sapomann disse:

    Claro que é mentira. Pensão por morte do contribuinte será diminuída em 50%. Ou seja, a renda da viúva cairá.

  29. Marcelo Ferreira disse:

    Quem votar, não volta, ano que vem tem eleições para prefeituras.

  30. champagne1963 disse:

    O pobre, muito mais do que outros segmentos da sociedade, será o grande prejudicado se não houver a reforma da ultra deficitária Previdência. Sem a reforma não haverá dinheiro para pagar aposentadorias, investimento público e políticas de transferência de renda. Apenas os irresponsáveis, desinformados e nefelibatas são capazes de ser contrários à reforma da calamitosa Previdência.

  31. Deanus Abert disse:

    Eu não entendo esse povão. Os cara vota em massa num cara que diz abertamente que -sempre votou Contra as leis trabalhistas -que sempre achou que os militares deveriam ganhar mais -que os militares devem atirar pra matar e perguntar depois (vide as chacinas no Rio) -que disse que o pobre tem que decidir se quer emprego ou quer direitos (lei áurea?) dentre outras asneiras ditas durante a campanha mesmo E AGORA QUEREM O QUÊ DELE?? UM Buquê de Flores?????

  32. Nabo disse:

    Ja pra Classe Média essa reforma basicamente esmaga!

  33. Rosalvo disse:

    Tem que ser muito otário para acreditar nesta fala

  34. Sidnei Andrade disse:

    Se não for pobre, pode meter a mão? É isso que estão fazendo. Se não é pode vai ficar! Esse é o modelo liberal? Parece comunista! É meter a mão no patrimônio alheio! Não foi nisso que eu votei. Aproveita joga a constituição no lixo!

  35. Cesar Saldanha disse:

    Já são todos escravos, o que são mais alguns aninhos na chibata.

  36. Elson Silva, PhD disse:

    DITADURA DA LIMPEZA – invenção Chinesa para crescer próximo de 2 dígitos mandando 20 corruptos por ano para a pena de morte. Na situação brasileira, talvez se mandássemos TRÊS corruptos por ano para PENA CAPITAL, já teríamos lastro educativo para buscar o crescimento chinês! Esta perda humana é BENÉFICA comparada com as tragédias das barragens, balas perdidas, boate Kiss, etc. Existe uma competição entre CONHECIMENTO e PODER. A corrupção também dificulta a funcionalidade do país pela inibição do conhecimento na tomada de decisões críticas da sociedade. O Brasil sofre hoje uma CRISE DE LIDERANÇA E IDENTIDADE no modelo social quando os nossos líderes são péssimos exemplos de conduta e acabam na cadeia. Na natureza a abelha rainha não trai a colmeia na sua existência delicada. Como dizia o meu falecido pai lá na roça nos cafezais paranaense, ‘o dono do boi tem que pegar no chifre!’. OS LIDERES PRECISAM SER EXEMPLOS DE CONDUTA DA SOCIEDADE.

    • Carlos Eduardo disse:

      Acho que nem precisa de pena de morte. Vejamos o caso do Cunha e do Cabral, por exemplo: restou comprovado que roubaram: tira tudo que eles roubaram e deem a eles 10 anos de cadeia de segurança máxima, sem direito a visita íntima e sem nenhuma possibilidade de progressão de pena. Não precisava mais que 10 anos de pena e ficar pobre pra fazer esses ladrões temerem.

    • Nabo disse:

      haha aqui iam mandar o Lula pra pena de morte toda vez que um escanda-lo explodisse no governo, aja Lula Morto!!!

  37. Elson Silva, PhD disse:

    HONESTIDADE – sinceramente, a EDUCAÇÃO não é a solução do Brasil e falo como cientista PhD! Analfabetos não possuem contas secretas nos paraísos fiscais, e não fazem parte da onda de corrupção que assola o nosso país, sendo feita por pessoas que passaram por um processo educacional, mas foram inertes à HONESTIDADE como um princípio intrínseco da coexistência humana. Além da corrupção no Brasil, existe a PERSEGUIÇÃO POLÍTICA resultado da competição constante entre CONHECIMENTO X PODER. Ultimamente o poder tem se transmitido cada vez mais entre pessoas de muita baixa capacidade intelectual, comprometendo o poder decisório fundamental no funcionamento racional da sociedade. Existe uma premissa de que PESSOAS INTELIGENTES são honestas porque compreendem a importância da coerência no funcionamento das coisas, pois a HONESTIDADE oferece proteção e gera resultados condizentes esperados.

  38. Elson Silva, PhD disse:

    PRECISAMOS DE UM GOVERNO que resolva os problemas do país, se é de esquerda, direita, paralelo, central, transversal, longitudinal, oblíquo, tangencial, traseiro, dianteiro, etc., é apenas uma questão GEOMÉTRICA. Queremos apenas um governo bem simples que faça as coisas funcionarem. A China está terminando uma malha viária de Trem Bala de 26 mil km e o Brasil ainda não conseguiu tirar do papel o projeto de 600 km que liga o Rio à Campinas, prometido para a Copa do Mundo em 2014. Até podemos esperar mais algumas décadas pelo Trem Bala. Mas, as barragens de rejeitos minerais estão ruindo e aumentando a sua capacidade destruidora como vimos em Brumadinho. Teoricamente todas vão desmoronar, e por quantos séculos vamos monitorar as barragens para alertar as vítimas que o TSUNAMI PASTOSO está solto descendo a Serra Mineira? VAMOS DEIXAR A GEOMETRIA GOVERNAMENTAL PARA DISTRAIR AQUELES FILÓSOFOS QUE NEM ACREDITAM QUE A TERRA É ESFÉRICA!

  39. Elson Silva, PhD disse:

    CORRIGIR A DISTRIBUIÇÃO DA RENDA? – Nos países desenvolvidos com BAIXA taxa de CRIMINALIDADE e ALTOS índices de ESCOLARIDADE, as classes sociais mais favorecidas ganham DUAS a TRÊS vezes mais que as menos favorecidas. No Brasil um JUDICIÁRIO egoísta, caro e ineficiente drena os cofres públicos enquanto professores miseráveis tentam diplomar analfabetos. A ajuda de moradia de um Juiz dá para contratar 3 professores. Isto acontece porque o LEGISLATIVO e o EXECUTIVO estão comprometidos com o JUDICIÁRIO. A LAVAJATO nem deveria existir porque estes corruptos já deveriam estar na cadeia há muito tempo. A China desenvolveu a DITADURA DA LIMPEZA mandando para a pena de morte uns 20 corruptos por ano, sobrando recursos para crescer próximo de dois dígitos, já que dinheiro público gera benefícios ao público! Penso que ainda vamos importar este sistema de governo mais funcional que as democracias distorcidas! Quanto ganha um PROFESSOR e um PROCURADOR?

  40. Rubens gonçalves disse:

    e a imprensa cada vez mais fascistas.

  41. pedro ribeiro disse:

    Em 2019 os Parlamentares(computando somente o Federal) trabalharam efetivamente ,até hoje,30 dias no ano…UM PARLAMENTAR ,custa a nós R$ 2,6 MILHÕES,ao mês,ou R$ 32 MILHÕES ano ,são 513 deputados e 81 senadores ,que tira de nosso bolso ,somente o Congresso ,R$ 20 BILHÕES ANO(regra de tres kkkkk R$ 120,00 de cada brasileiro.É o segundo mais caro Parlamento,do mundo, com a pior produtividade )…Estamos com a proposta da Previdência,necessária,em abril(fevereiro),ouvi um Deputado falar que a ,última,votação será em SETEMBO…..feriado.festa junina,recesso em julho,etc…é um deboche com a população..O Legislativo é importante em uma democracia,mas a nossa é muito cara,levando em conta que a,grande,maioria da população é pobre!!!! Votem,nas duas casas, antes de julho,quando querem ,superam o rito

  42. Carlos Eduardo disse:

    Conversa fiada, muda mesmo é para os pobres. Eu mesmo vou ter que trabalhar mais 10 anos. Se fosse rico nem precisaria trabalhar mais.

    • Pedro Hurwicz disse:

      Falando em previdência, a reforma brasileira proposta não assustaria tanto os alemães. Hoje eles já se aposentam bem mais tarde do que os brasileiros, com 67 anos de idade ou depois de terem trabalhado por 45 anos. E ainda por cima, a Alemanha está discutindo se aumenta a idade mínima para a aposentadoria para 70 anos, tanto para homens como para mulheres. A proposta aqui no Brasil é que gradualmente ao longo de 20 anos as mulheres passem a se aposentar com 62 anos de idade, e os homens com 65.
      Se desejarem investimentos externos e mais empregos, aprovem logo.

      • Narrativa Bíblica Blog disse:

        Alemão começa a trabalhar com 30 anos, tem mais de 30 dias de férias, o governo paga spá quando estão estressados, trabalham 6 horas por dia e ganham o suficiente para viver, não precisam de 3 ou quatro empregos, a idade mínima poderia ser 80 anos que tava tranquilo…ps: e lá tem justiça do trabalho.

      • ELCIO disse:

        Vc tem certa razão Pedro. Só que na Alemanha (e quase toda a Europa), grande parte da população começa a trabalhar depois dos 20 anos, o que não é a realidade brasileira. Na Europa também, políticos, juízes e promotores ganham pouco mais do que um trabalhador mediamente qualificado. Podemos dizer o mesmo do Brasil?

  43. Jose Spencer disse:

    Sr. Leonardo, não entendo porque vocês tratam quem ganham 3, 4, 5 mil reais mensais brutos, pois nesses valores incidem previdência e IRRF, como ricos. Sinceramente, vocês deveriam ter vergonha de abrir a latrina para vomitar que a reforma da previdência para quem ganha 1 salário mínimo nada muda, realmente, eles vão continuar à margem trabalhando até morrer, pois dificilmente vão se aposentar, mas o que você deveria dizer é que vocês querem tirar da classe média, ou seja, aqueles que também trabalham, porém foram um pouco mais bem afortunados e recebem um pouco mais. No entanto, os ricos continuarão sempre ricos e milionários ainda mais, pois ricos e milionários não se aposentam.

  44. Rique C disse:

    Também mente pois essas aposentadorias que ele fala são “por idade” e, boa parte, do trabalhador rural…
    Quem contribui mais pro INSS aposenta com dois, três salários e por tempo de contribuição. depois, sem os aumentos corretos, vai caindo o salário à medida que envelhece.
    e a solução dele não é melhorar a situação do que ganha pouco mas levar a todos pra o salário mínimo!
    Acha que o povo é louco?

  45. Sergio Roberto Pereira disse:

    Deveriam ter explorado muito mais as Regras de Transição, que é o assunto mais complexo para o público em geral. Por exemplo, colocar o que acontece com dois homens da mesma idade, um com 32 e outro com 33 anos de contibuição. Ou comparar uma mulher com 27 anos de contribuição e outra com 28 anos de contribuição e mostrar as diferenças de tempo para conseguirem se aposentar. Essa Regra do Pedágio tem que ser melhor explorada e esclarecida, pois está disponivel só para poucos e não é justo.

  46. Rique C disse:

    A lógica dele é simples, ao invés de melhorar a situação dos pobres, vamos igualar a todos por baixo, reduzindo o valor das aposentadorias para um salário mínimo!
    Lembrando que esse é o cara que chamou servidores de privilegiados mas ganha 46 mil reais por mês e ainda é sócio de duas consultorias na área de previdência!

  47. Wagner Alexandre Santos disse:

    Leia-se: todo mundo ficará pobre e receberá muito menos. Realmente, para quem ficará pobre, não dá para pagar menos,ou até dará, já que tentarão desvincular o benefício do salário mínimo. A pobreza chegará a QUASE todos, “democraticamente”…

  48. Fábio Alves disse:

    Análise: “Brasil país muito desigual. Distância entre pobres e ricos é muito grande.”
    Solução dos “jênios”: “Vamos reduzir os ganhos de quem ganha mais, aí a desigualdade diminui.”

  49. Flavio Garcia disse:

    Parem de mentir, para o pobre basicamente acaba a aposentadoria integral, pois tem q contribuir por 40 anos…
    Para os muitos pobres basicamente acaba a aposentadoria, pois aumenta para 20 anos de contribuição minima.

    • Pedro Hurwicz disse:

      A definição de uma idade mínima de aposentadoria de 62 anos para mulheres e 65 para homens, como prevê a reforma da Previdência proposta pelo atual governo, já é uma realidade em diversas economias. Estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostra que pelo menos 55 países aumentaram, entre 1995 e 2017, a idade legal para se aposentar. Na Europa e na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), muitos países vêm reformando seus sistemas de seguridade desde meados da década de 1990. No caso dos países emergentes, a reforma no Chile, na década de 1980, acabou servindo de modelo

      • Narrativa Bíblica Blog disse:

        Não se pode comparar laranjas com batatas, o trabalhador alemão, por exemplo, entra no mercado de trabalho por volta dos 29 a 30 anos, trabalha 6 horas por dia e tem mais féria que o brasileiro. A Reforma do Chile não foi aplicada em lugar algum, ninguém usa aquele modelo injusto de capitalização. A taxa de suicídio dos idosos aumentou muito por lá devido o baixo benefício. A Bolívia fez o caminho inverso, baixou a idade da aposentadoria, valorizou a renda do trabalhador, o consumo interno aumentou, e o país hoje é o que mais cresce na América Latina. O Brasil vai empobrecer ainda mais as classes C e D, isso será péssimo para o aumento do consumo das famílias, que também já é muito endividada. Essa reforma do sr. Paulo Guedes é mais gasolina no incêndio, deveriam mexer apenas nos privilégios.

      • Flavio Garcia disse:

        Pedro, pode ser uma realidade em muitos países, nesses paises tem o nivel de trabalho braçal do Brasil? Tem o preconceito de idade na área de trabalho que existe no brasil?
        Mas o mais importante, não é se existe idade minima ou não, o que é o importante é que estão mentindo quando não impacta, impacta e muito exigir 40 anos para aposentadoria integral e 20 anos para aposentar por idade. Se eles confiam tanto na reforma, deveria parar de mentir e apresentá-la de forma honesta….
        Ah tem mais uma coisa, como os muito pobre não vão mais se aposentar, desvincular o Beneficio Continuado do do minimo vai jogar eles em uma maior pobreza, pois será o unico beneficio q conseguiram…

  50. Kleber Santos disse:

    Por que os eleitores de BOZO que são contra a reforma não vão para rua protestar contra essa enganação cruel que é a reforma da previdência?

  51. Luciano disse:

    Vejam bem, as empresa pagam 28% sobre a folha de pagamento, incluindo horas extras, comissões férias e etc, em shows tipo futebol, Maracanã lotado Allianz park, o INSS engarfa 5% da renda no ato, e outros shows, PORQUE NINGUÉM FALA NISSO, tô cansado de ouvir reporteres dizendo que é necessarios essa reforma, necessário para esses politicos e digo mais , no futuro vai ter que ter outra porque não vão cobrar quem deve e vão desviar o dinheiro para outro lugar. PRONTO FALEI.

  52. Paulo Felix da Silva disse:

    O pobre já é considerado velho pro mercado de trabalho após os 40 aqui no Brasil imagine conseguir chegar aos 65 e ter contribuído por 40 anos ininterruptos se quiser se aposentar integralmente.

  53. Naldo Basi disse:

    Nao se preocupe secretário. O princípio de Pareto continuará firme e forte os 80% dos pobres continuarão se curvar a vossas excelências 20%. Tudo certo. Nada muda.

  54. Marcos disse:

    Como pode mentir tanto e ter gente que aplaude… quer saber, tomara que aprovem, porque o povo tem que tomar muito no rabo pra aprender.

  55. Ernesto Freire Pichler disse:

    A única reforma da Previdência necessária é a que aumente a dotação, taxando lucros, dividendos e grandes fortunas. Acabando com os privilégios de milicos. Acabando com as isenções fiscais.

  56. Sebastião Staut disse:

    É muito embuste! É lógico que essa reforma prejudica, e muito, os pobres, que vão ter de esperar muitos anos para ganhar ainda menos. A falácia em que se baseia o governo é que qualquer um que tenha renda de 2.000 reais é rico e privilegiado. Grande cortina de fumaça para o injetar 4 trilhões na conta dos bancos, como demonstrado em estudo recente do UNAFISCO

  57. Luiz Grunge disse:

    para o pobre não muda nada pois vai continuar sendo pobre e mal pago

    • Ernesto Freire Pichler disse:

      Só vai ficar mais pobre ainda, não conseguindo mais se aposentar.

    • Narrativa Bíblica Blog disse:

      Vai piorar e muito, hoje, em muitas casas, o aposentado ou a pensionista são os que tem maior renda e ajudam nos gastos da família, com a invalidez o pobre vai perder 40% dos ganhos, quem já vivia enforcado pelas contas quando estava na ativa, vai entrar em situação de penúria se ficar doente…

    • Josue Sapomann disse:

      No caso da viúva, ganhará apenas 50% do que ganhava o marido morto. Perderá sim.

  58. Ernesto Freire Pichler disse:

    Retirar a contribuição patronal para a previdência só ferra com os trabalhadores, não só os pobres. O tchutchuca dos banqueiros é também um tchutchuca dos patrões. Um ladrão que quer roubar dos pobres para dar aos ricos. E é impressionante o cinismo desses caras que defendem esse roubo.

    • Pedro Hurwicz disse:

      Os avanços que o Brasil precisa dependem da aprovação da Nova Previdência. É a partir dela que o país terá condições de estabilizar as contas, potencializar investimentos, viabilizar uma rígida reforma tributária e enxugar ainda mais a máquina pública, reduzindo nossas estatais.

  59. Ricardo Rinaldo disse:

    para o pobre é que foi o fumo!!!!!!!!!!!!!!!!!! o pobre ter que trabalhar se arrastando ate os 65 anos é o maior fumo da historia. Isso se tiver emprego aos 65 anos neste Pais!!!! so os ricos foram beneficiados, mais uma vez

    • Rivaldo Otero disse:

      Visão estreita essa sua . Afinal, fazendo a reforma o país gerará muitos empregos, a beneficiar grande parte dos nossos 13 milhões de desempregados.Por outro lado, não se fazendo essa reforma da Previdência o país mergulhará numa crise de inadimplência e ficará ,então, do jeito em que hoje se acha a Grécia, que adotou um procedimento errado..Por isso companheiro, escolha o caminho mais certo !!!

    • Rique C disse:

      Você está certo, essa papo de “a reforma gerará empregos” é mentira! pelo contrário, aumentará o mercado informal… no Chile, hoje, 95% dos recursos da previdência privada vão pra fora do pais…
      Além disso, a miséria dos aposentados irá causar desemprego nas cidades menores, onde eles têm uma participação importante na economia local!
      Pequenos empresários, saúde privada, farmácias, mercearias, todos irão sentir muito a queda.
      Essa reforma só geraria lucro pros bancos e previdência privada.

      • Ricardo Rinaldo disse:

        exato, eu mesmo se tivesse com 20 anos iria trabalhar na informalidade. Pra que pagar INSS todo mes ate os 65 anos ???? so vai aumentar a economia informal. E nao é Bolsonaro, nao é PT, PSDB, sao todos, eles nao querem mexer no bolso e nas regalias deles, independente do partido e do presidente, o fumo vai ser no rabo do pobre

        • Edoar disse:

          Mais desemprego = menos arrecadação = menos serviços = municípios falidos = MAIS violência!

        • Tina disse:

          Você tem razão o interesse que está capitaneando essa CRIMINOSA REFORMA é o interesse do capital financeiro (apartidário). o governo do BOZO é o fantoche da vez!!! Vamos mostrar pra esse caras que eles não nos enganam!!!!! NÃO À CRIMINOSA REFORMA DA PREVIDÊNCIA!!!!

      • Pedro Hurwicz disse:

        Graças a Herança deixada pelos governos anteriores, que nunca fizeram nada, nem mesmo uma reforma fiscal que o Brasil precisa, infelizmente temos que fazer a reforma da previdência, doa a quem doer. Agora, se a reforma não for aprovada, meu conselho é, principalmente para aqueles que têm filhos, MUDEM DE PAÍS. Vão para o Chile, pois lá a reforma foi feita e o país está decolando.

        • Carlos Eduardo disse:

          País decolando e os idosos todos passando fome, com salários que não dá sequer pra se sustentarem.

        • Jose Barroso disse:

          Não está assim, decolando! No Chile há muitas pessoas em situação tão vulnerável quanto no Brasil, com o agravante da falta de representantes que lhes deem voz, o que explica os falsos dados sobre o desenvolvimento do país. A propalada prosperidade chilena é mais marketing do que realidade. E mais: O Chile se reduz a 5 ou 6 cidades além da capital, Santiago. Bem mais simples de administrar.

        • VixVV disse:

          Você é que está muito mal informado sobre o Chile! Lá, mais de 90% dos aposentados recebe pouco mais da metade do salário mínimo, o sistema de Capitalização está dando tantos problemas que uma nova reforma da Previdência está sendo planejada… A reforma da Previdência é NECESSÁRIA E URGENTE, mas as modificações devem “passar por cima” dos corporativismos e não deve haver NENHUMA isenção de contribuições previdenciárias… Infelizmente, no Brasil, “gato escaldado tem medo de água fria…”

        • Rique C disse:

          Vai pedir um empréstimo pros banqueiros pra ver o juros baixinho! Povo que se engana fácil!!!

          • Rique C disse:

            O Brasileiro gosta de ser enganado!! Vai pro chile você, se lá é tão bom!!! Aproveita e leva o Guedes junto!

    • Pedro Hurwicz disse:

      Os avanços que o Brasil precisa dependem da aprovação da Nova Previdência. É a partir dela que o país terá condições de estabilizar as contas, potencializar investimentos, viabilizar uma rígida reforma tributária e enxugar ainda mais a máquina pública, reduzindo nossas estatais.

    • Igniz disse:

      Como disse Guedes, ele vai fazer brotar dinheiro do chão com essa reforma. Só não disse pra quem.

      • Tina disse:

        Mas nós sabemos que querem tirar da população trabalhadora (contribuintes) para dar para os milionários banqueiros. Querem que a gente viva, trabalhe e morra pra sustentar o mercado financeiro e ainda pensam que não percebemos!!!!

      • Ricardo Rinaldo disse:

        KKKKK, VERDADE !!! MAS SABEMOS PRA QUEM VAI BROTAR

    • Nabo disse:

      Essa Reforma vai colocar até as Bolas no traseiro da Classe Média Trabalhadora essa é a que mais paga impostos e sustenta ricos e pobres desse país…

    • robson disse:

      Amigo, não sei qual a sua idade e nem se esta proximo de se aposentar. Porem eu tenho 30 anos, e prefiro trabalhar mais 35 anos e conseguir me aposentar, do que trabalhar mais 35 anos, sustentando a sua e de milhoes de idosos aposentandos e que estão proximos de se aposentar, e quando chegar a minha vez, olha que lindo, nao me aposento porque a Previdencia quebrou. E tem muito idiota falando que o Brasil não tem defict, basta pedir para a casa da moeda, girar dinheiro. Mas a pessoa que pensa isso, se esquece que aquele papel que se chama dinheiro não tem valor algum, é apenas um demonstrativo de valor. Exato, o valor que é o verdadeiro dinheiro. O valor de uma moeda terá sempre como base a inflação que leva em conta o Dolar. Se a casa da moeda imprimir milhoes de nota, o dinheiro perde valor, e consequentemente teremos inflação maior que a da Venezuela, onde um peito de frango custa 150,00 reais. O País para ter valor e crescer, precisa ser produtivo e para isso temos que trabalhar. Infelizmente quem é contra a reforma, são as pessoas que estão proximas de se aposentar, que estão pouco se lixando para aqueles como eu que ainda tenho um bom tempo para trabalhar e me aposentar, desde que recebam sua aposentadoria, dane-se se quem sustenta o sistema vai conseguir se aposentar um dia. Se esta descontente com a reforma e esta proximo de se aposentar, empreenda e faça seu proprio dinheiro atraves do seu valor.

    • mariossergio disse:

      Depende do pobre, cara. Para aqueles com carteira assinada você tem razão, levarão o maior fumo, vão trabalhar muito mais para se aposentar com menos.

      Mas o Secretário da Previdência tem razão em uma coisa: para o trabalhador informal, aquele que vende bala no semáforo, trabalhador comum de se ver hoje em dia, não vai mudar nada, ele não tem direito a aposentadoria, daí vai continuar ganhando o mesmo de sempre…

    • Julio disse:

      Do déficit anual de 40 bilhões de reais da previdência dos militares, o maior dentre todas as categorias proporcionalmente, as alterações propostas do governo cobrará apenas 1 bilhão, portanto tão somente 2,5%. O Congresso caminha para a não alteração da dos ruralistas que respondem pelo segundo maior rombo. A única classe que entrará na reforma efetiva é a dos trabalhadores urbanos que acabará assumindo os déficits das duas categorias anteriormente citadas. Dentre os urbanos estão muitos pobres. Então como não muda quase nada? Mentira deslavada do secretário!

  60. Albenário José Brainsmaint disse:

    Esses caras são piores que os carrascos nazistas na década de 40…
    É impressionante a forma como mentem…Sorrindo…Sem a menor preocupação com o fato de milhões de pessoas, sãs, saberem que ele está mentindo…
    Essa reforma da previdência beneficia militares e só… A maior parte da conta fica justamente com os trabalhadores rurais e os mais idosos…
    O Brasil na era das trevas… Quando a taquara entortar, culpa do PT…
    É inacreditável que existam pessoas(?) aplaudindo…

    • Pedro Hurwicz disse:

      Foi pensando na importância disso que nosso time econômico elaborou um modelo de previdência que segue os padrões mundiais, que combate privilégios como aposentadoria especial para políticos, que cobra menos dos mais pobres, e que incluirá todos

      • Narrativa Bíblica Blog disse:

        Deveria combater apenas os PRIVILÉGIOS e deixar as classes C e D em paz, aí seria uma reforma mais justa.

      • Nabo disse:

        No Padrão Mundial aumentaram os beneficios dos Milicos enquanto cortava na carne da classe média???

      • Tina disse:

        Pedro Hurcz, Papai Noel te mandou um abraço, tá?! Disse que se vc for um bom escravo, bom mesmo, do tipo que acha que a CRIMINOSA REFORMA DA PREVIDÊNCIA é boa para o trabalhador e para o país, você ganhará um espaço garantido no céu. Deixa de ser Inocente!!! Desde quando o desmonte de um regime previdenciário contributivo e social para favorecer EXCLUSIVAMENTE o capitalismo financeiro é combater privilégios???????!!!!!!!!!! Vamos raciocinar!!!!!!!!!!!!! Só quem vai lucrar com o empobrecimento da população é o mercado financeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie

Receba notícias também via