Congresso em Foco

Colunistas

Lula

A alma petista e o engano das paixões

28.04.2018 08:30 2
Atualizado em 10.10.2021 16:18

"A impressão que se tem é de que o destino do país – abatido pela série recente de desastres políticos e econômicos – tornou-se secundário diante da situação pessoal do ex-presidente"
Publicidade

2 respostas para “A alma petista e o engano das paixões”

  1. RômuloJ. Vieira disse:

    Comentário sem retoques esse do Fabio!

  2. Fábio disse:

    Texto excelente, um dos melhores que já li aqui no portal.
    O lulismo, fenômeno medonho, é multifatorial. Diversas ocorrências o explicam ao meu ver: 1ª) o culto à personalidade; 2ª) o fato de o PT reunir todas as características de uma seita; 3ª) a ideologia para alguns; 4ª) o pragmatismo antiético daqueles que lucraram de alguma forma com o PT no governo e pouco se importam com a corrupção (o que chamo de malufismo 2.0); e 5ª) a dificuldade em autocrítica. Esse último fator talvez seja o principal e se misture com todos os outros, e nisso concordo muito com o artigo.
    Lula é obviamente um farsante, mas daqueles bem convincentes. Emílio Odebretch disse em sua delação aquilo que muitos já sabiam: desde sua época de sindicalista ele fazia jogo duplo: um discurso trabalhista para enganar incautos, enquanto se refestelava com os patrões. Se um bilionário o qualifica como “bon vivant”, não sou eu quem vou discordar.
    E as pessoas acreditam em Lula porque desejam acreditar em algo. O brasileiro, sem muita cultura política e vivendo em um país de eternas crises, está sempre pronto a se agarrar a um salvador, a um messias, o que dá espaço a todo tipo de demagogo populista. Lula é o maior deles. Ele construiu essa narrativa, de contornos bíblicos, do líder operário, e muita gente embarcou nessa farsa (porque queriam embarcar; as pessoas são enganadas porque assim o desejam, porque querem acreditar em alguma coisa). Abandonar essa crença é algo doloroso. Alguns tem sabedoria e honestidade intelectual para isso, a exemplo do Gabeira e do Eduardo Jorge, mas são a minoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie

Mais Colunistas

Ver todos

Receba notícias também via