Congresso em Foco

Se Temer liberar o aumento, o reajuste deve ter efeito cascata. [fotografo]Cesar Itiberê/PR[/fotografo]

Temer deve decidir ‘lá na frente’ se veta aumento a ministros do Supremo

14.11.2018 16:42 2
Atualizado em 10.11.2020 11:12

Publicidade

2 respostas para “Temer deve decidir ‘lá na frente’ se veta aumento a ministros do Supremo”

  1. Nestor Oliveira disse:

    O governo atual sofre um processo de apagão intelectual e moral, mas mantém algum relance de prudência.
    A companha contra o reajuste é sórdida, mentirosa e desonesta, por três aspectos pelo menos.
    Primeira desonestidade: o aumento mensal máximo do subsídio é bem inferior ao valor resultante da correção monetária do período e o valor líquido do acréscimo mensal (em torno de R-3.960) inferior ao valor do auxílio-moradia que se promete suprimir.
    É, portanto, desonesta a estimativa de aumento de gasto da União apresentada pela grande imprensa ao público menos informado. A diferença entre o “gasto” bruto demonizado e o líquido, traduzida no imposto de renda na fonte e na contribuição previdenciária, fica nos cofres da União e dos estados.
    Segundo, a tão sacralizada – para alguns efeitos interesseiros – Constituição Federal garante, em seu art. 37, X, a revisão anual dos vencimentos e subsídios. O último reajuste do subsídio foi em janeiro de 2015.
    Terceira desonestidade: a proposta de fixação do subsídio é competência expressa do STF. Apresentada a proposta, não podem os demais poderes engavetar a proposta por mero medo dos meios da comunicação ou da moralina fingida de jornalista que foi funcionário-fantasma. A rejeição ou sustação deve ser justificada na esfera pública, mediante argumentos racionais e informações transparentes e fidedignas.
    Em suma, laboram em equívoco, se não no mais rotundo autoengano, aqueles que esperam de Temer a satisfação heróica de seus anelos inconfessáveis.

  2. ALMANAKUT BRASIL disse:

    Vetar é a melhor maneira de ir para a cadeia com dignidade, a partir de 2019!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie

Receba notícias também via