Congresso em Foco

Senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE). [fotografo]Roque de Sá/Agência Senado[/fotografo]

Senador diz ter assinaturas para reapresentar pedido da CPI do Judiciário

16.02.2019 08:01 3
Atualizado em 10.11.2020 11:23

Publicidade

3 respostas para “Senador diz ter assinaturas para reapresentar pedido da CPI do Judiciário”

  1. André Luiz disse:

    Vamos lá senador , esse é o DESEJO da maioria da população brasileira. Esse STF é uma verdadeira VERGONHA NACIONAL com exceções : Carmen Lucia, Fachin e Barroso. Além da prática de enriquecimento ílicito com interesses escusos o senado tem que diminuir consideravelmente a VERBA E AS REGALIAS MONSTRUOSAS E VERGONHOSAS enviadas mensalmente a essa instituição pública, dinheiro suado do cidadão.

  2. Fábio disse:

    Boa notícia. Primeiro, sob o ponto de vista jurídico, uma vez que o senador consiga as assinaturas necessárias, o presidente do Senado não pode constrangê-lo e barrar a instauração da CPI. Isto porque, constitucionalmente, a CPI é prevista justamente como um instrumento à disposição das minorias, bastando a assinatura de um terço dos parlamentares para ser criada.
    Politicamente, é muito importante que se investigue o judiciário. Parece ser algo inédito e nenhum poder ou órgão público pode estar acima da lei e do controle por outros poderes. O que há hoje no judiciário são somente órgãos internos de controle administrativo e financeiro (CNJ e corregedorias locais), onde, obviamente, reina o corporativismo (são juízes fiscalizando seus pares). E se observamos nosso passado recente, o judiciário é o único poder a não passar por uma sindicância.
    Acho que o motivo da Kátia Abreu e do Tasso para se retirar foi apenas uma desculpa, mas serve como alerta: quanto mais preciso for o objeto da investigação, mais chance de sucesso terá e menor margem dará para questionamentos jurídicos posteriores.
    Por fim, a questão do ritmo no julgamento dos processos dará em nada, pois faz parte da liberdade do julgador. Seria como questionar porque alguns projetos de lei passam antes de outros, o que não tem cabimento. Já as relações espúrias mantidas entre juízes e setores empresariais é um campo profícuo, que já deveria ter sido investigado há tempos, sobretudo nos tribunais superiores. Se houver coragem para enfrentar interesses bem estabelecidos, nesse ponto a CPI pode causar muito barulho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para a cobertura do Parlamento? O primeiro a revelar quais eram os parlamentares acusados criminalmente, tema que jamais deixou de monitorar? Que nunca renunciou ao compromisso de defender a democracia? Sim, é o Congresso em Foco. Estamos há 20 anos de olho no poder, aqui em Brasília. Reconhecido por oito leões em Cannes (França) e por vários outros prêmios, nosso jornalismo é único, original e independente. Precisamos do seu apoio para prosseguir nessa missão. Mantenha o Congresso em Foco na frente!

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie

Receba notícias também via