Congresso em Foco

Após pronunciamento de Mourão cobrando resposta de militares sobre ações da PF, vice-líder do Psol anunciou representação na PGR. Romério Cunha/PR

Governo autoriza comissionados a determinar sigilo de informações públicas por até 25 anos. Veja o decreto

24.01.2019 10:47 13

Publicidade

13 respostas para “Governo autoriza comissionados a determinar sigilo de informações públicas por até 25 anos. Veja o decreto”

  1. Dila Costa disse:

    O supremo não pode derrubar esse decreto? Que coisa, heim, assinado as pressas, e pelo Vice presidente. Tá errado, isso aí, gente.

  2. Edison Sampaio disse:

    Não vejo com bons olhos esse Decreto. Chego mesmo a suspeitar que há muita má intenção por trás. Ora, se avançamos com a legislação em prol da transparência, como é possível regredirmos com uma canetada dessas? Acho, porém, que essa coisa não persistirá, pois isso cheira a regimes ditatoriais. Para mim, essa é mais uma das mancadas do governo Bolsonaro, ou seja, algum assessor faz uma coisa que daqui a pouco é desfeita…
    Há um minuto eu dizia que botava é nesse governo. Agora, sei não, já tenho minhas dúvidas.

  3. luciano damiao disse:

    péssimo sinal, não sei porquê mas estou com maus pressentimentos sobre esse governo, Ah já vou avisando não sou petista, nem esquerdista..

  4. wzfr disse:

    RETROCESSO E DECEPÇÃO, E A PROMESSA DE TOTAL TRANSFERÊNCIA NO GOVERNO BOLSONARO?

  5. Valdir disse:

    Acho temeroso esse decreto, pois vai na contramão das promessas de campanha, uma vez que aumenta, e muito, o leque de pessoas que podem “impor” sigilo a documentos, contratos públicos.
    Imaginemos, por exemplo (não que vá acontecer. É hipótese), que o General Mourão seja beneficiado de alguma forma no BB, com taxa zero em um empréstimo. Aí seu filho que é Assessor do presidente do BB pode determinar “sigilo” desse contrato.
    Não me parece uma boa ideia, até porque o mundo não vai acabar e os governos mudam…
    Deveria ter restringido mais, e não ampliado o número de pessoas que podem determinar sigilo.

    • luciano damiao disse:

      perfeito.

    • Edison Sampaio disse:

      Valdir, ainda agorinha, como lhe disse, botava muita fé no governo Bolsonaro, mas com esse Decreto do Mourão já comecei a balançar. Será que ele assinou esse trem pesado SEM o conhecimento do Chefe? Dia desses, antes de assumir a Presidência, ele (o Mourão) prometeu que ficaria “bonzinho”; que nem sairia do seu gabinete; que seria discreto…

      (A propósito, Valdir, esse negócio de Capitão posar de superior a General é algo muito estranho no meio militar. É como um papa pedir “bença” a um padre…)

      • Valdir disse:

        Espero que o Bolsonaro anule esse decreto. Hoje saiu mais uma: O BC tirou do texto de uma regulação de lei, o monitoramento pelos bancos a movimentações atípicas de “parentes” de politicos. Aquele monitoramento que os bancos fazem e informam ao COAF.
        Outra farra que tem que acabar é o auxílio a mudança para os deputados reeleitos. E é tão grave, que nesse caso o deputado não realiza nenhuma mudança, pois vai continuar a morar no mesmo imóvel em Brasília e recebe em dobro (pelo fim do mandato e pelo início do outro mandato). É mole ou quer mais?

        • Edison Sampaio disse:

          Essa farra do auxílio mudança, como foi noticiado, a justiça já barrou.
          Bons ventos sopram… Esse Decreto do Mourão é uma brisa que não subsistirá de jeito nenhum.

  6. André Luiz disse:

    Mourão com sua reputação ilibada sabe o que está fazendo. Se é para o bem do país acabar com a bagunça das falácias, parcialidades, mentiras e matérias tendenciosas por parte das mídias podres e jornalecos sem noção a fim de denegrir o atual governo e sua equipe, parabéns pela iniciativa e viva a governabilidade …..

    • Edison Sampaio disse:

      Quase lhe dou razão, André Luiz, mas esse Decreto do Mourão é pesado demais e não soa bem para um governo que se inicia. Há outros meios para se defender de fofocas e “outras notícias inconvenientes: em primeiro lugar, vem justamente a transparência e, em segundo lugar, a gestão efetiva, eficaz e… transparente! Ou não estamos em uma Democracia plena?

      • André Luiz disse:

        Não queremos leveza e sim DESENVOLVIMENTO com qualidade de vida para quem trabalha, estuda e rala de 8:00 ás 18:00 hs. Penamos durante 30 anos com a transparência da impunidade, dos desmandos, das falcatruas, dos interesses escusos colocando o rabo entre as pernas e não fazendo nada protestanto somente na fila da padaria. Talvez não conheça os “políticos” bandidos que ainda existem nas intituições ávidos em denegrir e comprometer a nova equipe. Austeridade com desenvolvimento , ORDEM E PROGRESSO !.

  7. Antonio Carlos Jr Zamith disse:

    tem que ter segredo tem , mas DAS 101.6 é exagero. o exemplo ruim da máfia pt no BNDES criando sigilo em suas negociatas com quem entregou Bilhões de U$ para encobrir negociatas internacionais é exemplo do que se pode fazer de ruim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie

Receba notícias também via