Sábado, 10 de Março de 2012

Colunistas

PTB quer exigir ficha limpa também do eleitor

O partido quer tirar dos eleitores com condenação na justiça o direito de votar. Pode ser um tiro no pé: afinal, Roberto Jefferson é réu no mensalão. A informação é de Leandro Mazzini, na Coluna Esplanada

Tiro no pé? Réu no mensalão, Roberto Jefferson defende regra de ficha limpa que pode acabar se voltando contra ele - José Cruz/ABr

Extra
PTB de Jefferson quer ficha limpa para eleitor
Partido presidido pelo ex-deputado Roberto Jefferson, réu no processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal, o PTB deve discutir em breve a implantação da 'ficha limpa' para seus filiados, ideia dele, e também até para o eleitor, proposta do deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP), procurador da Câmara. Pela ideia, ninguém que tivesse condenação na Justiça por órgão colegiado poderia filiar-se ao partido. E a proposta de Marquezelli iria mais além: não poderia nem votar. As propostas serão levadas à executiva nacional. Jefferson, porém, quer cautela. "Vamos fazer primeiro a ficha limpa interna, e depois discutir a outra, quando Marquezelli apresentar", diz o presidente do partido.

Cela & urna
Marquezelli justifica a proposta que cercaria o eleitor: ele acha injusto, por exemplo, que os detentos votem nas prisões, respaldados por lei, e cobrem ficha limpa dos políticos.

Telhado de vidro
Ainda na mira da Justiça, Jefferson não se mostra preocupado em dar um tiro no próprio pé: se vier a ser condenado no STF, ele terá, então, de abrir mão da presidência, e do próprio PTB.

Berger no GDF
Swedenberger Barbosa, o Berger, homem de confiança do ex-presidente Lula, entrará no governo do Distrito Federal pelas mãos do governador Agnelo Queiroz (PT). Assumirá o Gabinete Civil, criado para ele, e será homem forte de Agnelo na gestão.

MP no Inca
O MP Federal instaurou Inquérito Civil Público para investigar suspeitas de mau atendimento a pacientes de cuidados paliativos do Instituto Nacional do Câncer. Há denúncias de maus tratos, privação de alimentação e falta de cuidados necessários.

Outro lado
O INCA informa que a unidade de cuidados paliativos é referência nacional, treinando 100 profissionais por ano na área. "A unidade atende quase 12 mil pacientes por ano, de forma humanizada", e recebeu em 2008 Certificação Internacional de Acreditação.

Plateia feminina
As mulheres se interessam mais por arte. O Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília, concluiu que elas respondem por 60% do público nos espetáculos.

Cena de cinema
O senador Magno Malta (PR-ES) discursava na quinta quando, ao citar o colega Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), soltou: "Você até que parece o Harry Potter mesmo!".

Brasil no MIT
Marcos Troyjo, diretor do BRICLab da Columbia University (NY) e professor do Ibmec, faz palestra hoje no conceituado Massachusetts Institute of Technology, na XV MIT Latin America Conference. O MIT é berço das mais avançadas tecnologias.

Alô, Conar
A NET faz propaganda enganosa na TV sobre os 10 Mega de velocidade de sua internet. O máximo que se chega é 8 Mega, reclamam clientes de Brasília. Na maioria dos casos, fica em 5 Mega. E o pacote não tem o valor reduzido, apesar da prova.

Atrasadão
Depois de três adiamentos, deve ocorrer na quarta-feira o julgamento do deputado federal Natan Donadon (PMDB-RO) no STF. Ele é acusado de peculato pelo MP de Rondônia quando ocupou a direção financeira da Assembleia Legislativa.

Piada da Cozinha
De um deputado, ironizando o caso Demóstenes-Carlinhos Cachoeira, sobre a cozinha milionária dada pelo bicheiro ao senador, e o apoio maciço dos colegas ao demo no Senado: "Todo mundo tem um pé na cozinha".


Radar Esplanada
Anda sorridente o líder do PR na Câmara, Lincoln Portela (MG), principalmente depois que o ministro Paulo Passos, dos Transportes, saiu de reunião com a presidente Dilma.

Brasiilll
Ontem à tarde, em seu Twitter, Roberto Jefferson andou irônico: "Esse país tá igual aquele ditado: se cobrir vira circo, se cercar vira hospício".

Ponto Final
O Brasil tornou-se o país líder em adesão às redes sociais na internet.

Com Gilmar Correa e Hosa Freitas

____________________________________

www.colunaesplanada.com.br . contato@colunaesplanada.com.br

Sobre o autor

Leandro Mazzini

Leandro Mazzini

* Leandro Mazzini é jornalista e escritor, pós-graduando em Ciência Política pela UnB. Passou por Jornal do Brasil, Agência Rio, Correio do Brasil, Gazeta Mercantil e Coluna CH. No Rio, cobriu a política fluminense de 1998 a 2007, quando se mudou para Brasília, onde assinou oInforme JB de 2007 a 2011. É apresentador dos programas de debates políticos Tribuna Independente (terças) e Frente a Frente (seg,qua,sex) na REDEVIDA de Televisão, em rede.

Outros textos de Leandro Mazzini.

Publicidade Publicidade