Colunistas

Tudo passa

Gosto muito de ouvir o relato, os vídeos, as imagens, todos os exemplos de histórias de superação e de vitória, nas competições olímpicas, nas tradicionais maratonas, no empreendedorismo, na gestão pública etc. Leio muitas biografias de pessoas que passaram ou estão nesta vida fazendo a diferença para melhorar a vida de outras pessoas.

Observei o que a garra, a determinação, a disciplina, a perseverança, os treinos, a estratégia correta e os estímulos são capazes de gerar: vencedores. E pensei: o que um exemplo assimilado e imitado pode produzir em uma pessoa?

Realizar coisas em nossa cidade, em nosso país, com tantos fatores conspirando contra, é para quem, como diriam meus conterrâneos nordestinos, tem “sangue nas ventas”. É meu estilo vencer adversidades, fazer as coisas com garra, prazer, disciplina e inspirado nos bons exemplos.

Para essa situação, recordo-me de uma bela história que consta dos livros de autoajuda e que agora eu conto.

É a história do sábio chinês que presenteou o imperador com um livro que tinha apenas duas páginas. Ao entregá-lo, o sábio explicou: “No momento mais triste de sua vida, senhor imperador, leia a primeira página e feche o livro. E, no momento mais feliz, leia a segunda. O presente terá atingido o objetivo”. Tempos depois, o azar abateu-se sobre o império. Uma peste matou parte da população; uma praga destruiu a lavoura; bárbaros invadiram as terras, saqueando o que sobrara. Desesperado, o imperador lembrou-se do livro. Na primeira página, somente uma frase curta: “Isso vai passar”.

Incansável e laborioso, o soberano convocou os conselheiros e pediu apoio do povo para expulsar os invasores, debelar a peste e recuperar a lavoura. Mais tarde, sua única filha casou-se com o filho de um imperador vizinho, e os dois países se uniram num único e imenso império. Feliz da vida, o imperador lembrou-se novamente do livro e foi direto à segunda página, onde se lia apenas outra frase curta: “Isso também vai passar”. Moral da história: não devemos nos embriagar pelas grandes alegrias nem nos deixar abater pelas grandes frustrações.

Da mesma forma, para você que vive um momento não tão bom da vida: isso passa; e, para você que obteve uma grande conquista, uma grande vitória, uma grande alegria: isso também passa. O sucesso ou o insucesso dependem da presença ou da falta, dentre outros, dos seguintes elementos: preparação adequada, disciplina, vontade de vencer e pensamento positivo. Pense nisso!

Continuar lendo

Sobre o autor

José Wilson Granjeiro

José Wilson Granjeiro

Bacharel em Administração, professor e palestrante, é autor de 20 livros e criou a escola preparatória de concursos Gran Cursos. Mantém o blog www.professorgranjeiro.com.br Facebook: www.facebook.com/professorgranjeiro.

Outros textos de José Wilson Granjeiro.

Curtir Congresso em Foco no Twitter e Facebook:




Publicidade Publicidade