Colunistas

Para ter prosperidade

Professor Granjeiro enumera pilares que sustentam o sucesso da pessoa próspera

O primeiro pilar é o da ENERGIA, fundamental para qualquer um que deseja ser bem-sucedido em sua empreitada. Consiste na energia que mantém o pique durante todo o processo de busca dos sonhos. Ela o ajuda a enfrentar a maratona de estudos, de qualificação, e a ser mais forte do que o grande desgaste que isso provoca. Constitui virtude moral que tem origem no entusiasmo para exercer o esforço necessário à realização de qualquer tarefa. É qualidade composta de PRESTEZA (pessoas que são alertas, prontas e pontuais inspiram confiança), VIGILÂNCIA (companheira próxima e protetora de todo sucesso, de toda liberdade e sabedoria), ATIVIDADE (pessoas vigorosamente trabalhadoras são os integrantes mais felizes da comunidade) e SERIEDADE (dedicação da mente inteira à tarefa de estudar).

O segundo pilar é o da ECONOMIA, no sentido da concentração de poder, da conservação tanto do capital como do caráter, este considerado como capital mental. Quem domina o pilar da economia tende a ter sucesso mais rápido no aprendizado e, consequentemente, na  conquista de vitórias pessoais e profissionais. O pilar é composto de MODERAÇÃO (capacidade de abster-se do desnecessário e do prejudicial), EFICIÊNCIA (toda habilidade compreende o uso da energia concentrada), ENGENHOSIDADE (homens engenhosos inventam, descobrem, tomam a iniciativa; eles não podem fracassar, pois estão no fluxo do progresso) e ORIGINALIDADE (onde há originalidade, existe o gênio, e os homens de gênio são as luzes do mundo, aqueles que serão bem-sucedidos na jornada de alcançar tudo que desejam).

O terceiro pilar é o da INTEGRIDADE. Diz respeito à honestidade inquebrantável; à capacidade de manter invioláveis promessas, acordos e contratos, independentemente de considerações acerca de perdas e ganhos. O íntegro nunca vai decepcionar, se pautar sua conduta por esse modo de agir. O pilar da integridade é composto de HONESTIDADE (caminho mais seguro para o sucesso, pois o homem honesto tem a visão clara e o olhar firme), DESTEMOR (torre de força que sustenta o guerreiro em todas as situações de emergência, permitindo que ele enfrente corajosamente as dificuldades  e as turbulências, sem jamais esmorecer), DECISÃO (resultado direto da força de caráter, promove a integridade e faz com que a pessoa não desista nunca) e INVENCIBILIDADE (proteção gloriosa daqueles que nunca violam o princípio da integridade e são invencíveis contra todos os assaltos de insinuações, calúnias e falsas declarações; conduta que os leva a superar qualquer obstáculo).

Quem segue esses princípios só tem um futuro: o sucesso.

Mais textos de José Wilson Granjeiro

Continuar lendo

Sobre o autor

José Wilson Granjeiro

José Wilson Granjeiro

Bacharel em Administração, professor e palestrante, é autor de 20 livros e criou a escola preparatória de concursos Gran Cursos. Mantém o blog www.professorgranjeiro.com.br Facebook: www.facebook.com/professorgranjeiro.

Outros textos de José Wilson Granjeiro.

Curtir Congresso em Foco no Twitter e Facebook:



Publicidade Publicidade