Colunistas

Já preparou a sua festa de fim de ano?

Foi um ano de assombros, de sustos, de muitos sobressaltos, protestos e crises constantes. Ninguém consegue prever o amanhã. Pode até soar estranho a gente desejar “Feliz Ano Novo”. Mas, talvez por isso mesmo, é época de se renovar esperanças e se reinventar para os próximos 12 meses.

As festividades de fim de ano podem variar dependendo da cultura e costume dos povos, mas traduzem um espírito de renovação, congregação, compartilhamento. Revivem rituais de celebração, como as festas natalinas e os festejos da virada do ano. A crise econômica já se faz sentir num Natal menos iluminado nos espaços públicos e pode-se apostar que os fogos de artifício na noite da virada serão ouvidos em menor intensidade.

Decoração de Natal em Salvador, Bahia

Mas nas nossas casas, vamos abraçar familiares e amigos e comungar nossas esperanças de tempos melhores e mais promissores. O tilintar de taças que aquece nossos corações e mentes, como a gente vê nas festas de confraternização pelos bares e restaurantes.

Como nos anos anteriores, há fartas opções para encomendas de ceias de Natal e Reveillon. Os endereços gastronômicos tradicionais têm variedades de cardápios para qualquer paladar e bolso. Muitos já viraram tradicionais fornecedores das ceias familiares. Basta você avaliar as opções nos sites ou pegar o telefone e pedir os pratos para degustar em casa.

Uma boa pedida é dar uma olhada nas variedades do bufê Chocolat Glacé. Há vários tipos de menus disponíveis: a Ceia Promocional, a Brasileira, a Sofisticada e a Fit. É possível também encomendar pratos avulsos, salgados e sobremesas. As ceias são completas e a sugestão é que sirvam entre 15 a 17 pessoas.

O cardápio da ceia promocional tem arroz à grega, chester assado, pernil assado com suco de laranja e cebolas carameladas, purê de mandioca, rondeli de ricota e espinafre ao molho branco e farofa de cenoura e milho. Valor total: R$ 590,00. Nas iguarias que compõem a Ceia Sofisticada estão arroz com amêndoas na manteiga, salada natalina com bacalhau, grão de bico e frutas secas, terrine de salmão com vinagrete de manga, alcaparras e erva doce, peru inteiro assado, recheado com couscous marroquino, decorado com frutas ao molho de vinho do porto, tender ao molho de mostarda e mel, mousseline de batata baroa, farofa noite feliz (uvas passas, ameixa e milho verde), ravioli de brie e damasco ao molho branco. Sobremesa: zucotto, rabanadas recheadas com doce de leite e quindão. O valor total fica em R$ 1.350,00.

No Lá em Casa Cuisine D’Amis também há diversas opções no cardápio especial e exclusivo para dezembro. Entre outros quitutes constam: terrine envolta em massa folhada (tamanhos petit, médio e grande); terrine envolta em presunto cru; arroz com cordeiro e frutas secas e salada de bacalhau com grão de bico.

No cardápio especial de Fim de Ano do Marietta também estão diversas opções de pratos, saladas e sobremesas, mas as encomendas precisam ser feitas com antecedência de dez dias. Os pedidos para a ceia de fim de ano encerram no dia 20.

Outra alternativa são as ceias de Natal do Pão de Açúcar, com pratos preparados na rotisserie da rede. Na cidade há muitas outras ofertas em restaurantes e confeitarias, além dos bufês de renome, basta você escolher as delícias para brindar em família.

#Boasfestas!

Continuar lendo

Sobre o autor

Miriam Moura

Miriam Moura

Miriam Moura é jornalista, com larga experiência na cobertura política em Brasília. Trabalhou em jornais como O Globo, O Estado de S. Paulo e foi assessora de Comunicação em tribunais superiores, como STJ, TST e CJF. É diretora de Consultoria e Treinamentos na Oficina da Palavra e In Press Oficina.

Outros textos de Miriam Moura.

Curtir Congresso em Foco no Twitter e Facebook:




Publicidade Publicidade