Colunistas

Espumante é a bebida para celebrar!

"Logo iremos ler as disputadas listas dos melhores vinhos do ano, que costumam ser publicadas em dezembro. Mas a coluna adianta aqui algumas dicas, se o leitor quiser abastecer a adega para brindar com a família e amigos"

As festas de final de ano são o momento ideal para se pensar em “beber estrelas”, na frase célebre do monge beneditino Dom Perignon, na França, ao se referir ao recém-descoberto espumante, o vinho que borbulhava. O espumante é a bebida da celebração, acompanhante oficial de comemorações, o drinque que marca os momentos felizes. Em taças flutes, é estampado nas fotos em que aparecemos sorrindo, levantando os braços e dizendo “tim-tim”!

Logo iremos ler as disputadas listas dos melhores vinhos do ano, que costumam ser publicadas em dezembro. Mas a coluna adianta aqui algumas dicas, se o leitor quiser abastecer a adega para brindar com a família e amigos. Em 2017, o espumante brasileiro Moscatel da Casa Perini foi eleito em quinto lugar do top 10 melhores vinhos do mundo, pela Associação Mundial de Jornalistas e Escritores de Vinhos e Licores. É bom lembrar que moscatel é o tipo de uva para vinho doce/suave. As uvas clássicas do champanhe francês são Chardonnay (branca), Pinot Noir e Pinot Meunier (tintas).

Reprodução

"Em 2017, o espumante brasileiro Moscatel da Casa Perini foi eleito em quinto lugar do top 10 melhores vinhos do mundo"

Em dezembro de 2016, os espumantes brasileiros eleitos pelo prestigiado colunista de vinhos Jorge Lucki foram o Lírica Crua (Vinícola Hermann), o Gran Legado Champenoise, o Cave Geisse Brut Nature e o Pizzato Nature, na categoria melhores rótulos do Novo Mundo. Na lista de melhor-relação custo benefício estavam o Aracuri Brut Chardonnay, o Campos de Cima Extra-Brut 2011, o Dom Giovanni Nature Champenoise e o Batalha Nature. Daqui a poucos dias sai a nova lista, mas os rótulos listados em 2016 continuam boas apostas.

Os coquetéis feitos com espumante também estarão presentes em muitas festas, como o Aperol Spritz, drinque feito com licor italiano feito de raízes (mencionado na coluna de 22 de junho, “Vamos fazer um brinde aos bons coquetéis”?)

A boa notícia é que temos no Brasil muitas opções de espumantes de boa qualidade, a preços e sabores variados para agradar a paladares diversos. Uma pesquisa feita em parceria pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Sebrae e o Instituto Brasileiro de Vinho (Ibravin) revelou que Brasília é a cidade que mais consome espumante no Brasil. Por ano, os brasileiros consomem 1,8 litros de espumante, média bem abaixo da registrada pelos franceses, de 3 garrafas/ano por pessoa.

A coluna deseja que a todos bons motivos para celebrar em 2018! Muitas selfies!!!

Continuar lendo

Sobre o autor

Miriam Moura

Miriam Moura

Miriam Moura é jornalista, com larga experiência na cobertura política em Brasília. Trabalhou em jornais como O Globo, O Estado de S. Paulo e foi assessora de Comunicação em tribunais superiores, como STJ, TST e CJF. É diretora de Consultoria e Treinamentos na Oficina da Palavra e In Press Oficina.

Outros textos de Miriam Moura.

Curtir Congresso em Foco no Twitter e Facebook:




Publicidade Publicidade