Colunistas

5 dicas de como fazer sua casa parecer maior

Quando o espaço é reduzido, todos os truques possíveis são necessários para garantir mais conforto ao ambiente e deixá-lo a cara de seus moradores. Veja dicas infalíveis para por em prática já!

 

Use e abuse de espelhos

Os espelhos são ótimos aliados quando se trata de ampliação de espaços, pois tendem a dar profundidade ao ambiente. Podem ser fixados na parede ou encostados, mas o ideal é que ele cubra toda ou boa parte de uma parede. A colocação deles em quinas é um ótimo truque para a criar ilusão de ótica de que o espaço é bem maior. Prefira posicioná-los de frente às janelas para garantir uma excelente luminosidade ou a locais que possam refletir um perímetro maior de paredes.

(Arquiteta Daniele Franco)

Prefira cores claras

Pinte as paredes em tonalidades claras. Isso irá proporcionar maior conforto ao espaço sem nenhuma sensação de clausura. Caso opte por revesti-las com papel de parede, prefira os menos estampados ou com estampas em linhas horizontais, pois criam a ilusão de ótica de que o ambiente é mais amplo. Esqueça os papéis escuros ou com desenhos pequenos, isso faz com o que o espaço fique cheio e aparenta ser menor!

(Arquiteta Claudia Albertini)

Móveis com dupla funcionalidade

Cama que vira mesinha de escritório ou que possui gaveteiros, mesas retráteis, sofás em “L”, cama beliche… Vale tudo na hora de deixar um espaço super funcional! As lojas de departamentos e até de modulados já contam com opções “dois em um”. Opte por mesinhas e pufes em formato redondo ou oval. Isso economiza espaço e evita que qualquer acidente aconteça.

Tudo ao alto

Para ganhar espaço de circulação, aposte em prateleiras, nichos e armários altos para guardar objetos que não são usados com frequência, como por exemplo, malas, casacos pesados, livros, etc. Isto também ajuda na organização do espaço.

(Arquiteta Fernanda Marques)

Iluminação caprichada

Uma iluminação bem funcional e projetada para o espaço faz milagre! Acredite se quiser. Procure um profissional habilitado para que ele possa estudar a melhor solução para o espaço. Procure sempre criar cenas em interruptores, sendo as gerais e as iluminações indiretas. Dessa forma, teremos a iluminação funcional e aconchegante em um mesmo ambiente.

(Arquiteta Chris Silveira)

Continuar lendo

Sobre o autor

Daniele Franco e Beatriz Venâncio

Daniele Franco e Beatriz Venâncio

Daniele Franco é arquiteta formada pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub) e sócia da Benfatto Projetos Integrados. Beatriz Venâncio cursa o último período de Arquitetura no Centro Universitário de Brasília (UniCeub) é e sócia da INOV Arquitetura. Juntas escrevem na coluna #Ohlaemcasa

Outros textos de Daniele Franco e Beatriz Venâncio.

Curtir Congresso em Foco no Twitter e Facebook:




Publicidade Publicidade