Só democracia livrará o país de momento “turvo” e “caótico”, defende Randolfe

Paulo Negreiros/Congresso em Foco

Randolfe recebeu prêmio das mãos de Achilles Frias, do Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz)

Intervenção militar, saída fora da política, nada disso livrará o Brasil do atual momento “turvo” e “caótico”, avalia o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Considerado o melhor senador por jornalistas que cobrem a Câmara e o Senado, no Prêmio Congresso em Foco 2017, Randolfe diz que a crise exige dos políticos a renovação de sua “profissão de fé”.

 

“Creio firmemente no Estado democrático de direito, a melhor invenção que a humanidade teve nos últimos 200 anos. A democracia, como dizia Winston Churchill, é o pior dos regimes salvo todos os outros”, discursou na cerimônia de premiação, na última quinta-feira (19). “Não há vida fora do Estado democrático de direito”, acrescentou.

Para o senador, que foi o quinto mais votado na consulta popular, é preciso renovar a crença no povo brasileiro e na república, na acepção da palavra. “Queria reafirmar minha fé na república e no que ela significa, no que foi inventado pelos romanos há mais de 2 mil anos, o respeito à coisa pública. A corrupção não corrompe somente o Estado, corrompe a sociedade e as gerações que virão”, defendeu o senador, que foi um dos destaques na categoria especial “Combate à Corrupção e ao Crime Organizado”, na votação do júri.

<< Os premiados e os votos de cada parlamentar no Prêmio Congresso em Foco 2017

No encerramento de seu discurso, Randolfe citou o antropólogo e ex-senador Darcy Ribeiro e o poeta português Fernando Pessoa. “Quero reafirmar a fé no povo brasileiro. Como dizia Darcy Ribeiro, multimiscigenado, multiétnico, diverso, a mais bela realização deste país. Como dizia Fernando Pessoa, ‘não sou nada, não serei nada, não pretendo ser nada. À parte tudo isso, carrego em mim todos os sonhos do mundo’”, discursou.

O Prêmio Congresso em Foco teve o patrocínio e apoio da AmbevAnabbGoverno de Mato GrossoUberAPCFAnffa SindicalSinprofazAnfipAnadefAMBCiclo de GestãoFebrafiteAbrigOAB-DFSindicato dos Jornalistas

<< Veja imagens do Prêmio Congresso em Foco 2017

<< Jean Wyllys celebra diversidade e repudia fascismo ao receber Prêmio Congresso em Foco

<< Eduardo Bolsonaro defende ditadura e é vaiado na entrega do Prêmio Congresso em Foco

Patrocínio:


Apoio:

 

Apoio Institucional:


Continuar lendo

Publicidade Publicidade