Em jogo, a prefeitura de Manaus

Manaus (Amazonas)

Com nove candidatos a prefeito, Manaus tem uma das mais acirradas – e polêmicas – disputas entre as capitais brasileiras. PMDB, PSDB e PCdoB protagonizam as movimentações e ataques mútuos, com destaque para a briga particular entre o ex-senador Arthur Virgílio (PSDB) e a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB). Derrotado pela comunista nas eleições de 2010 para senador, Virgílio foi à Justiça Eleitoral com denúncia de compra de votos por parte de Vanessa. A denúncia não prosperou.

O PMDB cedeu às pressões da presidenta Dilma em nome da aliança entre PT e PCdoB em Manaus. Em 27 de junho, o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB), abriu mão de sua candidatura para não atrapalhar os planos de Grazziotin, aliada leal ao governo Dilma. Nesse contexto, também valeu a interferência de Eduardo Braga, ex-governador do Amazonas, nas intenções da deputada federal Rebecca Garcia (PP). Bem avaliada nas intenções de voto, a jovem parlamentar também saiu da disputa depois que o senador, segundo reportagem deste fim de semana da revista Época, alertou-a de que ela sofreria ataques em uma “campanha sórdida”, com direito a divulgação de fotos e vídeos íntimos (leia mais).

Com a saída de Rebecca, Serafim Corrêa, que a seguia de perto nas pesquisas, passa a liderar a corrida. Ele tem no seu encalço Pauderney Avelino (DEM), apoiado pelo PRB; Sabino Castelo Branco (PTB), apoiado pelo PSDC; Luiz Navarro (PCB); Serafim Corrêa (PSB); Henrique Oliveira (PR); Jerônimo Maranhão (PMN), e Herbert Amazonas (PSTU), os cinco últimos com chapas puras (prefeito e vice do mesmo partido).

DEM – Pauderney Avelino (vice: Ivo de Assis – PRB)
PCB – Luiz Navarro (vice: Marcelo Leitão – PCB)
PCdoB – Vanessa Grazziotin (vice: Vital Melo – PT)
PMN – Jerônimo Maranhão (vice: Rodrigo Frota – PMN)
PR – Henrique Oliveira (vice: Wilson Wolter – PR)
PSB – Serafim Corrêa (vice: Marcelo Ramos – PSB)
PSDB – Arthur Virgílio (vice: Hissa Abrahão – PPS)
PSTU – Herbert Amazonas (vice: Ivete Egas – PSTU)
PTB – Sabino Castelo Branco (vice: Cícero Lima – PSDC)

Continuar lendo

Publicidade Publicidade