Sábado, 29 de Abril de 2017

Cinco nomes na disputa pelo Rio

Veja quem são os candidatos na corrida pelo comando da capital fluminense

Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)

Cinco candidatos estão no páreo para a Prefeitura do Rio. Tentando a reeleição e com o apoio do PT e seus populares cabos eleitorais – a presidenta Dilma Rousseff e seu antecessor, Lula –, Eduardo Paes (PMDB) capitaliza neste início de campanha as recentes realizações da cidade em âmbito internacional, como a conferência do meio ambiente Rio+ 20. As conquistas da cidade no setor de segurança pública, com dezenas de favelas pacificadas, embora uma atribuição do governo do Estado, também contam a favor do peemedebista, que tem cerca de um terço das intenções de voto, segundo institutos de pesquisa.

Na oposição a Paes está a chapa de famílias políticas formada pelo deputado Rodrigo Maia (DEM), filho do ex-prefeito César Maia, e sua vice, a deputada estadual Clarissa Garotinho (PR), filha do deputado federal e ex-governador do Rio Anthony Garotinho. Mesmo com o esteio da experiência de seus pais, Rodrigo e Clarissa figuram atrás do candidato do Psol, Marcelo Freixo, nas pesquisas eleitorais.

Responsável pela CPI das Milícias na Assembleia Legislativa do Rio – papel retratado no filme Tropa de Elite –, Freixo tem como vice Marcelo Yuka, músico (ex-baterista da banda O Rappa) que ficou tetraplégico depois de levar um tiro em assalto na cidade. A identificação de ambos com causas de apelo social levaram diversos artistas a formar uma espécie de comitê cultural de campanha em apoio a Freixo, com adesão de nomes como Caetano Veloso e Chico Buarque. Além dos já mencionados, Aspásia Camargo (PV) e Otávio Leite (PSDB) estão na disputa.

PV – Aspásia Camargo (vice: Alfredo Piragibe – PV)
PMDB – Eduardo Paes (vice: Adilson Pires – PT)
Psol – Marcelo Freixo (vice: Marcelo Yuka – Psol)
PSDB – Otávio Leite (vice: Geraldo Nogueira – PSDB)
DEM – Rodrigo Maia (vice: Clarissa Garotinho – PR)

Continuar lendo

Curtir Congresso em Foco no Twitter e Facebook:

Deixe um comentário

comments powered by Disqus
Publicidade Publicidade