Congresso em Foco

Relator apresenta parecer favorável ao fim do exame da OAB

11.08.2015 14:57 94

Reportagem Em
Publicidade

94 respostas para “Relator apresenta parecer favorável ao fim do exame da OAB”

  1. Lucho disse:

    Só consigo ver duas categorias de pessoas que querem o fim da prova da OAB. Donos de uniesquinas vagabundas e alunos que se formaram nessas uniesquinas vagabundas (na verdade, que compraram o diploma).

    Em qual dessas categorias o Bostanaro se enquadra?

  2. Anderson Benedictis disse:

    Ahhhh só para esclarecer sou bacharél, sou inscrito na ordem, tenho colegas advogados que me ligam para pedir esclarecimentos sobre determinada área, assim como ligo para pedir, nas áreas que não me identifico e assim trocamos clientes, indico para eles e eles indicam para meu escritório pois atuamos mais na crime……só para concluir, desde quando me formei fiz 2 exames, 36 pts e 39 pts na primeira tinham 8 questões anuláveis e na última que fiz 5, isso dito por especialistas da área, resumindo sabe quantas anularam?….nenhuma……..aí ví que o objetivo é realmente DINHEIROOOOOO

  3. Anderson Benedictis disse:

    Absurdo é vc cursar 5 anos e não poder exercer a profissão, absurdo é,
    pagar R$220,00 para fazer o exame, absurdo é, tirar a competência do
    MEC, absurdo é, ir direto contra lei que está no art 5° da constituição,
    se realmente fosse essa a intençao de formar bons advogados, que a OAB
    ajudasse na formação dos bacharéis, ajudando a partir do 8° semestre e
    só desse o canudo depois que estivesse apto, isso acontece no Brasil pq é
    um País de corruptos e que só visam….DINHEIROOOOOOO

    • Lucho disse:

      Absurdo é alguém fazer cinco anos de direito e depois não passar numa prova que cobra única e exclusivamente noções de… direito.

      A mesma coisa se aplica a quem faz prova de residência médica.

  4. Gomes disse:

    Há deixo repetir o que meu prof. da pós em previdênciario fala, se todos os advogados e bachareis advogassem só para previdência, ainda iria faltar advogado. Então é balela esta do mercado ficar suprimido, só de aposentados hoje temos 30 milhões e todo dia almenta. Alguem mais que falar de reserva de mercado? Lembrem disto a mosca vai aonde tem cheiro de comida, ou não é?

  5. Gomes disse:

    Tenho varios exemplos de bachareis que passaram na OAB por uma matéira das quais podem ser prestadas e ele quando passa não sabe bolufas das outras Penal, Trabalhista, Civil, Constitucional, Empresarial, Tributário em fim, as vezes só estudou aquilo para passar e pronto, não tem vida e alma na matéria e em seu dia a dia, pois é estudar para o AOB é uma coisa, agora vida é vida e já muitos passarem vergonha nas mesas de conciliação trab. Civél e Criminal. Então concordão que todo o exame é balela pura é um grande caça níquel dos cursinho e editoras e outros mais, virou um nicho de mercado. E vai ser sempre assim, enquanto os brasileiros pensar há eu passo e quero que o resto se expluda. Não tem mais objetivos a lançar nesta conversa. O que não aprova nisto tudo é a seriedade, para com as pessoas.

  6. Michelly Alves Pacheco disse:

    vou dar mais umas alfinetadinhas, em alguns supostos “colegas”, meus caros “amigos”, não se preocupem, o exame esta no fim, acabou a farra da OAB. sabe o que eles iram fazer?, vão aumentar a sua e a nossa anuidade, esta bom pra vc? fique tranquilo, se tiver competência, vcs se manterão na profissão, se não tiverem vão pra feira, já vi advogados que atuam na área civil, que foi fazer pós comigo na área criminal, que não sabia o que era uma dirigência rsrsrrs, e diz advogado com exame, e ai? que me diz disto? exame mostrar que as pessoas sabem tudo?, acho que não.

  7. Michelly Alves Pacheco disse:

    outra coisa que percebo nestes sites que pessoas dão sua opinião ao contrario do que esta acontecendo os fatos, mas não mostram sua face porquê?, meu estamos num pais democrático de direito, coloca sua cara no sol amigo, fica com blablabla bla, faça igual, mostre-se, eu não concordo com exame de ordem, nunca concordei com isto, fim de papo.

  8. Michelly Alves Pacheco disse:

    no meu ver, isto está demorando demais já deferiam deferir o fim do exame, logo, não sei que tanto discutem, uma vez que isto pela constituição é tida como inconstitucional, se já viram isto, porquê tanta demora?, isto que não da para intender.

  9. André Cabral disse:

    Sou advogado faz 10 anos, sendo que prestei o Exame da OAB e obviamente passei, e sendo assim, sou favorável a aplicação do exame. Devemos lembrar que o curso é de Direito onde o bacharel poderá prestar diversos exames ou provas para ingresso em diversas carreiras jurídicas. Não é a toa que já ouvi que “certa pessoa é formada em advocacia”, e meu ouvido acabou doendo. O exame é necessário e acaba filtrando quem não entende absolutamente nada de direito.

  10. LEONEL MENEGHINI disse:

    ATE QUE EN FIM UMA BOA NOTICIA – PRA QUE O EXAME?????? – SO PRA SLVAGUARDAR O MERCADO PRA UMA MEIA DUZIA DE ADVOGADOS – CHEGA DESTE EXAME – SO A OAB TEM ISSO – SO NO BRASIL DOS PTEBAS.

  11. Mariana Lins disse:

    Antes do exame tínhamos excelentes profissionais e péssimos também, assim como nos dias atuais com o exame. E como já foi relatado em outros comentários o principal papel da OAB que é fiscalizar , diante de tudo quem vem acontecendo no meio jurídico, percebemos que está deixando muito a desejar, o rigor maior está nas taxas abusivas que cobram dos bacharéis, sem contar que qualquer um está sendo aprovado, então não vejo tanta importancia a não ser para os próprios membros! Os bons profissionais sempre se destacam independentes de pagar taxas para a AOB ou não, já que nem existe rigor no exame para diferenciar o bom do ruim. Fim a esse cooperativismo!!!!!!

    • JOSE disse:

      Excelente colocação em suas palavras, todas as palavras no lugar certo. O mercado de trabalho selecionam muito bem os excelentes profissionais. A OAB NÃO servem para nada, cobram taxas abusivas, escravizam a categoria, EXPLORAM OS BACHARÉIS, NÃO GERAM EMPREGO, NÃO E CONCURSO PÚBLICO.
      Enfim, não é autarquia, não funcionam como apoio do MEC, não e órgão público, apenas uma espécie de sindicato desfaçado da categoria. A OAB uma entidade corrupta aliados a políticos, como deputados federais e senadores corruptos que são comprados pelos lobistas pago pela OAB em trocas de favores políticos e leis inconstitucionais, como a obrigatoriedade do exame da OAB.

  12. Guilherme disse:

    Todo os que são favoráveis ao fim do exame da ordem não entendem nada de direito. Não sabem que o advogado exerce um munus público, nem percebem a dimensão e a importância dessa prerrogativa. Percebe-se, portanto, o porquê de não passarem no exame.
    E ainda há a desculpa de que há gente competente e inteligente que nao consegue passar. Ora se realmente possuem esses atributos, então por que não conseguem passar? É como dizer que sabe tudo sobre todas as matérias, melhor até que os professores, mas não consegue passar no vestibular.

  13. Antonio Carlos Scalandre disse:

    Por que os incompetentes sempre querem facilidades ?

  14. Antonio Carlos Scalandre disse:

    Já que estamos nessa toada, vamos abolir o exame para tirar carteira de motorista.

    • rogerio disse:

      exames para dar permiçao ao contribuinte para dirigir e uma das maiores repreçao contra a classe mais pobre,ou seja e uma corrupçao muito grande,pois na maioria das veses o cara dirige a vida toda,sem a cnh e se for faser as provas vai reprovar,enquanto isso aqueels com suas cnh estao no tranzito fasendo merdas e tirando vidas,

      • Lucho disse:

        A sua ortografia me causou câncer.

        Isso que dá quando o governo dá computador para quem sequer sabe manejar um lápis. MALDITA INCLUSÃO DIGITAL!!!

        Volta para a escola favelado (isso se você um dia frequentou uma).

        • rogerio disse:

          maldita bolça familia que coloca vagabundo no mundo da vadiagem,vai trabalhar vadiu inutil,deixe de faser vergonha aos seus pais,quanto a minha ortografia to de boa,pois nao te devo nada,se tiver incomodado,morra que vc vai se sentir bem melhor.

          • Lucho disse:

            Ui, o macaco quer que eu morra. E também veio falar dos meus pais.

            Mais vergonha deve ter os teus pais do teu analfabetismo. Isso se você souber quem é o seu pai, maldito incluído digital.

            E quem precisa de bolSa família aqui certamente não sou eu.

          • rogerio disse:

            ok vc nao gosta dos meus erros de altografia,mais vem ca,te devo alguma coisa marginal?

          • Lucho disse:

            Sim, fedorento, você me deve. Deve-me novos olhos pois os meus sangraram e explodiram após eu ver o seu show de horrores de escrita.

            Dar computador para favelado que não sabe sequer manejar um lápis só poderia dar em merda.

          • rogerio disse:

            sorria vc esta sendo enquadrado no crime de injuria,discriminaçao social,e por acedio moral,mesmo, sendo pela internet nao deicha de ser crime,sera lavrado um boletim de ocorrencia,e o senhor sera intimado a depor.(art. 147 do Código Penal):, (art. 139 do Código Penal);

        • rogerio disse:

          seu problema com minha escrita e unicamente seu,meta os dedos no cu e rasga seu fedorento,carniça,da favela.

  15. Torrinho Souza disse:

    tem de encerrar esta festa da OAB. anos enriquecendo seus dirigentes. a liberdade de exercer a profissao pertence ao povo por garantia da constituição federal

  16. Rene Farias disse:

    é a cara do BRASIL de hoje…..crianças passando de ano e se formando sem saber ler e escrever…..e agora….vão inflar o mercado de bacharéis em direito sem a mínima capacidade, conhecimento, ética e caráter….pois vão ser os futuros advogados de portas de cadeia…aguardando para defenderem vagabundos, bandidos, estupradores e políticos corruptos…..estamos caminhando para o fim deste país…infelizmente…

  17. Pedro Ribeiro disse:

    Já que hoje em dia tudo é fobia, preconceito e vitimismo ( e a OAB é grande defensora disso) por que não considerar que o exame da OAB também é preconceituoso e vitimiza os advogados? Por que tanta fobia contra os advogados? Não existe exame assim para outras profissões. Abaixo o preconceito! Pelo fim do exame preconceituoso da OAB!

  18. Guilherme disse:

    Isso é coisa de gente que não consegue passar ou tem um filho nessa situação. Todo mundo sabe que existe o exame, se acha que não vai ter condições de passar, então vá seguir outra profissão.
    Mas já vi muita gente que não consegue passar por um motivo que chega a ser tragicômico: O sujeito passa anos estagiando em uma determinada área, mas porque ouviu dizer que o exame penal ou trabalhista é mais fácil, escolhe uma dessas opções no exame, mesmo sem nunca ter tido contato com a matéria fora da sala de aula. Daí fica anos tentando, até conseguir. Depois volta pra sua área de atuação original… Vai entender…

    • Jorge Haddad disse:

      Concordo.
      Direito é escolha para quem gosta de ler e estudar. Quem não gosta deve escolher outra profissão e não ficar reclamando por não conseguir passar no exame da OAB.
      Além do que, entendo que o exame precisa ser aprimorado, talvez com a inclusão de uma etapa oral e um reforço ainda maior na cobrança dos conhecimentos de Ética e do Estatuto da Advocacia.

  19. موريلو كارفاليو disse:

    Essa parte de “o mercado” selecionar quem é bom ou mau advogado vai ser a mais interessante: um monte de gente perdendo prazos judiciais, perdendo causas importantes, enquanto o suposto advogado “testa” suas habilidades…

  20. Baiano Contador disse:

    Nossa tava na hora esses conselhos de classe CRC e OAB se acham acima de
    qualquer lei, puro corporativismo e abusa de poder…………………..

  21. Cecília Silva disse:

    Com a carrada de semi alfabetizados que a “pátria educadora” joga no mercado… Ao menos teremos mais com o que rir.

    • rogerio disse:

      a senhora e uma iguinorante totalmente desinformada quando fala de um analfabeto,pois a maioria dos acidentes e provocada por gentinha assim como a senhora que passou a vida estudando,e nao aprendeu a dirigir um carro,se informe antes de discriminar quem quer que seja baseado em nivel escolar,e lembre se que a maioria dos produtores que alimenta a naçao com seus produtos,e analfabeto,ou semi analfabeto,sem eles a senhora estaria de buxo vasio.

  22. JOSE disse:

    O exame da OAB, não prova nada, não significa trabalho, não prova competência. A OAB não e órgão público, não e o MEC que decide nada. A OAB somente explora os bacharéis de direito com taxas abusivas obrigatória. Temos que acabar com o cooperativismo e corrupção da OAB, conheço muitos advogados com a carteirinha da OAB que são muito ruim, são totalmente desqualificado, a carteira da OAB não prova ser competente, existem muitos advogados no Brasil, que tem a carteira da OAB são tao ruim que desistem da profissão, não se atualizam, são corruptos. Quem tem competência o mercado seleciona, a OAB não seleciona nada, não serve para nada, a OAB e apenas uma cartel, um monopólio, não geram emprego.

    • Ernando Amorim disse:

      Ruim com o exame pior sem ele. Essa que o mercado resolve é balela, pois até ele resolver inúmeras pessoas serão prejudicadas.

    • Mariana Lins disse:

      Adorei seu comentário, muito objeitvo em suas palavras, disse tudooo!!!!

    • Henrique Dom Fagundes disse:

      PARABÉNS SR. JOSÉ TU TRÁS A NOBREZA NA ALMA E A ALTIVEZ DE ESPÍRITO QUE SÓ OS HOMENS DE BOM SENSO E DE CARÁTER POLIDO POSSUI. OS PARLAPATÕES E NÉSCIOS QUE VEM AQUI VOMITAR ASNEIRAS AQUI NÃO SABE DISTINGUIR CONSTITUCIONALIDADE DE INCONSTITUCIONALIDADE. ESTA ELENCADOS NA CF/88 EM VÁRIOS ARTIGO A SUA INCONSTITUCIONALIDADE. SE TIVER QUE TER UM EXAME DE PROFICIÊNCIA QUE ESTA GABARITADO APLICAR O MEC. E O MEC QUE OUTORGA A DIPLOMA DE BACHAREL EM DIREITO A FIM QUE POSSA GOZAR DE TODOS OS DIREITOS E PRERROGATIVAS LEGAIS. SE O NEFASTO EXAME FOSSE APLICADO PELO O MEC. EU O APOIAVA MAIS E APLICADO E ENCOMENDADO A TERCEIROS A FGV. COM ERROS GROTESCOS PERGUNTAS MAL ELABORADAS CHEIA DE PEGADINHAS. E UMA BANCA EXAMINADORA QUE GANHA PARA REPROVAR PARA O PRÓXIMO CERTAME ARRECADAR MAIS GRANA, E ENCHER O BOLSO SÓ DA PATOTA DA OAB FGV E DONOS DE CURSINHOS PREPARATÓRIOS PARA O EXAME. OS ADVOGADOS QUE TEM A VERMELHA DA OAB E RALAM AS SUAS PANÇAS NOS BALCÕES DOS FORUNS E TRIBUNAIS NEM A COR DESTA GRANA ELES VÊ. E AINDA TEM QUE PAGAR SUA ANUIDADE CARÍSSIMA NO COMEÇO DO ANO. A GRANA FICA COM A PATOTA PORQUE A OAB NÃO PRESTA CONTA DESTA GRANA PARA NINGUÉM. CADA CERTAME SÃO 80 MILHÕES DE REAIS SÃO OFERECIDOS AOS BACHARÉIS 3 EDIÇÕES POR ANO. TOTAL DE 240 MILHÕES POR ANO. E PARA DIZER QUE EU NÃO FALEI DAS FLORES. ISTO E SÓ COM O EXAME FORA AS ANUIDADES DOS ADVOGADOS ARRECADAÇÃO DE XEROX EM TODAS SALAS DE FORUNS E TRIBUNAIS EM TODO PAÍS. POR ISTO SOU CONTRA O EXAME ELE NÃO E SÉRIO NÃO MEDE QUALIFICAÇÃO ALGUMA E IMORAL E INCONSTITUCIONAL.

  23. Ivan Antonio disse:

    O deputado já cometeu vários absurdos, mas nesse caso ele está certo. É preciso acabar com esse corporativismo da OAB. Por que as profissões de médico, engenheiro, dentista, físico, químico, psicólogo, professores, etc, não existe exame para exercer a profissão? Um bom profissional depende da formação e vai ser selecionado pelo mercado de trabalho.

    • Renato disse:

      Simples. Quem se forma em medicina será médico; em engenharia, engenheiro; em odonto, dentista; em química, químico. Mas quem se forma em direito não será necessariamente advogado. A advocacia é apenas uma das profissões possíveis, tal qual a magistratura, o ministério público, a defensoria pública etc. Para todas elas, o interessado tem que se submeter a uma prova, sim.

    • Guilherme disse:

      Ivan Antônio, porque o advogado exerce um munus público, simples assim.

  24. JOSE MILTON DE AGUIAR disse:

    A OAB não serve para nada, chega de explorar os bacharéis. Os empresários donos de cursinhos que ganham dinheiro. Pelo fim do exame da OAB JÁ.

  25. Luiz disse:

    Estas associações só serve para arrecadar mais e impor um modelo de cartel pois quem tem competência se estabelece quem não tem infelizmente o próprio mercado seleciona para o sucesso. Profissional

    • Cláudio Oliveira disse:

      Luiz, pelo visto você está com pena dos bacharéis que não conseguem nem passar na prova da ordem. Se o exame for cancelado, contrate um destes paspalhos para defender os teus interesses.
      Em pouco tempo, quem estará morando debaixo da ponte será VOCÊ.

    • Eduardo Serra disse:

      eu acho que é aí que vc se engana. quando vc é advogado vc paga uma anuidade para a oab. só paga quem passou no exame, se for aprovada essa lei todos terão que pagar. a oab arrecadará muito mais

  26. Luiz disse:

    Todas profissões quando se forma tem o estágio e aí vai se formando um profissional mas como pode um exame comprovar se a faculdade ensinou certo onde está o Mec. Se função de fiscalizar e do governo ministério da educação e não um órgão como este Vamos mudar o Brasil. …… Chega Do club do bolinha

    • Cláudio Oliveira disse:

      Até parece o Min. da Educação fiscaliza alguma coisa. É um cabidão de emprego para os pixulequeiros se pendurarem e cobrarem propina para aprovar as faculdades de fachada que existem por aí. Se fiscalizasse de verdade, metade das faculdades brasileiras estaria fechada.

  27. Fabiano Pereira disse:

    Se com o Exame da OAB, diuturnamente, vemos pérolas no judiciário, imaginem sem. É melhor um monte de bacharéis desempregados (como dizem em alguns comentários) do que clientes pagando e se vendo frustrados por maus profissionais.

  28. Luiz disse:

    Tem que acabar este corporativismo sindical que forma uma elite que só explora o cidadão brasileiro. Parabéns. Senhores que tem o poder de mudar. Sim gastei muito para formar os filhos e os mesmos são explorados por estes sindicatos idiotas as associações sindicatos federação. Agência. Do governo. Não são úteis para a sociedade e sim cabide de emprego. Parabéns. Sr Cunha. E sr deputado. O Brasil tem que mudar. Acabar com o club do bolinha Acabar com a máfia

  29. Wanor Mele disse:

    O exame da OAB não qualifica o bacharel mas apenas dificulta seu ingresso no mercado o qual, inclusive, vai peneirar – por si só – o profissional pois é a atuação do mesmo que mostrará quem é quem nesse concorrido mercado de trabalho. Tem muito advogado com OAB sem a menor condição de advogar tamanha é a ignorância jurídica como tbm tem muito “assistente” jurídico que sabe mais que muitos juízes… O mercado é livre por isso penso que a exigência do exame da OAB já esta superado além de ser ilegal.

    • alberto muritiba disse:

      Essa visão equivocada de alguns mencionando que o fim do exame implicaria no ingresso no mercado de trabalho de um contingente enorme de bacharéis desqualificados, os quais não conseguiriam ter sucesso em uma exame básico de conhecimentos gerais como é o da OAB é descabida, se assim fosse, médicos e enfermeiros que lidam com a vida deveriam ter também um exame.Acho que o mercado se encarregará de peneirar os bons e exclui os medianos na labuta jurídica. Parabéns ao congresso e a Eduardo Cunha em acabar com essa farra de cursinhos e arrecadação astronômica em cima da miséria de uma classe que tem todo direito de exercer uma profissão.

      • Ernando Amorim disse:

        Meu caro, o problema é que as faculdades de medicina e de enfermagem não se popularizam como as de direito, querendo ou não há um melhor controle dos formados. Essa tese que o mercado resolve não é de toda verdadeira, pois antes dele resolver várias pessoas serão prejudicadas até que a incompetência do advogado seja notória.

        • alberto muritiba disse:

          Desculpe, respeito seu posicionamento contrário, todavia, descordo em gênero e grau. Medicina lida com vidas e o que mais observo no dia-a-dia são pessoas sendo vitimas de erros médicos. Concordo que para gerir tais ilicitudes existem os Conselhos Regionais e Federal de Medicina, com os advogados devem ser geridos dessa forma, punir aqueles que não corresponderem com as expectativas dos seus clientes tornando público tais processos disciplinares e mostrando ao cidadão o bom profissional. Quanto às faculdades de medicina que ainda não se popularizaram como o nobre colega relatou são nichos de uma elite burguesa, pois só quem pode cursá-las são os filhos de burgueses.

  30. Henry disse:

    Essa prova ai é tão fácil que chega ser ridículo pedir o fim dela kkkkk

  31. valdoni Macedo disse:

    Desafio a todos os advogados na ativa a fazer a prova novamente, vamos ver se passa 20 %, està prova não qualifica para vc exerce a mesma, pois conheço muitos advogados com OAB que são muito ruim, e tbem conheço pessoas que estão advogando sem OAB e que são exelentes. Sou contra a prova e sim a favor de um estagio em um escritorio de advocacia ,credenciado na OAB…pelo certo periodo para que depois possa exercer a profissão…abraços.

  32. Tiago Augustini de Lima disse:

    Cancelem o exame da ordem, e juntamente, fechem todas as universidades com conceito mediano de caráter comercial! EXAMES DO MODELO DA OAB EM TODAS AS ÁREAS DE ENSINO SUPERIOR, DE ANALFABETOS FUNCIONAIS JÁ BASTAM OS POLÍTICOS!

  33. Jose Maria disse:

    Aí o bicho vai pegar, vamos ter um monte de burros exercendo a advocacia. Será um inferno.

    • Camilo Franco da Rocha disse:

      Acho que vai ter muito advogado tendo que estudar pra fazer frente aos novos advogados, ai vão descobrir quem é o burro! O advogado que atua sem exame ou os bacharéis que finalmente poderão atuar sem restrições.
      Somente o mercado vai dizer quem tem habilidades e se manterá na profissão
      .

      • Bueno disse:

        Mas quem não conhece que o advogado é incompetente, vai dar com o burros na água e perder casos legítimos a seu favor. Acho que não vale a pena o mercado filtrar quem é incompetente ou não.

      • Ernando Amorim disse:

        Advogado que atua sem fazer exame? Como assim? Para ser advogado tem que fazer o exame, não há como advocar ser o exame.

        • Mark Lawrynd disse:

          HÁ SIM ME FORMEI EM MARÇO, NÃO FIZ OAB AINDA E TENHO 10 PROCESSOS, PREPARO AS PEÇAS, ENSINO A DISTRIBUIR, VOU JUNTO NA AUDIÊNCIA, E SÓ PERDI UM PROCESSO, POQUE PEDIR DEMAIS.

          • Guilherme disse:

            Não é você que tem dez processos, mas sim o seu chefe. Você atua sob a supervisão dele. Agora se você diz que está atuando independentemente e o advogado só assina sem ler e vai na audiência só por mera formalidade, então alguém terá sérios problemas com a comissão de ética da OAB e com a lei.

          • Mark Lawrynd disse:

            DESCULPA TENHO CHEFE NÃO SÃO TODOS PROCESSOS, DE AMIGOS E AMIGOS QUE INDICAM, JÁ DISSE, VC PRECISA DE UM MINIMO DE COMPETÊNCIA, ESTAGIOS NÃO APENAS EM ÓRGÃOS PUBLICOS, MAS TB PRIVADOS + contensioso de massa. aprendi bastante.

          • Broadway Scheidt disse:

            Pela escrita mal redigida, posso imaginar o nível qualificativo de “advogados” teremos no futuro …

          • Cesar Mormile disse:

            Concordo. Ao que nos parece, o Sr.Mark Lawrynd não é afeito à ortografia e gramática. Logo, torna-se imperioso a manutenção do Exame de Ordem sob qualquer ângulo que se lhe examine a questão com a finalidade de se evitar condutas iguais às praticadas pelo Sr. Mark Lawrynd que, aliás e pela consulta que acabei de realizar no site da OAB (www.oabsp.org.br), sequer, é estagiário. Triste constatação.

          • Mark Lawrynd disse:

            PEGA O EXAME DE ORDEM FAZ UMA ROLHA E SE DIVIRTA.

          • Guilherme disse:

            Primeiro, desliga o caps, porque isso significa que você está gritando; Segundo, concordo com o Broadway, seu texto não é muito claro; Terceiro, pelo que se derpeende de seu texto, realmente está advogando sem OAB e ainda complica os amigos “que indicam”; Quarto, se aprendeu bastatnte, então faça logo o exame oras…

          • Mark Lawrynd disse:

            Sabe de nada tem brecha pra tudo .

        • LEONEL MENEGHINI disse:

          Porque o Exame – eu sei e pra salvar o mercado pra Voçes.

      • Cláudio Oliveira disse:

        Já com exame passa cada figura para advogar, que dá PENA dos clientes. Culpa das dezenas de faculdades caça-níqueis espalhadas pelo Brasil.
        Se com exame da OAB já tem um monte de incompetente atuando, imagine se abrir a porteira então…
        Tinha é que ter provas para admissão em outras profissões, como medicina, engenharia, odontologia…

    • Júlio Cardoso disse:

      Mas já existem mesmo fazendo a prova!!!

    • Geraldo MAIA disse:

      Não concordo com V.sria, aprovação na prova não mede inteligência , muito menos qi! Todos sabemos que esta prova é simplesmente um meio de se limitar o direito de um estudante , de uma família que deixou as vezes de comer para pagar uma faculdade , tentam , fazem cursinhos e mesmo assim ,não passam! Só por isso são burros?!!! Claro que não.Veja bem, um médico ao fazer sua prova de fim de curso é reprovado, continua a exercer a medicina. O que é mais perigoso , um médico clinicando ou um advogando defende seus clientes? Outro ponto importante que vocês desconhecem, a OAB , fiscaliza minimamente a atuação dos advogados. Quanto advogado por este país que se apropria de valores de seus clientes, quantos estão a lesar o pobre , o inocente? Enfim a OAB, restringe a entrada de novos advogados ,mas não fiscaliza a atuação dos seus associados como deveria ,abraços amigo!!!

    • Henrique Dom Fagundes disse:

      VOCÊ TEM TODA RAZÃO JOSÉ MARIA. COMEÇANDO POR VC QUE E O BURRO MESTRE. ME CONTARAM QUE VC AJUIZOU UMA AÇÃO DE REMISSÃO DE DIVIDA. E EM SUA DESASTROSA PETIÇÃO INICIAL. O DOUTO E NOBRE MAGISTRADO EM SEU DESPACHO JULGOU INÉPCIA. VEJAM SENHORES BACHARÉIS O DESPACHO. VOLTE QUERENDO NOBRE CAUSÍDICO EU SOU UM JUIZ DE DIREITO E NÃO UM SACERDOTE PARA LHE CONCEDER A REMIÇÃO DOS VOSSOS PECADOS. BURRO MESTRE ZÉ MARIA ANTES DE PETICIONAR CONSULTE O TEU PAI O PAI DOS BURROS. O DICIONÁRIO.KKKKKKKKKKKKKKKKK

    • LEONEL MENEGHINI disse:

      BURRA E VOÇE – TEM MUITA GENTE MUITO MAIS COMPETENTE QUE MUITOS ADVOGADOS POR AI – O MERCADO E QUEM VAI DIZER QUEM E BOM SE MANTEN NA PROFISSAO O RESTO VAI VIRAR RESTO.

    • aurino v souza disse:

      começa por vc e sua familia,e vc uns dos burros comedor de braquiara

    • aurino v souza disse:

      Começa por vc e sua família, e vc uns dos burros comedor de branqueara, viu a Jose Maria vc deveria ter respeito com as pessoas seu pai e sua mãe em respeito a eles, eles nunca te deram educação seu velho safado, o bicho vai é pegar é vc; olha ok o juiz disse para esse otario abaixo

      =======================================================

      VOCÊ TEM TODA RAZÃO JOSÉ MARIA. COMEÇANDO POR VC QUE E O BURRO MESTRE. ME CONTARAM QUE VC AJUIZOU UMA AÇÃO DE REMISSÃO DE DIVIDA. E EM SUA DESASTROSA PETIÇÃO INICIAL. O DOUTO E NOBRE MAGISTRADO EM SEU DESPACHO JULGOU INÉPCIA. VEJAM SENHORES BACHARÉIS O DESPACHO. VOLTE QUERENDO NOBRE CAUSÍDICO EU SOU UM JUIZ DE DIREITO E NÃO UM SACERDOTE PARA LHE CONCEDER A REMIÇÃO DOS VOSSOS PECADOS. BURRO MESTRE ZÉ MARIA ANTES DE PETICIONAR CONSULTE O TEU PAI O PAI DOS BURROS. O DICIONÁRIO.KKKKKKKKKKKKKKKKK

  34. Fábio disse:

    Seria absurdo. O modelo da OAB deveria ser importado para outras profissões, como a dos médicos e engenheiros, não suprimido. O fim do exame implicaria no ingresso no mercado de trabalho de um contingente enorme de bacharéis desqualificados, os quais não conseguiriam ter sucesso em uma exame básico de conhecimentos gerais como é o da OAB.

    • Jairo Emerson Schmitt de Carva disse:

      Concordo. A culpa é do Governo, que autorizou a abertura de muitas faculdades que não oferecem a devida qualificação. Por isso, entendo que o Exame deve ser mantido.

    • Terceira Onda ★ disse:

      É como o Eduardo Cunha se comporta contra qualquer um que ouse levantar a voz contra ele, é realmente um Gangster ¬¬”

    • Jose Anderson disse:

      Teríamos um grande numero de desempregados como temos até até hoje com exame da OAB

    • Carlos Alberto disse:

      O exame da oab não passa de uma fraude, pois quando o advogado comete absurdos no processo e o cliente o representa na oab, a instituição profissional não o condena, ainda mais quando o cliente o representa sem a contratação de outro advogado.
      Assim ocorre tanto no CRM ou CRE, ou seja os conselhos, principalmente o da oab defendem os seus inscritos. Ora para estudar medicina ou engenharia não é barato, diferente do curso de direito. Ainda mais nossos congressistas são a maioria juristas, fizeram curso de direito, motivo pelo qual temos uma politica corrupta, pois o interesse maior é burlar a Lei e tirar vantagens, ora o médico ou engenheiro não tem tanto conhecimento jurídico a ponto de burlar a Lei, e quem tem?

    • Anderson Benedictis disse:

      Absurdo é vc cursar 5 anos e não poder exercer a profissão, absurdo é, pagar R$220,00 para fazer o exame, absurdo é, tirar a competência do MEC, absurdo é, ir direto contra lei que está no art 5° da constituição, se realmente fosse essa a intençao de formar bons advogados, que a OAB ajudasse na formação dos bacharéis, ajudando a partir do 8° semestre e só desse o canudo depois que estivesse apto, isso acontece no Brasil pq é um País de corruptos e que só visam….DINHEIRO

      • Fábio disse:

        Nada do que você mencionou é absurdo, longe disso.
        Todos que ingressam no curso de direito sabem que terão de fazer o exame de OAB no final do curso. Esse é um incentivo para que estudem mais ao longo da faculdade, visando a admissão nos quadros da ordem.
        O valor do exame da ordem não é superior ao de um concurso ou vestibular. Além disso, aqueles que forem comprovadamente pobres estão isentos de pagar esse valor.
        No que o exame da OAB fere o art. 5º da CF? Você não explicou.
        Quem concede o título de bacharel são as faculdades que tem autonomia para isso. Absurdo que uma entidade como a OAB interviesse nesse processo.
        Fiz recentemente o exame da OAB e posso atestar que seu nível não é elevado. Ele examina apenas se o bacharel possui um nível mínimo para desempenhar sua função.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para a cobertura do Parlamento? O primeiro a revelar quais eram os parlamentares acusados criminalmente, tema que jamais deixou de monitorar? Que nunca renunciou ao compromisso de defender a democracia? Sim, é o Congresso em Foco. Estamos há 20 anos de olho no poder, aqui em Brasília. Reconhecido por oito leões em Cannes (França) e por vários outros prêmios, nosso jornalismo é único, original e independente. Precisamos do seu apoio para prosseguir nessa missão. Mantenha o Congresso em Foco na frente!

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie

Receba notícias também via