“Prêmio vai além do reconhecimento de nossas obrigações”, diz Jean Wyllys

Paulo Negreiros/ Congemfoco

Eleito melhor deputado em 2012, Jean Wyllys acredita que prêmio ajuda população a identificar aqueles que têm compromisso com país

Quando o assunto gira em torno de política, um sem número de chavões são citados, todos com a intenção de denegrir o trabalho dos políticos em nosso país. Mas para o deputado Jean Wyllys (Psol-RJ) essa mentalidade está entronizada na cabeça dos brasileiros porque há muito tempo as pessoas se afastaram do sistema político do país. No entanto, ele acredita que o Prêmio Congresso em Foco é um importante instrumento para aproximar o trabalho daqueles que realmente honram o posto de parlamentares dos cidadãos comuns.

“O Prêmio Congresso em Foco vai mais além do que reconhecer a obrigação de um deputado que é trabalhar, cumprir seu programa, seu plano eleitoral. O Congresso em Foco quer estimular o interesse das pessoas pela política, premiando os deputados que vão além do cumprimento da sua obrigação e que se dedicam verdadeiramente à causas de interesses populares”, afirma.

Em um vídeo feito para o portal iG, onde Jean é colunista do IGay, o deputado aborda o Prêmio Congresso em Foco como instrumento para identificar aqueles parlamentares que vão além das suas simples obrigações. Para ele, por ser muito “demonizada”, a política precisa de representantes que mostrem um trabalho sério. “As pessoas tendem a nivelar por baixo os deputados e senadores e o Congresso em Foco vai contra isso quando ressalta na verdade, a boa política”, diz.

Eleito melhor deputado federa em 2012, Jean concorre novamente nas categorias melhor deputado de 2013 e parlamentar de futuro, que avalia o trabalho de deputados e senadores com menos de 45 anos. Jean acredita que sua escolha se dá por não ceder às pressões de grupos majoritários da sociedade e por continuar defendendo as causas das minorias. “E diante desses preconceitos, é um mandato muito difícil, me faz colecionar inimigos, me faz ser alvo da difamação permanente nas redes sociais. O prêmio ajudou muito a grande maioria a lançar um olhar diferente sobre o meu trabalho”, afirmou.

No vídeo, Jean também comenta uma declaração do ex-presidente Lula. Em artigo publicado no jornal americano The New York Times, Lula disse aos seus leitores que”se nenhum político te representa, busque em você o político que vai te representar”. “Foi o que eu fiz. Como ninguém me representava, decidi virar candidato”, disse Jean.

As votações estão abertas aqui e acontecem até 9 de setembro. De acordo com a última parcial divulgada nesta sexta-feira (19), lidera as votações para melhor deputado, estando a frente, por uma pequena diferença de votos, do seu companheiro de legenda, Chico Alencar (RJ).

O Prêmio Congresso em Foco escolhe, há oito anos, os melhores parlamentares do país. A votação pela internet é monitorada pela Associação Nacional dos Peritos Criminais (APCF). O objetivo é assegurar que, mais do que uma grande quantidade de votos, a votação seja feita com absoluta lisura. Os boletins parciais estão sendo divulgados às 17h das segundas, quartas e sextas-feiras. A última parcial será publicada em 2 de setembro, e os resultados finais serão revelados apenas no evento de premiação, em 26 de setembro, em Brasília.

Já votou? Caso não, vote aqui

Saiba mais sobre o Prêmio Congresso em Foco

Continuar lendo

Publicidade Publicidade