Prêmio foi divulgado em mais de 4 mil matérias em rádio

Reprodução

Agência Radioweb: inserções alcançaram público em potencial de 54 milhões de pessoas

Nunca o Prêmio Congresso em Foco foi destaque em tantas rádios como neste ano. Graças à parceria com a Radioweb, a maior agência de rádio do país, reportagens relacionadas à escolha dos melhores parlamentares do ano foram veiculadas em 1.097 emissoras. Um aumento de 30% em relação a 2012, quando 782 afiliadas da Radioweb divulgaram o prêmio. Durante os meses de agosto e setembro, a Radioweb produziu 11 boletins com dois minutos de duração. Ao todo, foram ao ar 4.147 inserções de material sobre o prêmio e a necessidade de se reconhecer o trabalho daqueles deputados e senadores que melhor representam a população no Congresso. Quase mil a mais do que as 3.170 inserções registradas ano passado.
Este foi o terceiro ano da parceria entre a Radioweb e o Congresso em Foco para a divulgação do prêmio. As pautas abordaram tanto questões que a premiação procura enfrentar, como o descrédito dos políticos, a crise de representação e a necessidade de valorizar o Legislativo como peça fundamental na engrenagem de qualquer democracia. E a própria disputa em si, como os parlamentares mais bem avaliados, sua trajetória, suas opiniões e as razões de serem reconhecidos como bons representantes da sociedade.

Para o diretor da Radioweb em Brasília, Geanone Mousquer, dois fatores explicam o maior interesse das rádios em divulgar o Prêmio Congresso em Foco 2013. Primeiro, destaca Geanone, o reconhecimento por parte dos radialistas de que o prêmio é um instrumento importante de valorização dos bons políticos. “Todos já conhecem o prêmio. O interesse é cada vez maior pelo assunto.” Em segundo lugar, observa, cresceu a procura dos ouvintes por informações relacionadas à política desde as manifestações de junho.

“Há um reconhecimento de que o Congresso em Foco está fazendo a coisa certa ao premiar os bons parlamentares. É importante para as pessoas saber que também há bons políticos. Sem políticos, não há democracia. Sem democracia, o país já sabe o que acontece”, diz o diretor da Radioweb.

As reportagens alcançaram 851 municípios nos 26 estados brasileiros, no Distrito Federal e até no Paraguai, em emissoras que transmitem em língua portuguesa. Só nas cidades sedes das rádios afiliadas, o potencial de audiência chegou a 54 milhões de pessoas (público 68% maior que os 32,2 milhões potencialmente atingidos em 2012).

Cristovam Buarque e Jean Wyllys, os melhores de 2013
Veja a votação final do Prêmio Congresso em Foco

Estímulo à reflexão

Pelo oitavo ano consecutivo, o Prêmio Congresso em Foco distinguiu os deputados e senadores que, na avaliação da população, melhor a representam no Congresso. Na votação pela internet, foram validados mais de 254 mil votos, após auditoria que envolveu a análise da origem do voto e da autenticidade do e-mail utilizado para confirmá-lo, num trabalho cuidadoso e paciente que contou com o monitoramento da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) .

Criado em 2006, o Prêmio Congresso em Foco tem como objetivo estimular a sociedade a acompanhar de perto o desempenho dos congressistas e combater o mito de que todos os políticos são iguais, reconhecendo e valorizando aqueles que se destacam, de maneira positiva, no exercício do mandato.

E os parlamentares não são iguais mesmo. Nenhum dos premiados responde, por exemplo, a investigações criminais no Supremo Tribunal Federal (STF), nem está sob a mira dos conselhos de ética da Câmara e do Senado. Nenhum deles tem também histórico de violações aos direitos humanos. Aliás, todos os congressistas que se enquadravam em pelo menos uma dessas condições sequer puderam ser votados, conforme determina o regulamento.

Patrocinado pela Ambev, o Prêmio Congresso em Foco 2013 teve o apoio da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF, que fiscaliza a votação pela internet), da Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), da Associação Nacional dos Auditores Ficais da Receita Federal do Brasil (Anfip), do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), da ONG carioca A Voz do Cidadão, da Agência Radioweb e do Sindicato dos Jornalistas do DF.

Veja também:

Em vídeo, o sentido do Prêmio Congresso em Foco no Brasil de hoje

Outras informações sobre o prêmio

Continuar lendo

Publicidade Publicidade