Prêmio Congresso em Foco revigora a boa política, diz Ambev

Reprodução

“É dever de todos fortalecer a boa política”, defende Disraelli Galvão, diretor de Relações Governamentais da Ambev

 

Em sua décima edição, o Prêmio Congresso em Foco tem entre os seus principais objetivos valorizar os congressistas que se destacam positivamente em suas atuações parlamentares, além da missão de enfrentar a ideia de que todo político é corrupto, concepção crescente diante dos últimos escândalos de corrupção envolvendo políticos. Essa visão é compartilhada por diretor de Relações Governamentais da Ambev (Companhia de Bebidas das Américas), Disraelli Galvão.

“Esse é um momento muito delicado da nossa jovem democracia. Eu acho que é a hora, definitivamente, de prestigiar os bons exemplos de políticos que podem revigorar a política”, defendeu Disraelli.

Considerada uma das empresas mais valiosas do país em valor de mercado, a Ambev é uma das patrocinadoras do prêmio desde a segunda edição. Para Disraelli, o prêmio é uma forma de mostrar para a sociedade que nem todos os políticos são iguais, além de alertar para a importância de um ambiente político que funcione de forma mais eficiente. “Funcionando de forma ética, transparente e pragmática, o resultado é uma melhora geral para o país. É dever de todos fortalecer a boa política. Nos orgulha muito poder colaborar para que a sociedade veja o que há de melhor na política”, ressaltou.

O representante Governamental da Companhia também alertou que o caminho para melhora do país não está na desvalorização da política e dos bons políticos. “A política é a arena clássica de discussão, reflexão e decisão de conflitos entre as diferentes alas da sociedade. Enfraquecer a política não nos levará a nada. O Prêmio Congresso em Foco é uma grande iniciativa que fortalece essa ideia”, defendeu. Serão premiados os deputados e senadores mais bem avaliados pelos jornalistas que acompanham diariamente as atividades do Congresso Nacional.

Até o último dia 21, quando foi divulgada a última parcial da votação prevista pelo regulamento, mais de 800 mil votos haviam sido distribuídos entre os cerca de 370 parlamentares aptos a participar da disputa. Isso porque, como de costume, só participam da disputa os deputados federais e senadores que não são alvo de inquéritos criminais ou ações penais em andamento no Supremo Tribunal Federal. A consulta pública foi aberta entre o período de 1º a 30 de setembro deste ano.

<< Veja a última parcial, com os votos validados até 20 de setembro

Nesta edição serão premiados os mais votados nas duas categorias gerais (melhores deputados e melhores senadores) e nas três categorias especiais (combate à corrupção e ao crime organizado, defesa da seguridade e defesa da agropecuária). Os vencedores serão conhecidos durante a cerimônia de premiação, que ocorrerá no dia 19 de outubro.

Na votação da imprensa, profissionais de quase 50 veículos de comunicação participaram da votação. Ao todo 73 jornalistas que cobrem as atividades da Câmara e do Senado ou se dedicam à cobertura política em Brasília foram consultados. Pela primeira vez, a pesquisa foi feita por meio de ferramenta eletrônica, com o envio de um link por e-mail ou celular àqueles que estavam aptos a votar. O sistema garante o anonimato dos votos.

Uma das novidades desta edição é a premiação de parlamentares selecionados por um júri, composto por representantes dos movimentos sociais e das áreas empresarial, acadêmica e sindical. Os jurados são o advogado e consultor empresarial Guilherme Cunha; a auditora de controle externo e ativista de movimentos sociais Lucieni Pereira da Silva; o analista político Antônio Augusto de Queiroz, que acompanha as atividades do Congresso para o movimento sindical; o cientista político e professor da Universidade de Brasília (UnB) Ricardo Caldas; e o jornalista Sylvio Costa, fundador do Congresso em Foco.

O Prêmio Congresso em Foco teve o patrocínio e apoio da AmbevAnabbGoverno de Mato GrossoUberAPCFAnffa SindicalSinprofazAnfipAnadefAMBCiclo de GestãoFebrafiteAbrigOAB-DFSindicato dos Jornalistas

<< Veja o perfil dos jurados

<< Outras informações sobre o prêmio

 

Patrocínio:


Apoio:

 

Apoio Institucional:

Continuar lendo

Publicidade Publicidade