Participação popular legitima Prêmio Congresso em Foco, diz Anadef

Anadef

Vice-presidente da Anadef, Isabella Simões defende que a sociedade acompanhe seus parlamentares eleitos

 

Com mais de 1 milhão de votos validados, conquistados por meio de consulta popular na internet para a escolha dos melhores deputados e senadores do ano, a décima edição do Prêmio Congresso em Foco 2017 chega em sua reta final com a revelação dos parlamentares melhores avaliados nesta quinta-feira (19), em cerimônia a ser realizada em Brasília.  Para a Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), além de dar legitimidade ao processo com a consulta popular, o prêmio estimula sociedade a acompanhar a política.

“O prêmio é fundamental e deve ser estimulado porque conta com a participação popular na votação, além de aproximar a sociedade do seu parlamentar”, ressaltou a vice-presidente da entidade, Isabella Simões. “Trabalho como esse, do Congresso em Foco, que busca aproximar a população da Casa legislativa deve ser incentivado e sempre vai contar com apoio da Anadef.”

Para Isabella, a população precisa acompanhar continuamente a política para mudar os rumos do Parlamento brasileiro. “O prêmio é uma forma de fazer as pessoas tomarem conhecimento da importância de acompanhar a política. Nesse momento, com a crise política e a proximidade das eleições, sabermos exatamente como o parlamentar que a gente votou tem atuado é extremamente importante.”

Sobre a descrença da sociedade com a política, Isabella ressalta a importância de acreditar que existem bons políticos. “A gente tem que acreditar que existem pessoas diferentes, que podem fazer a diferença e que foram eleitos para cumprir com sua função Constitucional. A gente não pode vê-los e colocá-los todos no mesmo pacote”, disse.

Uma das formas de perceber a atuação parlamentar, de acordo com ela, é por meio da análise sobre o que o deputado ou senador tem feito ou falado no Congresso. “É possível que a população busque essas informações, desde os discursos até as proposições apresentadas. Que a gente não perca essa esperança que existe sim parlamentar que esteja lá para fazer o seu papel e cumprir com a sua missão para a qual foi eleito”, apontou.

A Anadef é uma entidade de classe de âmbito nacional e, entre seus inúmeros objetivos estatutários, destaca-se pelo fortalecimento da Defensoria Pública da União e da carreira de Defensor Público da União. Ao longo de seus mais de 29 anos de existência, tem se dedicado à temática da assistência jurídica integral, gratuita e pública aos necessitados, apoiando os agentes políticos responsáveis por essa atribuição: os defensores.

Três filtros

Neste ano, são três os filtros utilizados para a premiação: à escolha da internet e dos jornalistas, soma-se a seleção feita por um júri altamente qualificado. Os jurados são o advogado e consultor empresarial Guilherme Cunha; a auditora de controle externo e ativista de movimentos sociais Lucieni Pereira da Silva; o analista político Antônio Augusto de Queiroz, que acompanha as atividades do Congresso para o movimento sindical; o cientista político e professor da Universidade de Brasília Ricardo Caldas; e o jornalista Sylvio Costa, fundador do Congresso em Foco.

Na votação pela internet, foi adotado o sistema de votação desenvolvido pela mais conceituada empresa de software de pesquisas do mundo, a Survey Monkey,  companhia norte-americana reconhecida mundialmente por sua capacidade de processamento e segurança de dados, e também pela auditoria realizada diariamente em cada um dos votos recebidos.

Esses votos passam inicialmente pela checagem e filtragem dos seus números de Internet Protocol – o famoso IP, número pelo qual o dispositivo usado pelo usuário é identificado na rede mundial de computadores.

Em seguida, todo o material coletado foi submetido a uma cuidadosa checagem feita por meio de auditoria interna, a cargo da área de tecnologia do Congresso em Foco, e colocada à disposição dos auditores externos da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), entidade que reúne os peritos da Polícia Federal.

O Prêmio Congresso em Foco teve o patrocínio e apoio da AmbevAnabbGoverno de Mato GrossoUberAPCFAnffa SindicalSinprofazAnfipAnadefAMBCiclo de GestãoFebrafiteAbrigOAB-DFSindicato dos Jornalistas

<< Por que é seguro votar no Prêmio Congresso em Foco

<< Outras informações sobre o prêmio

 

Patrocínio:


Apoio:

 

Apoio Institucional:

Continuar lendo

Publicidade Publicidade