Os vídeos do Prêmio Congresso em Foco

Paulo Negreiros

Os jornalistas Christina Lemos e Carlos Campbell apresentaram a cerimônia de premiação

A festa foi há três semanas. Mas alguns dos discursos proferidos no dia 8 de outubro, na entrega do Prêmio Congresso em Foco 2015, ainda serão lembrados por muito tempo. Com trajetórias políticas e posições ideológicas divergentes, os vencedores das duas categorias gerais, o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) e o deputado Jean Wyllys (Psol-RJ), falaram com emoção ao agradecer aos internautas que os elegeram como os parlamentares que melhor representam a população.

 

Já o fundador do Congresso em Foco, Sylvio Costa, reiterou o compromisso da premiação com o “desejo enorme” de mudar o país, o Congresso e o jeito de fazer política. O jornalista lembrou que não é o site que escolhe os premiados, mas os internautas, por meio de votação fiscalizada pela Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF), uma das parceiras da premiação.

“Há gente atrás de cada voto validado no Prêmio Congresso em Foco. Ganha quem teve mais voto, não porque teve melhor robô, melhor hacker, ou algum esquema de votação mais esperto”, disse Sylvio. “A gente faz prevalecer a vontade de fato das pessoas, à margem de qualquer tipo de manipulação. Esse ponto é fundamental para a credibilidade do nosso prêmio”, acrescentou. Este ano, mais de 650 mil votos foram validados, entre os dias 20 de agosto e 20 de setembro.

Veja o discurso do fundador do Congresso em Foco, Sylvio Costa:

Eleito o melhor senador pelos internautas, com 19.427 votos, Ronaldo Caiado disse que o prêmio representa um “selo de qualidade” para os parlamentares. O líder do DEM no Senado cobrou uma postura firme do Parlamento em relação às denúncias de corrupção. “Este Congresso tem a responsabilidade de ser uma instituição que cumpra o seu compromisso”, defendeu Caiado, também premiado nas categorias especiais “Defesa da Agropecuária” e “Defesa da Cidadania e da Justiça Social”.

Veja o discurso de Caiado ao receber o prêmio:

Com 19.809 votos, Jean Wyllys foi o deputado mais bem avaliado pelo público no Prêmio Congresso em Foco 2015. Jean disse que sua vitória faz contraponto ao jeito de fazer política do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), acusado de corrupção. “Esta vitória é significativa e positiva no momento em que o presidente da Câmara dos Deputados está formalmente denunciado pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, passando uma mensagem terrível sobre a política e a democracia para o nosso país”, discursou.

Ele também foi premiado nas categorias especiais “Parlamentares de Futuro” e “Defesa da Cidadania e da Justiça Social” e por figurar entre os deputados mais bem avaliados pelos jornalistas.

Veja o discurso de Jean Wyllys ao receber o prêmio:

Premiação

Prêmio Congresso em Foco 2015 é patrocinado pela Ambev e pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb).

O projeto conta ainda com o apoio da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), do Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do DF (Anape), do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico-DF), e das quatro entidades que integram o Ciclo de Gestão do Poder Executivo Federal: a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), a Associação dos Analistas de Comércio Exterior (AACE), a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor) e a Associação dos Servidores do Ipea (Afipea).

Também apoiaram o Prêmio Congresso em Foco 2015 a Vintage, o Hotel Meliã e a Gráfica Coronário. O projeto teve a parceria institucional do site Vote na Web, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, da Federação Brasileira das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) e da Agência Radioweb.

Resultado final da votação do Prêmio Congresso em Foco

Tudo sobre o Prêmio Congresso em Foco 2015

Continuar lendo