Saída de Renan Calheiros é maior reivindicação de manifestantes em Brasília

 

Joelma Pereira/Congresso em Foco

Manifestação em Brasília, 4 de dezembro

 

Neste domingo (4), diversos movimentos estão reunidos na Esplanada dos Ministérios, área central de Brasília, em ato que pede o afastamento do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e o fim do foro privilegiado. Os presentes também contestam as alterações feitas pela Câmara no pacote de medidas contra a corrupção, gritam palavras de ordem em apoio ao juiz federal Sérgio Moro e à reforma econômica. Diferente dos atos violentos realizados na última terça-feira (29), quando houve confronto entre manifestantes e polícia militar, na manhã de hoje os organizadores pedem, a todo momento, que os participantes permaneçam reivindicando de forma pacífica. Há pouco, militantes aplaudiram os policiais que fazem a segurança no local.

A concentração desta manhã é em frente ao Congresso Nacional, onde cartazes com ratos desenhados foram jogados no espelho d’água que, de acordo com os participantes, fazem referência aos políticos corruptos do Legislativo. O trânsito no local está fechado. No Rio de Janeiro, em Copacabana, onde o ato também começou às 10h, as reivindicações são as mesmas. Os organizadores confirmaram adesão de mais de 200 cidades em todo o Brasil.

De acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), 1,7 mil profissionais estão envolvidos nos atos deste domingo. Desses, 1,5 mil são policiais militares.

 

Lúcio Big/Congresso em Foco

Manifestantes pedem urgência

Lúcio Big/Congresso em Foco

Para que STF julgue inquéritos contra Renan Calheiros

Em cartazes, um grupo de manifestantes destacou que quer “urgência sim”, mas para a análise dos inquéritos contra Renan Calheiros que seguem em apuração no Supremo Tribunal Federal (STF). Na última quinta-feira (1º), Renan se tornou réu no primeiro, dos 12 inquéritos que responde à Corte. Neste, acatado por 8 dos 11 ministros, o peemedebista é acusado de peculato.

No vídeo, manifestantes gritam “Fora Renan!”:

Veja as imagens da manifestação deste domingo em Brasília

Mais sobre o Brasil nas ruas

Continuar lendo

Publicidade Publicidade