Jantar dá largada a Prêmio Congresso em Foco 2011

Presente ao jantar, Marco Maia ressaltou a importância do Prêmio Congresso em Foco para o reconhecimento do bom trabalho no Poder Legialtivo

Bem-humorado, o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), disse que tentará aprender com o deputado Chico Alencar (Psol-RJ) como é que se faz campanha para ganhar o Prêmio Congresso em Foco. “O Chico Alencar que me perdoe, mas o bom é variar”, brincou também o ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho. Usando Chico Alencar, que no ano passado foi eleito o melhor parlamentar de 2010, tanto o ministro como o presidente da Câmara registraram, com humor, a importância que reputam ao Prêmio Congresso em Foco. “É uma importante iniciativa, de um site que possui grande respeitabilidade e relevância, de mostrar o que fazem de bom o Poder Legislativo e seus representantes pela sociedade brasileira”, elogiou Marco Maia.

Maia, Garibaldi e outros mais de 30 parlamentares , entre senadores e deputados, prestigiaram o jantar de lançamento da edição 2011 do prêmio. O jantar foi realizado no restaurante Dali, no Hotel Tryp Convention, no centro Brasil 21.

Veja a lista completa dos parlamentares presentes

Respondendo à brincadeira de Marco Maia e Garibaldi, Chico Alencar apelou para a presença de parlamentares de primeiro mandato, como Romário (PSB-RJ).  “Pelo que depender desta noite, eu não vou conseguir repetir a atuação de outros anos. Manter o título é muito difícil. O deputado Romário está aí. Meu sonho é que todos os 513 deputados e 81 senadores ganhem”, brincou Chico Alencar. “É uma excelente iniciativa para lembrar que o Congresso e os congressistas também são capazes de fazer coisas boas”, pontuou Romário. “Um ótimo espaço para que as pessoas vejam que nem todos os políticos são iguais”, reforçou Jean Willys (Psol-RJ). “Os exemplos que vemos na política são tão ruins que levam a sociedade a criminalizar a atividade, e o prêmio distingue as boas iniciativas daqueles que fazem política com “P” maiúsculo”, elogiou Reguffe (PDT-DF).

De fato, o Prêmio Congresso em Foco enfrenta a ideia de que “todos os políticos são iguais”, aforismo que costuma anteceder vereditos extremamente céticos quanto às nossas chances de construir um Parlamento à altura das aspirações nacionais. Como se nós, brasileiros, fôssemos incapazes de ter uma representação política de qualidade.

Desde a sua criação, em 2006, o Prêmio Congresso em Foco tem demonstrado que o Brasil possui, sim, bons parlamentares.

A tarefa de identificá-los, conforme as regras do Prêmio, é delegada, numa primeira fase, aos jornalistas que cobrem o Congresso.

Eles votam livremente nas categorias gerais – “melhores deputados” e “melhores senadores” –  e especiais. Os 25 deputados federais e dez senadores mais votados nas categorias gerais e os cinco parlamentares mais votados em cada uma das categorias especiais passam à segunda etapa de votação, na internet.

Todos os congressistas pré-selecionados são premiados, mas cabe aos internautas definir os vencedores de cada prêmio.

Novidades deste ano

Nesta sexta edição do Prêmio Congresso em Foco, o evento de premiação será realizado no dia 7 de novembro, em Brasília. E haverá várias novidades. A principal delas é que, somente na premiação final, serão conhecidos os vencedores das categorias gerais. Ficaremos ainda mais próximos do “Oscar”, como compara Cristovam Buarque, com o suspense da divulgação do premiado apenas na hora da premiação.

Também foram criadas novas categorias especiais. São elas:

Parlamentar de futuro – distinguirá deputados e senadores com menos de 45 anos de idade. Categoria assinada em conjunto pelo Congresso em Foco e a Ambev

Defesa da democracia e da cidadania – distinguirá deputados e senadores comprometidos com a defesa da ordem social democrática e da cidadania. Categoria assinada em conjunto com a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF)

Defesa do consumidor – voltada para os parlamentares (deputados ou senadores) com atuação mais destacada no campo da defesa dos direitos do consumidor. Categoria coassinada pelo Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical).

Defesa dos municípios – homenageará os congressistas mais comprometidos com a defesa das cidades brasileiras e das questões de interesse dos municípios. O prêmio será concedido em parceria com a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).

 

Defesa da segurança jurídica e da qualidade de vida – distinguirá quem mais se empenha no Congresso pela garantia de estabilidade e de cumprimento das normas legais, tendo como meta a promoção da qualidade de vida dos brasileiros. Categoria assinada em conjunto com a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) e a Associação Nacional de Registradores de Pessoas Naturais (ArpenBrasil)

Além disso, continuarão recebendo premiação especial:

-        o(a) deputado(a) e o(a) senador(a) mais votados pelos jornalistas na etapa preliminar de votação

-        os parlamentares mais comprometidos com a defesa da educação

-        os parlamentares mais comprometidos com a defesa da saúde

Como ocorre desde 2010, a votação na internet será monitorada pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF). A votação dos jornalistas, seguindo a tradição de todos os anos anteriores, será acompanhada e fiscalizada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF).

CRONOGRAMA

16 a 18ago2011 – votação dos jornalistas

22ago a 9out2011 – votação na internet

7nov2011 – evento de premiação, com o anúncio dos vencedores finais

Edição de 2010

Em 2010, realizamos a quinta edição do Prêmio Congresso em Foco, na casa de eventos Porto Vittoria, em Brasília, com mais de 600 convidados, 35 parlamentares presentes e um inesquecível show de Moraes Moreira e Davi Moraes.

Galeria de fotos do Prêmio Congresso em Foco 2010
Em vídeo, o histórico discurso de Chico Alencar
Entre aqui para conhecer os melhores parlamentares de 2010
Saiba quem são os melhores parlamentares desta legislatura


PRINCIPAIS MATÉRIAS SOBRE O PRÊMIO CONGRESSO EM FOCO 2010:
Prêmio teve participação recorde de parlamentares
Cristovam e Chico Alencar vencem Prêmio Congresso em Foco
Perfis dos deputados que disputam o prêmio
Veja os perfis dos senadores na disputa
Começa a votação na internet
Prêmio Congresso em Foco: veja a classificação
Os indicados para categorias especiais
Para jornalistas, Ficha Limpa foi a melhor iniciativa do ano
Cristovam e Chico Alencar, os mais votados pelos jornalistas
O almoço de lançamento do Prêmio Congresso em Foco 2010
Começa a edição 2010 do Prêmio Congresso em Foco
Íntegra do regulamento
Motoryn: Prêmio Congresso em Foco reforça exemplos
Presidenciáveis ignoram acesso do cidadão à Justiça
Prêmio destaca bons políticos, diz presidente da Anfip

OAB: eleitor é o grande perdedor das eleições de 2010
Apenas 11 sempre entre os melhores parlamentares


LEIA AQUI AS PRINCIPAIS MATÉRIAS SOBRE A EDIÇÃO DE 2009 DO PRÊMIO CONGRESSO EM FOCO:

Prêmio Congresso em Foco, celebração à democracia
Cristovam e Manuela são eleitos os melhores do ano
Os selecionados para a votação na internet
Lista integral dos parlamentares votados pelos jornalistas (no Google.Docs)

As melhores bancadas partidárias, considerando os votos dos jornalistas
Os estados com as melhores bancadas
Marina e Chico Alencar lideram preferência dos jornalistas
Melhores iniciativas do Congresso em 2009
Destaques na educação, no meio ambiente e no combate à corrupção
Perfil dos deputados finalistas
Perfil dos senadores finalistas
Vídeo: Marina e Paim falam sobre o prêmio durante sessão do Senado
Informações sobre as edições de 2006 a 2008 do Prêmio
Leia tudo sobre o Prêmio

Continuar lendo

Publicidade Publicidade