Informação incentiva melhora no país e combate apatia política, afirma Chico Alencar

Paulo Negreiros / Congresso em Foco

“É a informação pujante, aguda, contínua e a organização e consciência do nosso povo que vão fazer esse país melhorar”, afirmou Chico

 

O combate à apatia e à “gangsterização” da política passa pela informação de uma imprensa “atenta, independente e crítica”, sem a qual o Congresso seria “ainda pior”, afirmou o deputado Chico Alencar (Psol-RJ) durante o Prêmio Congresso em Foco 2017.

<< Chico Alencar e Randolfe, os mais votados entre os jornalistas no Prêmio Congresso em Foco

O deputado fluminense foi escolhido pelos mais de 70 jornalistas que cobrem a Câmara e o Senado como o melhor deputado de 2017, e disse, ao receber o prêmio, que a informação é essencial para combater a apatia e fazer o país melhorar. “É a informação pujante, aguda, contínua e a organização e consciência do nosso povo que vão fazer esse país melhorar”, disse o deputado.

Ele também destacou a defesa das parcelas da população que mais precisam como a orientação do mandato político, que só tem sentido se for em defesa dos “pequeninos, dos anônimos, dos explorados, dos oprimidos”.

Chico também contou a história de mensagens de trabalhadores que ajudaram a construir o edifício do Congresso, escritas no fim da década de 1950, que foram recentemente encontradas durante reparos na estrutura da Câmara. Ele fez o relato da mensagem deixada pelo operário José da Silva Guerreiro. “‘Espero que quem vier ocupar esse prédio tenha dignidade e honestidade em defesa dos que virão depois de nós’. (…) Creio que esse recado, de um homem simples, de um operário em construção, fica valendo para nós sempre”, disse o deputado.

Veja a íntegra do discurso de Chico Alencar no Prêmio Congresso em Foco 2017:

 

O Prêmio Congresso em Foco teve o patrocínio e apoio da AmbevAnabbGoverno de Mato GrossoUberAPCFAnffa SindicalSinprofazAnfipAnadefAMBCiclo de GestãoFebrafiteAbrigOAB-DFSindicato dos Jornalistas

<< Os premiados e os votos de cada parlamentar no Prêmio Congresso em Foco 2017

<< Veja imagens do Prêmio Congresso em Foco 2017

<< Só democracia livrará o país de momento “turvo” e “caótico”, defende Randolfe

Patrocínio:


Apoio:

 

Apoio Institucional:


Continuar lendo

Publicidade Publicidade