Gabriel Chalita (PMDB-SP)

Inquérito 3738, por lavagem de dinheiro.  Ele é suspeito de receber propina quando era secretário de Educação de São Paulo, no governo Geraldo Alckmin (PSDB), entre 2002 e 2006. Um ex-auxiliar de Chalita o acusa de ter se beneficiado de dinheiro proveniente de contratos públicos superfaturados. A assessoria do deputado afirma que a maioria das denúncias já foi arquivada pela Procuradoria-Geral da República.

De acordo com o gabinete, o inquérito solicita informações de “alguns contratos” firmados pela secretaria e pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação, na qual Chalita não era ordenador de despesas. “Todos os esclarecimentos serão feitos ao Supremo, demonstrando que os contratos foram julgados regulares pelo Tribunal de Contas do Estado, comprovando que todas as acusações são infundadas, nascidas dentro de um comitê de campanha eleitoral adversária.”

A assessoria disse que o Ministério Público de São Paulo pediu o arquivamento das denúncias de enriquecimento ilícito e que o denunciante não trouxe nenhuma prova idônea.

Veja a íntegra do que diz o parlamentar

“A assessoria do deputado Gabriel Chalita esclarece que a maior parte das denúncias foi arquivada pela Procuradoria Geral da República. O pedido de instauração de um único inquérito trata sobre solicitação de informações de alguns contratos firmados pela Secretaria de Estado da Educação, bem como à Fundação para o Desenvolvimento da Educação, na qual o deputado nunca foi ordenador de despesa quando então Secretário de Educação.

Todos os esclarecimentos serão feitos ao Supremo Tribunal Federal, demonstrando inclusive que os contratos foram julgados regulares pelo Tribunal de Contas do Estado, comprovando que todas as acusações são infundadas, nascidas dentro de um comitê de campanha eleitoral adversária.

O próprio Ministério Público de São Paulo, em pedido de promoção de arquivamento de inquérito civil aberto para apuração de enriquecimento ilícito, afirma que o denunciante não trouxe quaisquer provas idôneas de suas alegações contra o deputado Gabriel Chalita.

Assessoria do Deputado Gabriel Chalita”

Veja a lista com todos os parlamentares com pendências

Apoie o jornalismo independente e de qualidade:

Faça uma assinatura convencional ou digital da Revista Congresso em Foco!

Mais sobre processos

Continuar lendo

Publicidade Publicidade