Fernando Haddad é o novo prefeito de São Paulo

Elza Fiuza/ABr

Aposta pessoal do ex-presidente Lula, Fernando Haddad vence José Serra na disputa por São Paulo

Oito anos depois, o PT volta a comandar a maior cidade da América Latina. O ex-ministro da Educação Fernando Haddad foi eleito neste domingo (28) prefeito de São Paulo. Com 93,24% dos votos apurados, o petista obteve 55,94% dos votos válidos contra 44,06% do tucano José Serra, seu adversário no segundo turno.

Leia tudo sobre as eleições de 2012
Veja as últimas pesquisas em 34 cidades do país

A vitória de Haddad confirma a boca de urna divulgada pelo Ibope hoje e os levantamentos dos institutos de pesquisa  das últimas semanas. No Ibope, o petista aparecia com 57% dos votos válidos, enquanto Serra tinha 43% dos votos na capital. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

O resultado das urnas aponta para 55,94% dos válidos para Haddad e 44,06% para Serra. A abstenção chegou a 19,96%. Houve ainda 7,27% de votos nulos e 4,36% de brancos. Os números, que ainda serão fechados, reforçam uma vitória pessoal do ex-presidente Lula, que bancou a candidatura do petista em detrimento da ministra da Cultura Marta Suplicy. A presidenta Dilma Rousseff também se envolveu na campanha, embora de forma mais discreta.

Marta, que deixou o Senado para assumir a pasta da Cultura após prometer apoio a Haddad, comandou a cidade entre 2001 e 2004. Antes dela, Luiza Erundina esteve à frente do Executivo paulistano, entre 1989 e 1992.

Continuar lendo

Publicidade Publicidade