Entenda as regras do Prêmio Congresso em Foco e siga a transmissão em vídeo do evento pelo Facebook

Caio Correia

A cerimônia de premiação será realizada no Unique Palace, em Brasília, às 20h desta quinta-feira (19)

 

Dois meses após seu lançamento, o Prêmio Congresso em Foco 2017 chega nesta quinta-feira (19) ao seu grande dia. Após um mês de votação na internet, consulta a jornalistas que cobrem o Congresso e, de maneira inédita, a um júri altamente qualificado, serão conhecidos a partir das 20h, no Unique Palace, em Brasília, os premiados desta histórica décima edição. Quem não estiver presente ao evento poderá acompanhar ao vivo a transmissão da cerimônia pelo site e pela nossa página no Facebook. Também teremos cobertura especial em nossas contas no Twitter e no Instagram:

Para facilitar a compreensão do prêmio, explicamos abaixo as principais regras do prêmio em 2017:

QUEM ESCOLHEU OS MELHORES PARLAMENTARES DO ANO

Pela primeira vez os vencedores foram definidos por três públicos distintos:

Sociedade (por meio da votação na internet)

Foram validados 1.034.683 votos, dados por 130.113 pessoas entre 1º e 30 de setembro.

>> Por que votar no Prêmio Congresso em Foco é seguro

Jornalistas que cobrem o Congresso

Participaram 73 jornalistas de 45 veículos de comunicação entre 4 e 11 de setembro. Não puderam participar da votação os profissionais vinculados a empresas de lobby, assessoria de comunicação ou consultoria política, assim como aqueles que exercem o cargo de assessor(a) de deputado(a) federal ou senador(a), de bancadas partidárias ou de partidos com assento no Congresso.

>> Os veículos que participaram da votação

Júri especializado

Iniciativa inédita na premiação, o júri foi formado por representantes das áreas empresarial, trabalhista e acadêmica, de entidade do terceiro setor e do Congresso em Foco. Integraram o júri o advogado e consultor empresarial Guilherme Cunha; a auditora de controle externo e ativista de movimentos sociais Lucieni Pereira da Silva; o analista político Antônio Augusto de Queiroz, que acompanha as atividades do Congresso para o movimento sindical; o cientista político e professor da Universidade de Brasília Ricardo Caldas; e o jornalista Sylvio Costa, fundador do Congresso em Foco.

>> Conheça o perfil de cada jurado

OS PARLAMENTARES APTOS À VOTAÇÃO

Puderam ser votados os 377 parlamentares que não respondiam, até 18 de agosto (data da conclusão do levantamento do Congresso em Foco), a inquérito ou ação penal no Supremo Tribunal Federal (STF) e que exerceram o mandato por pelo menos 60 dias desde o início do ano legislativo, em 2 de fevereiro.

>> Quem pôde ser votado no prêmio

AS CATEGORIAS EM DISPUTA

Duas CATEGORIAS GERAIS:

“Melhores deputados” e “Melhores senadores”

Na votação da internet e no júri, foram incluídas outras três CATEGORIAS ESPECIAIS:

- Combate à corrupção e ao crime organizado.

- Defesa da agropecuária

- Defesa da seguridade social

QUEM SERÁ PREMIADO

Entre os mais votados da internet:

- Os 10 senadores e os 20 deputados mais votados, nas categorias gerais. Havendo empate na última posição, serão premiados todos aqueles que ficarem empatados;

- Os 5 parlamentares mais votados em cada uma das categorias especiais.

Entre os mais votados pelo júri:

- Os 5 senadores e os 10 deputados mais votados, nas categorias gerais;

- Os 3 parlamentares mais votados nas categorias especiais.

Entre os mais votados pelos jornalistas:

Os 5 senadores e os 5 deputados mais votados. Havendo empate na última posição, serão premiados todos aqueles que ficarem empatados.

O PRÊMIO DE CADA PARLAMENTAR

Escolhidos pelo júri e pela consulta popular

- Categorias gerais:

Para os três mais votados, na Câmara e no Senado (num total de 6 congressistas), serão entregues troféus e diplomas.

Para todos os demais premiados, serão entregues diplomas, atestando a inclusão do(a) parlamentar entre os melhores representantes da população no Congresso Nacional.

- Categorias especiais:

Para o(a) vencedor(a) de cada categoria especial, serão entregues um troféu e diploma.

Para todos os demais parlamentares premiados, diplomas, atestando a inclusão do(a) parlamentar entre os melhores representantes da população no Congresso Nacional.

- Escolhidos pelos jornalistas nas duas categorias gerais:

Para o(a) vencedor de cada casa legislativa serão entregues um troféu e um diploma. Para os demais, diplomas, atestando a inclusão do(a) parlamentar entre os melhores representantes da população no Congresso Nacional.

>> Prêmio tem novo troféu

POR QUE PREMIAR

Criado em 2006 para valorizar a atividade política e o papel do Legislativo no que eles têm de mais nobre e útil à sociedade, o prêmio combate a imagem de que todos os políticos são iguais. Também procura destacar a necessidade de valorizar os bons exemplos para melhorar a qualidade de um Parlamento tão pródigo em produzir vexames. “Precisamos reagir contra a desqualificação da política e dos políticos, mesmo correndo o risco de premiar hoje políticos que no futuro podem se revelar piores do que imaginamos”, afirma Sylvio Costa. “Porque pior mesmo é o ceticismo que nos oprime e nos imobiliza, nos impedindo de perceber a diferença entre pessoas dedicadas e competentes e bandidos que andam com o broche de parlamentar na lapela”, completa o jornalista.

O Prêmio Congresso em Foco teve o patrocínio e apoio da AmbevAnabbGoverno de Mato GrossoUberAPCFAnffa SindicalSinprofazAnfipAnadefAMBCiclo de GestãoFebrafiteAbrigOAB-DFSindicato dos Jornalistas

>> Confira aqui a íntegra do regulamento

<< Outras informações sobre o prêmio

 

Patrocínio:


Apoio:

 

Apoio Institucional:

Continuar lendo

Publicidade Publicidade