Em vídeo, um passeio pelo dia a dia do Congresso em Foco, o “cão de guarda” do Parlamento

Congresso em Foco

Dia de trabalho na redação, quartel general da notícia

 

Veículo de comunicação mais citado pela mídia internacional em plena discussão do impeachment, em 2016, o Congresso em Foco convida o leitor para um passeio de menos de cinco minutos. É o tempo de um cafezinho. No vídeo abaixo, Sylvio Costa, o fundador do site que frutificou em revista e fórum de discussões, fala um pouco sobre a instigante aventura de fazer um jornalismo 100% independente, voltado para o zelo com o uso do dinheiro público e a valorização das boas práticas políticas. Ou, como gostam de classificar gigantes como The Washington Post e The New York Times, “Congress whatchdog” (cão de guarda do Congresso, em tradução livre).

“Se as pessoas soubessem como se faz notícia e salsicha, jamais consumiria nenhuma dessas duas coisas”, brinca Sylvio, para depois explicar melhor do que se trata.

“Eu acho que no caso do Congresso em Foco é um pouco o contrário: quanto mais conhecimento a pessoa tem do veículo, dos nossos processos internos de produção, da maneira e do carinho com que a gente faz, da dedicação da equipe – que sempre foi uma equipe pequena, mas extremamente dedicada, extremamente competente –. à medida que as pessoas vão conhecendo isso, elas vão respeitando mais, vão acreditando mais no trabalho que a gente faz”, acrescenta o jornalista.

Em seguida, Sylvio dá o recado que sintetiza a experiência deste veículo de comunicação nascido em Brasília, em fevereiro de 2004 – cinco anos depois, em 2009, o site ganharia a “tríplice coroa” do jornalismo brasileiro, entre eles o “Oscar” da imprensa nacional, o Prêmio Essso. Naquela ocasião, o Congresso virou de cabeça para baixo com a série de reportagens intitulada “a farra das passagens”. Mas, voltando ao recado…

“Tenho absoluta certeza de nossos melhores furos, os nossos maiores produtos, as coisas mais bacanas que a gente tem a fazer estão no futuro, e não no nosso passado”, resume.

O vídeo foi exibido na abertura da histórica edição do Prêmio Congresso em Foco, que chegou ao 10º aniversário em 2017, celebrado na última quinta-feira (19) em Brasília (veja as fotos). Bem, vamos deixar que ele conte um pouco mais de nossa história. A visão do editor-executivo, Edson Sardinha, sobre a natureza do veículo; uma visitinha à redação, quartel-general de todos os dias; o deslocamento pelo ‘túnel do tempo” do Senado até o comitê de imprensa, em pleno dia de labuta; a pulsação do Congresso em comissões e no plenário… Enfim, uma singela demonstração de como as coisas funcionam por aqui. Embora breve, a viagem vale muito a pena.

Bom passeio!

 

O Prêmio Congresso em Foco teve o patrocínio e apoio da AmbevAnabbGoverno de Mato GrossoUberAPCFAnffa SindicalSinprofazAnfipAnadefAMBCiclo de GestãoFebrafiteAbrigOAB-DFSindicato dos Jornalistas

<< Você está no veículo brasileiro que mais apareceu na mídia internacional nas últimas semanas

<< Deu no The New York Times: Sylvio Costa fala sobre impeachment; assista ao vídeo

Patrocínio:


Apoio:

 

Apoio Institucional:


Continuar lendo

Publicidade Publicidade