Eleitor tem de ser vigilante para separar bons dos maus políticos, diz Anffa Sindical

Ascom/Anffa Sindical

Presidente da Anffa Sindical, Maurício Porto defende maior interesse da sociedade na política como forma de mudança

 

O eleitor brasileiro precisa ser mais vigilante para separar os bons dos maus políticos e vencer o descrédito generalizado com quem tem mandato eletivo. A opinião é do presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), Maurício Porto. A entidade é uma das apoiadoras do Prêmio Congresso em Foco 2017, cuja cerimônia de premiação está marcada para a próxima quinta-feira (19).

Para Maurício, é fundamental que o eleitor reforce essa vigilância nas eleições de 2018 para melhorar a qualidade da atuação parlamentar. “Vivemos uma situação instável no país a um ano da próxima eleição. É interessante que as pessoas acompanhem e saibam quem são os parlamentares que realmente têm compromisso com a população, com a justiça social e com o desenvolvimento do país”, defende o presidente da Anffa Sindical.

Na avaliação da associação, o prêmio tem credibilidade suficiente para indicar um caminho para o eleitor. “A gente vê a grande credibilidade que tem esse prêmio, um evento que envolve o Congresso brasileiro. É uma maneira de estarmos valorizando aqueles parlamentares que têm um grande compromisso com a verdade, com aquilo que é correto. A Anffa apoia a iniciativa há vários anos e pretende continuar participando”, ressalta Maurício Porto.

Perfil

Para ele, é preciso observar alguns critérios na hora de analisar a postura de um parlamentar. “É essencial o conhecimento do trabalho, daquilo em que vem se envolvendo o parlamentar, além de seus discursos e posicionamento em votações importantes. Vivemos uma crise política, econômica e sobretudo moral em todos os poderes. Para escolher os melhores parlamentares, é preciso que os escolhidos tenham o perfil e as características exigidas dentro de seu mandato”, pondera.

<< Seleção do júri é um dos momentos mais aguardados do Prêmio Congresso em Foco

A Anffa Sindical é a entidade representativa dos integrantes da carreira de auditor fiscal federal agropecuário, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ativos, inativos e pensionistas. Tem como finalidade precípua a defesa dos direitos individuais e coletivos, em qualquer nível ou instância, assim como a coordenação e a representação dos interesses profissionais e econômicos dos integrantes da referida Carreira.

Três filtros

Neste ano são três os filtros utilizados para a premiação: à escolha da internet e dos jornalistas soma-se a seleção feita por um júri altamente qualificado. Os jurados são o advogado e consultor empresarial Guilherme Cunha; a auditora de controle externo e ativista de movimentos sociais Lucieni Pereira da Silva; o analista político Antônio Augusto de Queiroz, que acompanha as atividades do Congresso para o movimento sindical; o cientista político e professor da Universidade de Brasília Ricardo Caldas; e o jornalista Sylvio Costa, fundador do Congresso em Foco.

Ao todo, foram registrados mais de 1 milhão de votos validados. Desta vez, foi adotado o sistema de votação desenvolvido pela mais conceituada empresa de software de pesquisas do mundo, a Survey Monkey,  companhia norte-americana reconhecida mundialmente por sua capacidade de processamento e segurança de dados, e também pela auditoria realizada diariamente em cada um dos votos recebidos.

Esses votos passam inicialmente pela checagem e filtragem dos seus números de Internet Protocol – o famoso IP, número pelo qual o dispositivo usado pelo usuário é identificado na rede mundial de computadores.

Em seguida, todo o material coletado foi submetido a uma cuidadosa checagem feita por meio de auditoria interna, a cargo da área de tecnologia do Congresso em Foco, e colocada à disposição dos auditores externos da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), entidade que reúne os peritos da Polícia Federal.

O Prêmio Congresso em Foco teve o patrocínio e apoio da AmbevAnabbGoverno de Mato GrossoUberAPCFAnffa SindicalSinprofazAnfipAnadefAMBCiclo de GestãoFebrafiteAbrigOAB-DFSindicato dos Jornalistas

<< Por que é seguro votar no Prêmio Congresso em Foco

<< Outras informações sobre o prêmio


Patrocínio:


Apoio:

 

Apoio Institucional:

 

Continuar lendo

Publicidade Publicidade