Congresso em Foco

Colunistas

Por que não se pode mudar a Constituição agora

08.03.2018 11:30 1
Atualizado em 10.10.2021 15:47

Reportagem
"Os instrumentos de manutenção da unidade federativa não devem ser utilizados de forma indiscriminada e permanente, sendo excepcionais e apenas convocáveis em casos de graves situações"
Publicidade

Uma resposta para “Por que não se pode mudar a Constituição agora”

  1. Gabriel Brittes disse:

    “Os instrumentos de manutenção da unidade federativa não devem ser utilizados de forma indiscriminada e permanente, sendo excepcionais e apenas convocáveis em casos de graves situações” – Infelizmente a intervenção se fez necessária devido a ausência dos governos estaduais e municipais em questão, eu particularmente acabei concordando, mesmo achando que a parte jurídica iria atrapalhar muito a ação dos militares, foi uma saída viável.
    Embora tenha muita coisa pra ser mudada, tem muito problemas de raiz, e que geram muita instabilidade política. São elas:
    -Recall de mandato.
    – Fim do foro privilegiado, embora em países desenvolvidos ele tenha um efeito contrário ao do que ocorre aqui.
    – Muito pouco recurso é passado diretamente para os municípios, fazendo com que os estados e municípios tenham que mendicar qualquer coisa pra união. Sendo assim é um poder muito centralizado, onde 70% dos valores arrecadados vão pra união, 25% pro estado e apenas 5% para os municípios.
    – Ausência de poder governamentais separados, com exceção dos EUA, a grande maioria dos países desenvolvidos possuem chefe de estado e chefe de governo, e os poder executivo, judiciário e legislativo são automaticamente barrados uns pelos outros, fazendo com que o pêndulo tradicional da política fique estável.
    – Constituição altamente interventora. Cada presidente executivo tem a capacidade de deixar a sua marca na constituição, o que mais uma vez seria limitado por poderes equalitários, evitando termos centenas de emendas constitucionais.

    Muitas coisas poderiam nos ajudar a ser uma grande potencia mundial, a constituição é UMAS DAS primeiras coisas a serem alteradas, para sermos uma república federativa de verdade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie

Mais Colunistas

Ver todos

Receba notícias também via