Sexta, 24 de Março de 2017

Congresso em Foco é citado pela segunda vez pelo Washington Post

Participando de debate na TV sobre corrupção ou usado como fonte de jornal americano interessado em avaliar a força dos ruralistas no Parlamento, site é, mais uma vez, referência para a imprensa brasileira e mundial

O programa da TV Jangadeiro exibiu vídeo mostrando o trabalho realizado pelo Congresso em Foco desde fevereiro de 2004

Pela segunda vez, o Congresso em Foco foi citado pelo jornal The Washington Post, que ganhou reputação mundial nos anos 1970 ao revelar caso de espionagem ilegal que resultou na renúncia do presidente Richard Nixon.  

O diretor de redação do site, Sylvio Costa, foi mencionado em reportagem sobre o agronegócio, que traçou um perfil da senadora Kátia Abreu (PSD-TO). A matéria, do correspondente na América do Sul, Juan Forero, destaca tanto a atuação parlamentar quanto classista de Kátia Abreu, que preside a Confederação Nacional da Agricultura (CNA).

O texto afirma que ela “construiu um relacionamento estreito com uma das mais influentes mulheres do mundo, a popular presidente brasileira de centro-esquerda, Dilma Roussef”. A reportagem descreve o Congresso em Foco como “um cão-de-guarda que publica um site e uma revista de monitoramento dos legisladores”.

Na matéria, Sylvio enfatiza o poder da bancada ruralista – da qual Kátia Abreu é uma das principais líderes – no Congresso. Citações ao trabalho do Congresso em Foco, há muito bastante frequentes nos principais veículos de comunicação do país, também se tornaram constantes na mídia estrangeira. O próprio The Washington Post já nos havia citado outra vez . O nome do Congresso em Foco também apareceu seis vezes na revista The Economist, a mais prestigiada da imprensa ocidental.

Do Washington Post à TV Jangadeiro, emissora afiliada da Rede Bandeirantes no Ceará.

Nesta semana, o Congresso em Foco também  esteve em destaque no Ideia Jangadeiro, raro caso de programa de debates veiculado em rede comercial de TV em horário nobre (entre 18h e 18h45 de terça-feira).

O programa exibiu um vídeo apresentando o trabalho realizado desde fevereiro de 2004 pelo Congresso em Foco. Logo depois, colocou em discussão o tema da corrupção. O debate teve a  participação do promotor de justiça Ricardo de Lima Rocha; do professor e pesquisador Francisco Horácio Frota, coordenador do Mestrado em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará; de Gleydson Alexandre, procurador do Ministério Público de Contas no Tribunal de Contas do Ceará; e do jornalista Sylvio Costa, fundador e diretor do Congresso em Foco, convidado principal do Ideia Jangadeiro desta semana.

Os quatro defenderam a ideia unânime de que o Brasil só conseguirá reduzir expressivamente a corrupção e as más práticas na administração pública quando os cidadãos exercerem com maior vigor o papel de fiscalização das autoridades.

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo:

No plano nacional, o site acumula milhares de citações. Neste ano, somente as matérias veiculadas por diversos meios de comunicação sobre a última edição do Prêmio Congresso em Foco totalizaram mais de 3,5 mil menções. O prêmio também levou o site a se tornar um dos trending topics do Twitter no Brasil, no último dia 9 de novembro.

Continuar lendo

Curtir Congresso em Foco no Twitter e Facebook:

Deixe um comentário

comments powered by Disqus
Publicidade Publicidade