Congresso em Foco

Caminhões

Congresso aprova até 12 horas para caminhoneiros

11.02.2015 14:39 4

Reportagem
Publicidade

4 respostas para “Congresso aprova até 12 horas para caminhoneiros”

  1. Fernando disse:

    Conheço o setor de transporte a mais de trinta anos e afirmo com segurança que os motoristas não querem a lei na forma proposta inicialmente.
    As mudanças estão em conformidade com o desejo dos motoristas. Conheço caminhoneiros que se manifestam dizendo que se for para cumprir a lei como estava, preferem abandonar a profissão. Não conheço motorista profissional ou amador que deseje quando em viagem ficar parado por 11 horas entre um dia e o dia seguinte. quanto as paradas para descanso a cada quatro horas afirmo que na prática quase ninguem dirige mais do que três horas sem parar. Em tudo que digo incluo motoristas empregados e autônomos.
    Quanto ao lucro dos empresários, não devem estar falando dos empresários do transporte, pois estão falindo com os custos elevados que sobre o valor do frete que atingem os percentuais de: diesel 43%, pneus 12%, impostos 19% (além dos que já estão imbutidos nos insumos), mão-de-obra 18%, e para o que resta há ainda despesas administrativas, seguro, depreciação, manutenção mecânica e elétrica dentre outras tantas. Se compararmos o tempo que um trabalhador trabalha em outra atividade (08:00 h) mais o tempo de demanda para ir e retornar do trabalho, facilmente atingiremos jornadas diárias de quatorze a quinze horas e tempo de descanso de inferior ao dos motoristas que já param onde vão descansar, sem necessidade de deslocamento.
    Este texto não tem por objetivo afrontar que discorda mas apenas esclarecer pontos distorcidos que são veiculados por meios de comunicação e dar fundamento para que ocorram conclusões apoiadas em conhecimentos rasos.

  2. Marcos Torres disse:

    Um absurdo tais medidas sendo que na atualidade o senso é de busca pela redução da jornada de trabalho. Vê-se claramente jogo de interesses do agronegócio. Um vergonha essa bancada ruralista. Caminhoneiros, se organizem de tal forma a fim de que haja uma verdadeira representação politica da categoria no congresso.

  3. Carlos disse:

    É o cúmulo do absurdo. Lucro sem preocupação com a saúde de quem proporciona o lucro. Empresários tem direitos a determinados luxos, contanto que não seja espoliando quem lhe gera renda.

  4. Bete disse:

    Acho um absurdo a aprovação de 12 horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para a cobertura do Parlamento? O primeiro a revelar quais eram os parlamentares acusados criminalmente, tema que jamais deixou de monitorar? Que nunca renunciou ao compromisso de defender a democracia? Sim, é o Congresso em Foco. Estamos há 20 anos de olho no poder, aqui em Brasília. Reconhecido por oito leões em Cannes (França) e por vários outros prêmios, nosso jornalismo é único, original e independente. Precisamos do seu apoio para prosseguir nessa missão. Mantenha o Congresso em Foco na frente!

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie

Receba notícias também via