Domingo, 19 de Fevereiro de 2017

Com a camisa da Chapecoense, Rosso lança pelo Facebook candidatura à presidência da Câmara

Candidato do PSD não tem apoio do partido nem a simpatia do Palácio do Planalto para a sua pretensão, mas aposta na força de integrantes do chamado Centrão, grupo que tem ligações com Eduardo Cunha

Rosso: “Está escrito na Constituição que não pode haver recondução de um biênio para outro biênio na mesma legislatura e tem acontecido essa insistência do Rodrigo Maia”

 

Mesmo sem ter o apoio formal do seu partido, o PSD, deputado Rogério Rosso (DF) lançou nesta segunda-feira (9) sua candidatura à presidência da Câmara em um vídeo postado na sua conta pessoal no Facebook. Vestindo uma camisa do Chapecoense, o time de futebol que em dezembro perdeu quase todos os seus jogadores em um acidente de avião na Colômbia, o parlamentar disse que considera inconstitucional a pretensão do atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), de concorrer novamente ao cargo na mesma legislatura.

“Está escrito na Constituição que não pode haver recondução de um biênio para outro biênio na mesma legislatura e tem acontecido essa insistência do Rodrigo Maia”, criticou Rosso. Ele afirmou que a insistência de Maia de concorrer tem provocado a judicialização do processo interno da Câmara. A reeleição do deputado do DEM está sendo questionada no Supremo Tribunal Federal por duas ações, uma do PDT e outra do Solidariedade.

Rosso voltou a defender um debate público entre os deputados que disputam a presidência da Câmara. Segundo ele, a população precisa saber o que pensam os candidatos porque o posto que um deles vai ocupar atualmente é o segundo na linha sucessória da Presidência desde o impeachment da presidente Dilma Rousseff e a posse do vice, Michel Temer.

No vídeo, Rosso fez a defesa da Operação Lava Jato que investiga cerca de 200 parlamentares envolvidos com corrupção e as dez medidas contra a corrupção sugeridas pelo Ministério Público Federal. Nos últimos dias Rosso visitou deputados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Na semana passada o deputado percorreu de bicicleta os 230 km que separam Brasília de Trindade, centro de romaria católica na região metropolitana de Goiânia. Na ocasião, também divulgou um vídeo na sua página no Facebook.

Nesta terça-feira (10) Rosso estará no lançamento da candidatura do concorrente Jovair Arantes (PTB-GO) em Brasília. Os dois parlamentares são amigos e o petebista está tentando desde o final do ano que Rosso o apóie. Quando disputou com Rodrigo Maia, em julho, logo após a cassação do mandato do ex-presidente Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Rosso obteve 170 votos.

Além de Maia, Rosso e Jovair, o deputado André Figueiredo (PDT-CE) também disputa o cargo. O mineiro Júlio Delgado (PSB) é pré-candidato, mas ainda não sabe se vai disputar nas eleições marcadas para o dia 2 de fevereiro.

Mais sobre Rogério Rosso

 

Continuar lendo

Curtir Congresso em Foco no Twitter e Facebook:

comments powered by Disqus
Publicidade Publicidade