Dados do Ministério do Trabalho apontam que no Brasil existem pelo menos 8.518 presidentes e diretores de sindicatos com mais de 10 anos de mandato. A informação é do jornal O Globo desta segunda-feira (20).
De acordo com o jornal, existem no Brasil 10,6 mil entidades de classe que respondem por uma arrecadação da ordem de R$ 3,1 bilhões. Segundo a reportagem, várias entidades respondem na Justiça por indícios de irregularidades e desvios de funcionalidade do uso da chamada contribuição sindical.
Segundo o Globo, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres (CNTTT), Ornar José Gomes, por exemplo tem mais de 90 anos de idade e ocupa o cargo há pelo menos 15. Além disso, ele acumula a função de vice-presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), entidade ligada ao deputado Paulinho da Força (SDD-SP).
Já o presidente do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (SindiMotoristas), Valdevan Noventa, é acusado de utilizar uma cooperativa de motoristas de vans para lavar dinheiro de uma organização criminosa da favela de Paraisópolis, na Grande São Paulo e também de orquestrar greves em parceria com proprietários de empresas de ônibus. O SindiMotiristas negou ao Globo qualquer irregularidade nas suas atuações.
Leia também
Deixe um comentário