Congresso em Foco

Bonifácio:

Família se ‘perpetua’ há dois séculos no Congresso

20.04.2015 09:20 70

Reportagem
Publicidade

70 respostas para “Família se ‘perpetua’ há dois séculos no Congresso”

  1. Mauro Acib Siqueira Reis disse:

    família andradas só faz merdas em barbacena

  2. Mauro Acib Siqueira Reis disse:

    já morei em brega agá 20 anos, e em todas as cidades de Minas Gerais, Barbacena é motivo de chacota, críticas, gozações pelo fato só dos andradas ficarem no topo desta cidade, porque no resto de Minas as pessoas caem nas gargalhadas, como o povo não muda os políticos nesta cidade…

  3. Mauro Acib Siqueira Reis disse:

    o TRAIDOR DE BARBACENA para variar fez uma cagada que não será esquecida tão rapidamente ao votar junto com seus amiguinhos tucanalhas o impitiman da presidente Dilma, já está passando da hora de tirar este político que não representa o povo de Barbacena…

  4. Lu Moreira disse:

    Convido este site a vir conhecer a cidade comandada por gente deste mesmo “clã” que diz ter mais amor à politica do que ao dinheiro. Venham ver Barbacena, uma cidade sem perspectiva para seus jovens, com alto índice de criminalidade que até a gestão do governador aliado desse “clã” era mascarado. Uma cidade que poucos empresários mandam, existe uma única empresa explorando transporte coletivo há décadas. Uma cidade de gente sofrida, com baixa auto-estima, jogada à propria sorte e, ainda assim, amada por seus moradores – e pelos que vem de passagem e acabam por fixar raízes! Ora senhores… não me façam rir!!! Quem ama política deve amar em primeiro lugar o povo que os elege há séculos. Um senhor com 85 anos de idade permitir a seu povo tamanho sofrimento? Permitir a seu filho tamanho abandono a um povo que acreditou nele e o colocou Prefeito. Sr. Bonifácio Andrada, com todo respeito que lhe tenho por contar anos suficientes para ser meu avô, COLOQUE SEU FILHO NO COLO E LHE DÊ UMAS BOAS PALMADAS POIS É ISSO QUE ELE ESTA MERECENDO!!!

  5. Iram Pullips disse:

    O interessante que ele está há tanto tempo no poder e eu, que sou mineiro, nunca ouvi falar deste cidadão ou algo relevante que ele tenha feito pelo estado ou pelo Brasil. Ou seja, totalmente desnecessário.

  6. Marko disse:

    “O clã Andrada chama atenção pela longevidade no Legislativo. Mas não está só. O Congresso Nacional é dominado por grupos familiares.

    Na legislatura passada, 2/3 dos senadores tinham parentes na política, situação que se repetia na Câmara, onde mais da metade dos deputados (eram quase 300) também tinham familiares em outros cargos políticos, como mostra levamento do Congresso em Foco.” o.O

    Até a escolha aleatória por sorteio (baseada na antiga Atenas), sem “reeleição”, soa melhor, ou meno male…

    http://www.technologyreview.com/view/423251/why-randomly-selected-politicians-would-improve-democracy/

  7. Orlando de A. Calado disse:

    Todo político quer mamar as tetas generosas da Viúva.

  8. Assim como ele tem muitos outros também se perpetuando no poder. Este mau só seria acabado com uma reforma política séria, a política não pode ser encarada como uma profissão porque se não acontece isso. O ideal para um deputado e senador e até mesmo presidente, senadores, em fim na política em geral, no máximo dois mandatos que é o suficiente para um candidato(a) expor as suas ideias perante a nação e lutar por elas. Agora fazer a política como cabide de emprego para si e os seus, é que não pode. O PT é um dos partidos que quer se perpetuar no poder e o chefão Lula, mesmo com todos esses escândalos tanto no governo dele e agora no da presidente Dilma, ele tem a cara de pau de dizer nas redes sociais que vai voltar em 2018, acredito eu, só se for para a cadeia que é o melhor lugar para ele. O Lava Jato está demorando mas com certeza vai chegar a ele.

  9. Rubens Xavier disse:

    194 anos mamando na teta etá amor …. pela politica …… vão se fu…d todos do psdb

  10. A verdade nua e crua disse:

    “Durante a ditadura militar, tomou partido do regime, filiando-se à Arena”, à partir dessa linha já dá pra ver o perfil do meliante.

  11. A verdade nua e crua disse:

    Os eleitores de Barbacena devem estar muito orgulhosos…

  12. Ronaldo disse:

    bonifacio nao é o dono da unipac…?? tb conhecida como unipag… q tem pessima reputacao em formar pessimos profissionais, formaçoes pessimas e possui gestao exclusivamente para fazer dinheiro??? ah sim, é ele mesmo…

  13. Jacob Linus disse:

    Só podia ser do psdb

  14. Jacob Linus disse:

    Vários clãs como esse vem estragando o Brasil há séculos.

  15. pedro disse:

    Esses republicanos até agora só fizeram reproduzir o que de pior havia no império.

  16. Miranda Absoluto disse:

    Esse senhor é muito engraçado: “É mais amor à política do que ao dinheiro”….patrimonio declarado de 9 milhoes (Atenção….é o declarado) universidades em 60 (SESSENTA) cidades…coitado, merece uma ajuda o bichinho, será que o pessoal da Petrobras arruma uma ajuda pra ele….kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk é muita é cara de pau.

  17. Senhor de Si disse:

    fiquei curioso em saber o que ele tinha de proposta e como ele vinha votando…..acabei encontrando seus últimos projetos nesse site http://www.votenaweb.com.br/pesquisa?q=Bonif%C3%A1cio+de+Andrade

    deem uma olhadinha no que o sujeito tem de projetos, os que já foram aprovados ou não, e os que estão em tramitação.

    leiam inclusive os projetos em pdf, tem essa opção, é triste saber que é dessa forma que nossos políticos apresentam suas propostas uns aos outros…..os projetos parecem textos que ele escreveu enquanto fazia um churrasco no quintal de casa….não tem conteúdo cientifico, estatístico, matemático e racional, apenas um punhado de ideias subjetivas…..são provavelmente projetos fake, que os políticos fazem pra não passar mesmo, fingindo que defendem o povo, geralmente que não mudam muito as coisas de fato…..só pra inglês ver.

  18. Donkey Kong disse:

    200 anos roubando o Brasil e por isso que este país não progride nunca.

  19. Fernando S. Filho disse:

    COMO O PUDERRR É BÃO……

  20. Ericson Amaral disse:

    José Bonifácio foi um dos fundadores da monarquia ao lado de D. Pedro I, ambos eram homens a frente de seu tempo, quando declararam a independência do Brasil em 1822, tinham como principal objetivo acabar com a escravidão no novo país, mais não foi possível, e de fato parece que morreu sem muitas posses. Para tanto recomendo a leitura do livro 1822 de Laurentino Gomes, e a conhecer um pouco mais da história do Brasil.

    • Bento Sartori de Camargo disse:

      A Cêpa pode ser até boa, mas os descendentes atuais simplesmente defecam sobre os méritos dos antepassados.

      • Ericson Amaral disse:

        Concordo totalmente contigo, só não entrei no mérito para não deixar o comentário muito extenso rsrs… mas muito bem colocada essa sua posição.

  21. Tattooação Tattooacão disse:

    Caros colegas, isso nada mais é que um descendente das captanias hereditárias. Quem sabe o que é isso, sabe o que significa!!

  22. Francisco Ary disse:

    Politica como profissão desde o Brasil Colonia aos confins dos tempos. Muda Brasil !

  23. roque disse:

    o família de ladrões …de pai para bisneto, roubando a 300 anos

  24. Renato Santana disse:

    Esse tipo de reportagem “chapa branca” é vergonhosa. A familia está no poder há anos, que tal checar como está o reduto eleitoral deles e também nos informar? Muito trabalho não é? Pelo que li em alguns comentários, não parece ser uma hisória tão bela e com boa fama. O Brasil não tem políticos, tem pessoas que encontram no poder uma forma de defender interesse pessoais. Que profissional liberal chega a essa idade com patrimônio de R$9 milhões? Poucos certamente, mas basta ir ao site do TSE e ver que grande parte dos políticos são bem abastados financeiramente. Uma pena que a reportagem não sirva para nada a não ser ajudar a gerar comentários e indignação, porque informação mesmo, não veio.

  25. Venancio Santos disse:

    Depois dessa da pra entender o atraso que vive o estado de Minas Gerais, sem falar que é de lá a família Neves do tal Aécio, esse louco.

  26. Wagner Berengher disse:

    Esse aí pertence àquele partido que prega alternância de poder.

  27. Semyon Timoshenko disse:

    OBS:
    Dilma deu uma surra ano passado em Minas para esses Bandidos, perderam em Barbacena, nacionalmente e no Estado.
    Todo povo de Minas deu uma respostas para esses escravocratas!

  28. Semyon Timoshenko disse:

    Quem sabe algum “coxinha” tenha um pingo de coragem para criticar seus defensores do escravagismo, ATÉ hoje.
    Os mesmo criminosos de 1800, hoje querem a terceirização.
    Voltar ao que seus bisavós escravocratas defendiam.
    O incrível, ainda hoje, é que esses crápulas escravocratas, ainda não foram colocados em um paredon em praça pública pelo povão..

  29. Maria Isabel Azevedo disse:

    Morreu pobre, pobrinho, sem terras etc…Leiam 1808 e vejam como D.João e filho era magnânimo.

  30. Roberto Alves disse:

    Infelizmente a política brasileira parece um câncer hereditário com essas famílias inúteis que não acrescentam em nada para o Brasil, assim como a família Andrada, tem a família dos Magalhães na Bahia e horrenda família Sarney no Maranhão dentre outras no Pará e por aí vai. É vergonhoso isso pra Nação.

  31. Casa Rosada disse:

    ISTO QUE CHAMO DE MAMAR NAS TETAS DO ESTADO

  32. julio disse:

    Corrigindo: “Valeu a pena o sacrifício dos Andradas?”

  33. julio disse:

    Tem uma frase que sempre me vem à cabeça: VALEU O SACRIFÍCIO DOS ANDRADAS?. Alguém poderia me dizer se tem algo a ver? Agradeceria.

  34. Albert disse:

    “Mais amor a política do que ao dinheiro”
    Foi ótima !

    Será a população de Barbacena tem qualidade de vida ?
    Porque, perpetuar uma família por décadas é insano.
    Sabemos que a perpetuação política é maléfico !

    • Maria Isabel Azevedo disse:

      É vergonhoso ver tão poucos com tanto, e ainda mandando como no tempo do império, e terras, faculdades, muita grana, muita mesmo…

    • wellington disse:

      sou de barbacena…uma vergonha… eh como acontece em toda parte… a ignorancia mantem pessoas como ele no poder eternamente… ele so esqueceu de dizer que a faculdade dele que virou universidade, usou propriedade publica por mais de 20 anos sem pagar um tostao!! dentre outras coisas…

  35. Adilson disse:

    O povo deu o troco nas urnas não elegeu ele em todos os mandatos mas os conchavos politicos são maiores continua perpetuando… veja o que o ex governador de Minas Fez o deputado Andrada ficou como segundo suplemente de deputado federal e ele nomeou o deputado eleito, e, o primeiro suplente como secretários estadual e a vaga de deputado federal sobrou pra quem mesmo??? pro Bonifacio Andrada.

  36. Dominique1500 disse:

    Amor à política??? Essa família é de Barbacena, MG, são corruptos até a alma. O prefeito atual de Barbacena é o Toninho, filho do Bonifácio, o cara mora em BH e nem vai na prefeitura. Fecharam um hospital na cidade por interesse próprio. Eles têm uma faculdade, a Unipac, e sacanearam as crianças, tirando-as das escolas do centro, e levando-as para a escola da família na periferia. São mafiosos, acreditem. Só se elegem porque compram os votos da ralé.

  37. neli faria disse:

    Francamente e nada de útil os Andradas fizeram para o Brasil.

    • jose´ antonio marques junior disse:

      Os descendentes de Jose´ Bonifácio podem ate´ ser isso que os conterrâneos deles dizem,eles que devem conhecer bem essa família.Mas incluir o próprio Patriarca deles nesse meio acho uma injustiça.O que vc conhece a respeito de José Bonifácio?Não leu o que esse descendente dele mesmo reconheceu,que ele morreu POBRE?Sabia que ela era um cientista,que muito antes de ecologia se tornar assunto da moda ,Jose´Bonifácio denunciava a devastação do meio ambiente?Que era um homem de ideias avançadas para sua época?Que o irmão dele Martim Francisco foi o primeiro ministro da fazenda do Brasil, e ficou conhecido pela sua integridade?Se vc não sabia dessas e muitas coisas desses homens de bem,que não tem nada a ver com as possíveis coisas erradas que seus descendentes fazem, va´ estudar!

      • Miranda Absoluto disse:

        calma andrada…..calma….a lava a jata ainda não chegou ai…mas acredito que vai chegar….kkkkk

      • A verdade nua e crua disse:

        jose´ antonio marques junior é sério que você tem a coragem de vir aqui defender um sanguessuga desses? E daí que o antepassado dele teve uma importância histórica? Qual é a relevância disso pra discussão? NENHUMA, eu te digo.
        Tome vergonha na cara!

        Você deve sofrer de síndrome de Estocolmo, só pode!!

        • Bordô disse:

          Não saber interpretar é o mesmo que não saber ler! O texto inicial da Neli se refere aos Andradas, a família como um todo. O José Antônio pontua que, embora os atuais membros da família possam ser corruptos, isso não significa que os antepassados foram, e argumenta quanto as atuações desses antepassados.

          Olha o nível do comentário do cara, e olha o seu! Mostre para a gente em que momento ele defendeu o político entrevistado ou os filhos deste?

          • jose´ antonio marques junior disse:

            Obrigado, Bordô,ja´ faz mais de um mês que comentei sobre esse assunto relativo à família Andrada,não me lembrava mais do que escrevi,mas tinha certeza de que em nenhum momento defendi os atuais políticos descendentes dessa família,apenas quis mostrar que Jose´Bonifácio não pode nem deve ser tratado como seus descendentes,com a ideia do tipo” se eles são corruptos,então já´ começou com ele”.Você resumiu bem o que eu queria dizer,tem comentarista que não sabe ler nem escrever.É´ assustador como tem analfabetos funcionais neste pais, e o irônico disso é´ que quem se beneficia disso são justamente políticos do tipo dos Andradas atuais,se for verdade o que dizem deles.Quanto a Jose´Bonifácio ficou celebre não so´ pelo seu talento,seu patriotismo e sua honradez e também seu irmão Martim Francisco, o primeiro Ministro da Fazenda do Brasil,que foi considerado muito integro nesse cargo.

          • Bordô disse:

            José, me incomoda demais a forma como todo o debate político é conduzido no Brasil, em termos de histeria, chilique, e desinformação, esta por sua vez dando lugar a teoria conspiratória e delírio. Esse episódio me levou a refletir sobre essa questão e me parece que a política brasileira atual é fortemente influenciada por isso, por dificuldade de interpretação básica de texto. Sua colocação foi simples, bem estruturada, fácil de entender.

            E começo a pensar também que a forma raivosa como tocam o debate é resultado de frustração intelectual, de irritação causada pela dificuldade de se compreender o que se lê. Ele poderia discordar de você, sem problema algum, e colocar a questão de forma educada. Mas preferiu dar esse chilique. Dias atrás passei por uma situação semelhante. Comentei um episódio administrativo das forças armadas, fiz uma crítica educada e técnica, sem carga ideológica ou partidarismo. Surgiu um garoto escrevendo muito mal, me chamando de comunista, dizendo que eu recebo bolsa família, que sou vagabundo. Não entendeu nada do que escrevi, estava espumando pela boca. Mas pode ser que eu esteja enganado nessa coisa de interpretação, e seja influência de alguma droga, pó, sei lá.

  38. Silas Feitosa disse:

    É preferível membros da aristocracia no poder, que tipos da ralé, das massas, que infestam nossa República. Aristóteles defendia que os melhores governassem sobre os medíocres. No Brasil, como se vê nesses comentários, ataca-se os melhores e enaltecem os medíocres. A ignorância é tão grande que sequer sabem quem são os membros dessa família. Todos foram grandes homens e deram grandes contruibuiçoes ao país. Começamos a ir para o buraco quando tipos com Lulas, Vicentinhos, Franks Aguiar, Sibá Machado, Tiriricas e Romários começaram a ser eleitos pelas massas. É a revolução das massas, segundo Ortega Y Gasset. “Gente como a gente”. Os melhores, repito, devem governar sobre os medíocres.

    • Carlos Odas (Carlão) disse:

      Fale por você, medíocre. Aliás, é por mediocridades do tamanho da sua que gente assim mama há mais de duzentos anos nas tetas do Erário, como mostra a matéria.

    • Casa Rosada disse:

      DAR UMA LEGISLADA EM CAUSA PRÓPRIA POR QUE NINGUÉM É DE FERRO, PARA NÃO DIZER OUTRA COISA. NÃO É ATOA QUE TEMOS UMA MULTIDÃO DE ANALFABETOS FUNCIONAIS NO BRASIL; PORQUE FAMILIAS COMO ESTA ESTÃO A MAMAR NAS TETAS DO ESTADO.

    • Julio Cesar Oliveira disse:

      Síndrome de Estocolmo….sópode ser…

    • wellington disse:

      bem eu sou de barbacena, e seu o quanto eles atrasaram a cidade.. e por causa dele nao vivo la… tive que sair para poder sobreviver… eh muita inocencia achar que estao na politica “por amor” parace ate nome de novela… seria comigo se nao fosse tragico…
      bem, vamos listar o comeco…
      mais de 20 anos usando patrimonio publico sem pagar aluguel(sim a antiga fupac em frente a EAFB nunca pertenceu aos andradas, e eles nunca pagaram aluguel!! nao eh a atoa que conseguiram construir um sede propria… ate eu)
      fizeram de tudo para atrapalhar a ida da uemg para barbacena…
      compra de votos… lembro da vez que compraram skates para comprar votos…
      e nojento ver alguem defendendo tudo isto!
      Espero que alguma coisa mude, pelo bem daqueles que ainda estao por nascer!

    • A verdade nua e crua disse:

      Nunca li tanta merda.
      Esse cowboy deve trabalhar numa fazenda qualquer em Minas com o nome de um dos Andradas, só pode. Tem que gostar muito de limpar merda de vaca nessa fazenda aí pra dizer tanta besteira na internet e vir defender esse ladrão. E ainda veio a citar Aristóteles. Você é um verme!

  39. joao disse:

    Por isso que o Brasil nunca desenvolve!!. Sempre há muitas pragas que o impedem

  40. Roberto Macedo disse:

    há dois séculos no poder e nunca ouvimos falar de um projeto em nome dos andradas…agora há dois séculos essa família está na folha de pagamento do governo…

    • jose´ antonio marques junior disse:

      Leia a minha resposta a Neli acima,Roberto.Eu posso citar alguns dos projetos de grande alcance de Jose´Bonifácio para o Brasil,que se tivessem sido implantados talvez hoje vivêssemos num pais bem diferente: fim da escravidão,divisão das terras dos latifúndios,preservação das florestas,educação mais voltada para as ciências naturais

      • Miranda Absoluto disse:

        nossa……que projetos hein???? escravidão…….kkkkkkkk vc e mais cara de pau que ele kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Hugo Becker disse:

        Lamento os comentários feitos aqui contra a exposição do assunto feita pelo José Junior. Infelizmente parece que tomados por uma ignorancia histórica e ódio político, não conseguem entender a diferença entre o homem de bem, intelectual e preocupado com os interesses da nação que foi José Bonifácio e seus descendentes, que claro, como a maioria dos políticos de hoje, se elegem apenas com o intuito de se favorecer!

  41. Dilma Santos disse:

    Além desta família, há outras e TODAS são e sempre foram as responsáveis pelo atraso e perda de oportunidades do País e dos Estados.

    • Bento Sartori de Camargo disse:

      Sim é por ai Dilma Santos, mas nenhum deles chegou lá “na marra” todos estão “eleitos” e infelizmente “reeleitos” por uma maioria de eleitores “corruptos que nada sabem de democracia e menos de cidadania”. Esses caras saem desse meio, não dá para que sejam estadistas, éticos e comprometidos com o cargo que lhe foi confiado de plantão. Estamos longe, mas muito longe de uma DEMOCRACIA DE VERDADE.

  42. Ildemar Cavalcante Guedes disse:

    Amor à política, eu duvido. Acredito mais em amor às facilidades que exercer cargo político gera.

    • Bento Sartori de Camargo disse:

      Concordo Ildemar mas não seja generoso, além das facilidades há o fantástico salário, mordomias, regalias e gordas aposentadorias. Isso é o que se pode chamar de “político profissional” e basta ser normal para saber que “cargo eletivo” nunca foi, não é e nunca será PROFISSÃO. Chega de patifes no poder!.

  43. Mara disse:

    Está mais do que evidente que a perpetuação dessas famílias no poder visa manter o ‘status quo’, o interesse de seus financiadores, e os seus próprios interesses pessoais, em detrimento da defesa dos interesses do povo. Se os nossos legisladores fossem eleitos utilizando-se os princípios democráticos eles não fariam do mandado legislativo uma profissão, pois um dos princípios da democracia é a participação, o outro é a alternância, conforme cita muito bem o filósofo Noberto Bobbio.

  44. Antonio disse:

    200 anos mamando nas tetas do governo, se não é se locupletar das benesses normais de um parlamentar, não sei o que seja. Sem contar todos os podres enterrados nesses 200 anos. FIM DA CARREIRA DE POLÍTICO! POLÍTICO É UM PRESTADOR DE SERVIÇOS À PÁTRIA, AO ESTADO OU AO MUNICÍPIO, NÃO É PROFISSÃO!

    • ORESTE disse:

      MANDA ELES SE VOLUNTÁRIOS E SEM VENCIMENTO QUE ISTO ACABA

    • Bento Sartori de Camargo disse:

      Exato Antonio, só um porém “mamando nas tetas do governo” não, ele sempre mamou o nosso dinheiro pois governo algum “gera um centavo sequer” só tributa e arrecada, afinal temos uma das “mais altas cargas tributárias do planeta com retorno medíocre para a sociedade”. Chega de clãs e políticos patifes no poder!.

    • Sidinho Braga disse:

      Como diz um ditado antigo: FALOU E DISSE, meu caro Antonio. Fim dos políticos ditos profissionais, fim dos parentes na política. A reforma política deve ser ampla pra retirar do poder essas raposas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie

Receba notícias também via